🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Mande sua pergunta!

Pensão alimentícia: pai do meu filho declarou renda menor para poder pagar pouco; posso tentar aumentar o valor?

Mulher alega que pensão se baseia em rendimento muito menor que a da verdadeira renda do ex, que é autônomo e tira R$ 30 mil por mês

12 de agosto de 2023
8:00 - atualizado às 15:51
A Dinheirista - notas de cem reais
Imagem: Shutterstock/Montagem Andrei Morais

Pensão alimentícia é um tema que desperta muitas paixões e dúvidas. Geralmente decidida com um clima de animosidade entre os pais da criança – afinal, mesmo divórcios consensuais não são fáceis –, é comum que as partes discordem sobre os valores estabelecidos.

Desde a última coluna da Dinheirista sobre pensão alimentícia, recebemos muitas perguntas e comentários sobre o tema. Devido à sua popularidade, decidimos voltar a ele nesta semana, com a dúvida de uma mulher que diz que o ex ganha bem mais do que declarou ao juiz para pagar um valor baixo ao filho.

Se você quer ver a sua pergunta sobre questões financeiras respondida neste espaço, você pode mandá-la por e-mail para adinheirista@seudinheiro.com.

O pai do meu filho é autônomo, sei que ele ganha mais ou menos uns R$ 30 mil por mês, mas na audiência para definir a pensão alimentícia ele declarou que ganha bem menos que isso, então o valor que meu filho recebe é bem pequeno. Posso fazer alguma coisa para tentar aumentar o valor da pensão?

Pode sim. Se o processo ainda estiver em andamento e na fase de produção de provas, você pode solicitar judicialmente uma busca de informações sobre a verdadeira renda do pai do seu filho – por exemplo por meio da quebra dos sigilos bancário e fiscal. Até mesmo postagens em redes sociais mostrando que ele ostenta um padrão de vida mais alto do que ele alega podem servir de prova.

Se o processo que determina o pagamento da pensão já estiver finalizado, você pode ajuizar uma ação revisional de alimentos para tentar aumentar o valor estabelecido inicialmente.

Conforme alerta a advogada de família Caroline Pomjé, porém, para se solicitar uma pensão alimentícia maior é preciso levar em conta não só a capacidade de pagamento do alimentante (aquele que paga a pensão), mas também as reais necessidades do alimentando (aquele que recebe – no caso, o seu filho).

Esta pergunta foi respondida no último episódio da Dinheirista, publicado no canal de YouTube do Seu Dinheiro. No vídeo, também respondemos à seguinte pergunta, enviada por um leitor que teve problemas com a corretora pela qual investe em ações no exterior e acha que ela simplesmente sumiu com o dinheiro dele:

  • ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: o Seu Dinheiro consultou uma série de especialistas do mercado financeiro e preparou um guia completo para te ajudar a montar uma carteira de investimentos estratégica para a segunda “pernada” de 2023. Baixe aqui gratuitamente.

Invisto em ações nos EUA por uma corretora destinada a clientes da América Latina. Uma das empresas das quais sou acionista distribuiu dividendos, mas eu não recebi. Entrei em contato com a empresa, que me confirmou que o pagamento havia sido feito e me orientou a cobrar da corretora. Reclamei então com a corretora, que se isentou da obrigação e culpou o responsável pela custódia dos ativos. É possível que a corretora simplesmente não tenha executado a ordem de compra dessas ações e tenha sumido com o meu dinheiro? Nos sites das bolsas americanas existe uma área do investidor, como a da B3, onde eu possa acompanhar minha carteira e ver se as ações estão lá? O que eu posso fazer, neste caso?

Confira a resposta completa no vídeo abaixo:

A Dinheirista, pronta para resolver suas aflições financeiras (ou te deixar mais desesperado). Envie a sua dúvida para adinheirista@seudinheiro.com.

Compartilhe

Especial IR

Dúvidas cruéis sobre declaração de ações no IR: isenção, retificação, mudança de ticker, prejuízos e investimento no exterior

11 de maio de 2024 - 8:00

A Dinheirista responde algumas das suas dúvidas mais cabeludas sobre como declarar ações no imposto de renda

Especial IR

Meu filho de 30 anos faz mestrado e não trabalha; ele pode ser meu dependente na declaração de imposto de renda?

4 de maio de 2024 - 8:00

O filho dela é estudante, e ela arca com suas despesas; será que tem como abatê-las no IR 2024?

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

Mande sua pergunta!

Abri mão de tudo no divórcio, e meu ex morreu pouco tempo depois; eu e meus filhos vamos ficar sem nada?

30 de março de 2024 - 8:00

Ex-marido teve filhos em outro casamento, e mulher quer saber se terá que dividir herança com eles

Mande sua pergunta!

Vale a pena investir em Tesouro IPCA+ mesmo com a Selic em queda?

23 de março de 2024 - 7:47

Leitor está interessado em título do Tesouro Direto, mas teme que, por ser um investimento de renda fixa, seja negativamente impactado pelos juros em queda

Mande sua pergunta!

Engravidei de um homem casado, mas ele não quer assumir; quais são os meus direitos e os do meu filho?

16 de março de 2024 - 8:00

Ele prometeu que ia assumir a criança e pagar pensão alimentícia, mas depois voltou atrás; o que ela pode fazer?

ESPECIAL IR 2024

Sofri um golpe e perdi minhas criptomoedas; elas ainda precisam ser informadas na declaração de imposto de renda?

9 de março de 2024 - 8:00

Vítima de fraude com criptomoedas se vê diante de um dilema: informar ou não os ativos perdidos na declaração de IR 2024?

Especial IR 2024

Imposto de Renda 2024: Sou MEI há 5 anos e nunca declarei IR, mesmo sendo obrigado; posso me dar mal?

2 de março de 2024 - 8:00

O microempreendedor individual (MEI) pode ser obrigado a declarar como pessoa física! Veja o que fazer quando se deixa de entregar a declaração

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar