🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Renda fixa que varia?

Marcação a mercado da renda fixa: entenda a regra que entra em vigor em janeiro para não se assustar

A partir de 2 de janeiro, todas as instituições financeiras deverão mostrar a posição dos clientes em títulos de renda fixa de acordo com os preços de mercado, o que pode deixar muita gente desconfortável com a volatilidade exibida

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
29 de dezembro de 2022
6:30 - atualizado às 16:55
Gif com DJ comandando picapes que representam a precificação de títulos públicos e privados
Imagem: POMB/Seu Dinheiro

Quem investe em ativos de renda fixa diretamente, como títulos públicos, debêntures, CRIs e CRAs, deve notar uma mudança significativa na sua carteira no começo de 2023. No dia 2 de janeiro, entra em vigor a obrigatoriedade da marcação a mercado desses papéis, o que irá evidenciar, para os investidores, as oscilações dos preços dos seus investimentos.

A marcação a mercado nada mais é que a atualização dos ativos pelos seus preços de mercado, o que já ocorre com cotas de fundos e com títulos públicos quando estes são adquiridos via Tesouro Direto.

Agora, com a nova regra, a prática será obrigatoriamente estendida a debêntures (títulos de dívida emitidos por empresas), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) e títulos públicos que tenham sido adquiridos fora do Tesouro Direto, no mercado secundário.

Hoje, a marcação a mercado desses investimentos é opcional. Mas, com a mudança na regra, as instituições financeiras deverão atualizar os preços dos ativos de renda fixa ao menos uma vez por mês conforme as negociações de mercado.

O mais provável, porém, é que bancos e corretoras optem pela atualização diária. Eles poderão utilizar como referência as cotações fornecidas pela entidade reguladora do setor, a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

“A Anbima entendeu que o mercado já estava maduro o suficiente para trazer essa pauta. O objetivo dessa autorregulação é estabelecer normas, critérios e procedimentos para a apuração dos valores de referência dos títulos e, com isso, entregar transparência, padrão e previsibilidade aos investidores em relação aos valores dos seus ativos”, diz Luciane Effting, vice-presidente do Fórum de Distribuição Anbima.

Títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras, como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), ficam de fora da nova regra e continuam sendo marcados “na curva”, como se diz no jargão de mercado.

Em outras palavras, só será impactado pela mudança quem tem o costume de investir em títulos públicos via mesa de operações da corretora e comprar debêntures, CRIs e CRAs diretamente, em vez de investir nesses ativos via fundos - prática mais comum entre as pessoas físicas. Afinal, quem aplica em fundos de renda fixa já está acostumado à marcação a mercado diária das suas cotas.

O que muda com a marcação a mercado da renda fixa

A mudança mais perceptível para o investidor será a oscilação nos valores das suas posições nos investimentos de renda fixa que passarão a ser marcados a mercado. Principalmente no caso dos títulos prefixados e atrelados à inflação, sejam eles públicos ou privados.

Ou seja, se hoje você só vê o valor do seu investimento crescendo dia a dia, é possível que você o veja subindo mais que o “normal” ou até caindo, em diferentes momentos.

Essas oscilações de preços para cima e para baixo conforme as negociações feitas no mercado secundário são comuns na renda fixa, muito embora os investidores pessoas físicas normalmente pensem que a renda fixa “não varia”.

Aliás, quem investe em títulos prefixados ou indexados à inflação (Tesouro IPCA+) no Tesouro Direto já está bem acostumado a ver esse sobe e desce na carteira, devido à marcação a mercado.

A questão é que, no caso de debêntures, CRIs, CRAs e títulos públicos comprados no secundário, a marcação normalmente é feita “na curva”, o que leva os investidores a não sentirem essa volatilidade do mercado no seu dia a dia - e até a ter uma percepção incorreta do que de fato está acontecendo com a sua carteira.

Marcação a mercado vs. marcação ‘na curva’

Mas o que é, de fato, a marcação a mercado e como ela difere da tal marcação “na curva” que é feita hoje? Eu expliquei detalhadamente o que é marcação a mercado nesta outra matéria, mas vou tentar resumir abaixo.

A marcação a mercado, como antecipei na abertura da matéria, é a atualização, normalmente diária, dos preços dos ativos de uma carteira de investimentos pelo seu preço de mercado atual. Quando falamos de renda fixa, o preço a que nos referimos é aquele praticado no mercado secundário, isto é, na negociação entre investidores.

O mercado secundário e a marcação a mercado

Aqui vale fazer uma definição: no mundo dos títulos e valores mobiliários - como ações e títulos de renda fixa - as negociações entre o emissor do papel e o investidor são chamadas de primárias, enquanto as negociações entre investidores são caracterizadas como secundárias.

No mercado de ações essa distinção é mais conhecida. Quando uma empresa abre seu capital na bolsa e emite novas ações para fazer uma oferta pública inicial (IPO), trata-se de uma negociação ou oferta primária; quando um acionista vende suas ações na bolsa a outro investidor, trata-se de uma negociação em mercado secundário.

Esses dois mercados também existem na renda fixa. Ao comprar um título público no Tesouro Direto, por exemplo, o investidor está adquirindo o papel diretamente do seu emissor, o Tesouro Nacional. Trata-se, portanto, de uma negociação em mercado primário.

Mas existe um mercado secundário de títulos públicos, em geral acessado por fundos de investimento, mas do qual a pessoa física também pode participar, em geral via mesa de operações da sua corretora.

Com as debêntures, CRIs e CRAs não é diferente. Os emissores - empresas, no caso de debêntures, e securitizadoras, no caso dos CRIs e CRAs - vendem os títulos inicialmente aos investidores por meio de ofertas públicas; estes, por sua vez, podem ficar com o papel até o vencimento ou, se quiserem, podem vendê-lo antecipadamente a outro investidor - no mercado secundário.

Assim como os preços das ações oscilam na bolsa de valores de acordo com a oferta e a demanda dos investidores, que compram ou vendem de acordo com a sua expectativa para os resultados futuros das empresas emissoras, os preços dos títulos de renda fixa também variam no mercado secundário conforme a oferta e a demanda dos investidores, que compram ou vendem de acordo com a sua expectativa para as taxas de juros.

As remunerações (juros) dos papéis, por sua vez, variam conforme as perspectivas do mercado para a taxa DI, indicador que costuma andar próximo da taxa básica de juros, a Selic.

Esses “DIs futuros” oscilam de acordo com as perspectivas do mercado para a inflação, no curto prazo, e para a saúde fiscal do país, no longo prazo. Basicamente, mais inflação/mais risco resultam em projeções de juros mais altos, enquanto menos inflação (ou menos crescimento econômico)/menos risco resultam em projeções de juros mais baixos.

Quando a projeção é de alta de juros, os preços dos títulos prefixados e indexados à inflação tendem a cair; e quando projeta-se queda de juros, esses papéis costumam se valorizar. A marcação a mercado evidencia esse sobe e desce.

Já no caso dos títulos indexados ao CDI ou à Selic, a volatilidade nos preços costuma ser bem menor, e em geral, mesmo com a marcação a mercado, o investidor só vê seus investimentos se valorizarem. Isso porque esses papéis são simplesmente atualizados conforme a taxa de juros à qual são indexados.

Como é feito hoje: a marcação ‘na curva’

Hoje, os títulos públicos comprados no Tesouro Direto já são marcados a mercado conforme os preços e taxas praticados no secundário, mesmo se tratando de uma negociação em mercado primário. O mesmo vale para as cotas dos fundos de renda fixa, tanto os que investem só em títulos públicos como os que também investem em papéis privados.

Mas os títulos privados e os títulos públicos comprados no secundário são normalmente marcados “na curva”, isto é, as corretoras em geral atualizam os preços desses papéis na carteira dos clientes de acordo com a taxa contratada pelo investidor no momento da compra (“na curva de juros” do papel), e não conforme os juros de mercado.

Assim, se você comprou um título prefixado a uma taxa de 10% ao ano, você simplesmente verá o seu valor investido crescendo diariamente de acordo com essa remuneração.

Essa abordagem até faz sentido no caso dos títulos bancários, como CDBs, LCIs e LCAs, uma vez que é de praxe que os bancos emissores desses papéis garantam a sua recompra pela marcação “na curva” quando o investidor decide fazer o resgate antes do vencimento. E, de fato, esses títulos não serão contemplados pela mudança na regra em janeiro.

A marcação “na curva” também pode fazer sentido para o investidor que pretenda ficar com o título até o vencimento. Isso porque, ao esperar o fim do prazo, você necessariamente recebe a rentabilidade contratada, a despeito do que acontecer com os juros (e preços) no meio do caminho.

Acontece que, no caso de debêntures, títulos públicos comprados no secundário, CRIs e CRAs, a marcação “na curva” pode ser enganosa para quem porventura desejar se desfazer do seu título antes do vencimento.

Isso porque, para sair do investimento antecipadamente, o investidor precisa vender seu papel no secundário, pelo preço de mercado, a outro investidor interessado - a menos que a sua corretora, por algum motivo, garanta a recompra pela marcação “na curva”, o que nem sempre ocorre.

Se for obrigado a recorrer ao secundário, mas só visualizar a marcação dos seus títulos “na curva”, o investidor pode acabar tendo uma surpresa negativa. Afinal, o preço de mercado pode ser menor, igual ou maior que o preço “na curva”, a depender das projeções dos investidores para as taxas de juros naquele momento.

Voltemos ao exemplo do papel prefixado comprado a uma taxa de 10% ao ano. Suponha que se trate de uma debênture e que, em determinado momento, o mercado passe a projetar juros maiores que este patamar até a data de vencimento do papel - digamos, 11%, 12%, 13% ao ano.

Neste caso, o preço de mercado desta debênture certamente ficará inferior ao seu preço “na curva” (taxa sobe, preço cai).

Mas a surpresa também pode ser positiva. Analogamente, caso os investidores passem a projetar juros menores do que 10% ao ano até a data de vencimento da referida debênture, seu preço de mercado ficará superior ao preço “na curva”. Isso significa que, se você a vender nessa hora, pode lucrar com a valorização, sem a necessidade de ficar com o papel até o vencimento.

Com a marcação a mercado, o investidor não terá mais surpresas e ainda poderá antecipar uma venda de olho no lucro com uma eventual valorização dos seus títulos de renda fixa, pois sempre saberá quanto eles valem a todo momento - e quanto obteria caso vendesse todos os seus papéis no mercado secundário hoje.

Marcação a mercado pode dar susto, mas traz mais transparência

A marcação a mercado de debêntures, CRIs, CRAs e títulos públicos negociados no secundário - hoje marcados “na curva” - pode até dar um susto nos investidores que não estão acostumados a essa metodologia.

Em vez de ver seu investimento apenas se valorizar, você passará a ver um sobe e desce talvez desconfortável na carteira, principalmente em momentos de maior incerteza quanto ao risco fiscal do país, como o atual.

No entanto, a marcação a mercado traz mais transparência para o investidor. Afinal, mesmo que você esteja visualizando os seus títulos sendo marcados “na curva”, uma venda antecipada provavelmente ainda será feita a preço de mercado.

Assim, se o seu título tiver se desvalorizado, você apenas não viu o efeito dessa queda na sua carteira, mas o impacto vai aparecer na hora em que você vender.

Além disso, vai ficar mais fácil medir a temperatura do mercado e saber qual o melhor momento para vender um título. Você poderá facilmente evitar a saída de um investimento caso o mercado esteja ruim, ou realizar um bom lucro caso seu papel tenha se valorizado.

Essa é uma estratégia que o pequeno investidor consegue fazer com facilidade no Tesouro Direto atualmente: uma gestão ativa da carteira, em oposição à forma de investir mais passiva, sempre levando todos os títulos a vencimento.

Além de levar mais transparência e padronização para o mercado brasileiro, a Anbima também espera, com a obrigatoriedade da marcação a mercado, deixar o investidor mais consciente na hora de investir.

“Queremos que ele tenha, no momento de tomar uma decisão de investimento, a consciência da importância de considerar quem é o emissor do papel, a qual setor ele pertence, qual o rating e o prazo do título, especificamente no caso do crédito privado”, diz Luciane Effting.

Seja como for, rentabilidade no vencimento não muda

Finalmente, é necessário frisar que, com ou sem marcação a mercado, com juros subindo ou caindo, no mercado primário ou secundário, um princípio da renda fixa permanece o mesmo: se ficar com o título até o vencimento, você vai receber a rentabilidade contratada, independentemente das oscilações ao longo do tempo. Você apenas terá tido mais facilidade de acompanhar quanto a sua carteira de fato valia a cada momento.

Compartilhe

Renda fixa incentivada

Órfão das LCI e LCA? Banco indica 9 títulos isentos de imposto de renda que rendem mais que o CDI e o Tesouro IPCA+

24 de abril de 2024 - 17:15

Itaú BBA recomenda nove títulos de renda fixa, entre debêntures, CRIs e CRAs, acessíveis para investidores em geral e isentos de IR

Em busca da liquidez perdida

Ficou mais difícil investir em LCI e LCA após mudanças nas regras? Veja que outras opções você encontra no mercado

22 de abril de 2024 - 6:45

Prazo de carência de LCIs e LCAs aumentou de três para 12 ou nove meses, respectivamente; além disso, emissões caíram e taxas baixaram. Para onde correr?

ALTERNATIVA AO PRO SOLUTO

Meu CRI, Minha Vida: em operação inédita, Opea capta R$ 125 milhões para financiar imóvel popular de clientes da MRV

16 de abril de 2024 - 17:27

A Opea Securitizadora e a fintech EmCash acabam de anunciar a emissão do primeiro CRI voltado ao financiamento de unidades lançadas pela MRV dentro do programa habitacional do governo federal

Para onde ir?

Onde investir na renda fixa após tantas mudanças de regras e expectativas? Veja as recomendações das corretoras e bancos

16 de abril de 2024 - 13:03

Mercado agora espera que corte de juro seja menos intenso, e mudanças nos títulos isentos ocasionou alta da demanda por debêntures incentivadas, com queda nas taxas; para onde a renda fixa deve ir, então?

Mordida do Leão

O risco do Tesouro Direto que não te contaram (spoiler: tem a ver com inflação e imposto de renda)

15 de abril de 2024 - 6:04

Mordida do Leão sobre o Tesouro IPCA+ ocorre não só sobre o retorno real do título, mas também sobre a variação da inflação; e isso tem implicações para o investidor

O BRILHO DAS ISENTAS DE IR

A vez da renda fixa: Debêntures impulsionam mercado de capitais no 1T24 após “fim da farra” das LCIs e LCAs 

11 de abril de 2024 - 18:46

A captação do mercado de capitais chegou ao recorde de R$ 130,9 bilhões entre janeiro e março deste ano, impulsionada pelas ofertas de renda fixa

Mudança nas regras

Está faltando papel? Emissões de LCIs e LCAs caíram pela metade depois de aumento do prazo de carência

5 de abril de 2024 - 14:35

Levantamento do JP Morgan mostra queda anual de 40% nas novas emissões de LCIs e LCAs e baixas de 50% a 60% desde aprovação das novas regras; estudo da XP também mostra impacto das medidas na emissão de CRIs e CRAs

Em busca da isenção perdida

Debêntures incentivadas viraram o porto seguro da isenção de IR, mas ainda valem a pena?

4 de abril de 2024 - 6:36

Títulos de dívida emitidos por empresas estão entre os melhores investimentos do ano, com alta de mais de 3,50%; em 12 meses, ganhos ultrapassam 18,50%. Mas depois de toda essa valorização, taxas continuam atrativas?

Oportunidade

Mesmo com a Selic em queda, taxas do Tesouro Direto subiram e voltaram aos níveis de outubro de 2023; vale a pena investir agora?

21 de março de 2024 - 6:00

Títulos públicos mais longos acumulam queda neste início de ano; no caso do Tesouro IPCA+ remuneração voltou a se aproximar dos 6% ao ano mais inflação

Rumo a um dígito

Quanto rendem R$ 100 mil na poupança, no Tesouro Direto e em CDB com a Selic em 10,75%?

20 de março de 2024 - 19:30

Banco Central cortou a taxa básica em mais 0,50 ponto percentual nesta quarta; veja como a rentabilidade dos investimentos conservadores deve reagir

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar