🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Acabou

Selic finalmente parou de subir e deve se manter em 13,75% por algum tempo. Como fica a renda fixa a partir de agora?

Selic chegou ao topo deste ciclo de alta e lá deve permanecer até meados de 2023.

Alpinista chega ao topo da montanha
Alpinista chega ao topo da montanha - Imagem: Shutterstock

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano nesta quarta-feira (21), marcando o fim do atual ciclo de alta de juros.

A decisão veio em linha com as expectativas da maior parte do mercado, embora alguns investidores esperassem uma elevação residual de 0,25 ponto percentual, conforme havia sido sinalizado pelo BC na última reunião do Copom e pelo presidente da entidade, Roberto Campos Neto, no início de setembro.

No comunicado publicado neste início de noite, o Copom ressalta que o combate à inflação ainda é uma tarefa árdua e que "não hesitará" em retomar o ciclo de alta nos juros se julgar necessário. O comitê diz, no entanto, que a Selic em 13,75% é "compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante", que inclui o ano de 2023 e, em menor escala, o de 2024.

É de se esperar, portanto, que a Selic agora permaneça estacionada em 13,75% ao ano por algum tempo - a expectativa do mercado é de juros neste patamar até meados do ano que vem, quando as taxas podem, finalmente, voltar a cair. Segundo o boletim Focus do Banco Central, as instituições financeiras veem uma Selic em 11,25% ao final de 2023.

A decisão do Banco Central brasileiro se seguiu à do Federal Reserve, o banco central americano, que elevou os juros nos Estados Unidos em mais 0,75 ponto percentual nesta quarta-feira, para a faixa de 3,00% a 3,25% ao ano.

Tanto aqui como lá os bancos centrais lutam contra uma inflação galopante - guardadas as devidas proporções de cada economia -, mas o Brasil já está bem mais adiantado no processo, pois começou a aumentar a Selic há mais de um ano. E aqui o IPCA já começou a ceder, embora ainda de maneira desigual.

Já nos EUA, a inflação ainda vem surpreendendo para cima, o que recentemente fez com que o mercado "caísse na real" e voltasse a precificar a continuidade de um aperto monetário duro após um breve período de euforia na perspectiva de altas de juros mais brandas.

Bom momento para prefixados e indexados à inflação

Os investimentos de renda fixa prefixados e atrelados à inflação já vinham precificando, nos últimos meses, a expectativa do mercado com o fim do ciclo de alta de juros.

No caso dos títulos públicos com essas características - os chamados Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+ -, os papéis vinham apanhando com as repetidas altas de juros, um cenário que tende a desvalorizar esse tipo de título.

Porém, quando o mercado começou a vislumbrar o fim do aperto monetário, esses títulos passaram a se valorizar, principalmente os prefixados.

Com a indicação do Banco Central de que agora a Selic realmente parou de subir, é bem provável que esse ciclo de valorização continue. A possível queda de juros mais adiante é outro cenário que favorece esse tipo de papel.

Assim, o momento é interessante para avaliar comprar esses papéis ou mesmo migrar, para eles, parte dos investimentos atrelados à Selic e ao CDI - aquela parte que exceder a reserva de emergência, diz Ulisses Nehmi, sócio da gestora especializada em renda fixa Sparta.

"Historicamente, o período de seis meses após a última reunião em que o Copom aumenta juros costuma ser um bom momento para avaliar a migração de pós-fixados para prefixados e indexados à inflação, a fim de buscar uma rentabilidade melhor na renda fixa", diz o gestor.

Em tempo: esses títulos se valorizam quando a perspectiva é de manutenção e corte de juros e se desvalorizam quando a expectativa é de alta de juros. Mas o eventual lucro ou prejuízo só é realizado por quem vende o papel antes do vencimento, a preço de mercado; quem o carrega até o vencimento, recebe exatamente o retorno contratado na hora da compra.

Mas mesmo para quem prefere levar os títulos ao vencimento, os melhores momentos para comprá-los também são quando os juros estão elevados, de forma a "travar" uma remuneração alta por um prazo longo.

Em geral, quando o ciclo de alta da Selic termina, a rentabilidade desses papéis já não está mais na máxima do período, mas ainda está bem elevada.

Hoje, por exemplo, todos os prefixados oferecidos no Tesouro Direto estavam pagando ao redor de 11,80% ao ano, para prazos entre três e 11 anos; já os Tesouro IPCA+ estavam remunerando entre 5,67% e 5,82% ao ano mais IPCA - isto é, acima da inflação oficial - para prazos entre quatro e 33 anos.

Retorno da renda fixa conservadora agora para de subir

Desde o início do ciclo de alta da taxa básica de juros, a rentabilidade das aplicações de renda fixa mais conservadoras vem crescendo. Isso porque elas têm sua remuneração atrelada à Selic ou ao CDI, taxa de juros que costuma se aproximar da taxa básica. Assim, quanto maiores os juros, maior o retorno desses investimentos.

Com a manutenção da Selic em 13,75%, esse aumento cessa. Mas isso não quer dizer que as chamadas aplicações pós-fixadas perdem a atratividade, pois os juros ainda permanecerão nesse patamar elevado por algum tempo.

Além disso, mesmo depois que a taxa básica voltar a cair, ela só deve retornar à casa de um dígito em 2024, de acordo com as perspectivas reunidas no Focus.

Então como ficam as aplicações conservadoras de renda fixa daqui em diante? Bem, como já vimos em reportagens anteriores, a caderneta de poupança manterá a sua rentabilidade máxima de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR) enquanto a Selic estiver acima de 8,5%.

Já os investimentos de renda fixa pós-fixada seguem rendendo acima da inflação, que deve continuar cedendo, mesmo quando tributados. É o caso do Tesouro Selic (LFT), dos fundos DI e dos títulos bancários mais rentáveis, como os CDB, LCI e LCA pós-fixados.

Assim, mesmo que a Selic não suba mais, essas aplicações continuam interessantes para além da reserva de emergência, além de permanecerem mais atrativas que a caderneta de poupança.

No vídeo a seguir, eu explico o que é a reunião do Copom e como a definição da Selic afeta a sua vida. Assista:

Como ficam os investimentos conservadores de renda fixa com a Selic em 13,75% ao ano

Para você ter uma ideia de como o retorno da renda fixa conservadora está neste momento, eu fiz uma simulação de rentabilidade com quatro aplicações pós-fixadas no novo cenário de juros: caderneta de poupança, Tesouro Selic (LFT), fundo de renda fixa/CDB e Letra de Crédito Imobiliário (LCI). Considerei Selic constante de 13,75% ao ano e o CDI constante de 13,65%, um pouco abaixo, como costuma acontecer.

Escolhi quatro prazos de forma a contemplar as quatro alíquotas de IR possíveis, no caso das aplicações tributadas (Tesouro Selic e fundos/CDB).

Usei datas reais para poder usar o simulador do Tesouro Direto para calcular o retorno do Tesouro Selic, de modo a incluir a taxa de custódia e o spread nos cálculos no caso de uma venda antes do vencimento.

Para calcular o retorno da poupança utilizei os prazos em meses e anos. Já para simular os retornos do fundo/CDB e da LCI, levei em conta o número de dias úteis entre as duas datas reais consideradas em cada prazo.

Todas as rentabilidades estão líquidas de taxas, spread e imposto de renda, quando for o caso. Repare que, em todos os casos, o retorno para um ano supera a projeção de inflação pelo IPCA nos próximos 12 meses.

PrazoPoupançaTesouro SelicFundo de renda fixa / CDB 100% do CDILCI 100% do CDI
3 meses2,24%2,49%2,52%3,25%
8 meses6,08%7,03%7,08%8,85%
1 ano9,26%11,15%11,21%13,59%
2 anos19,38%24,60%24,68%29,03%

Parâmetros

Com o aumento da Selic para um valor superior a 8,50% ao ano, foi acionado o gatilho de altera o cálculo de rentabilidade da poupança.

Anteriormente, a caderneta pagava 70% da taxa Selic mais Taxa Referencial (TR), mas com a taxa básica neste novo patamar, a remuneração passou para 0,5% ao mês + TR, a mesma rentabilidade da poupança antiga e retorno máximo para esse tipo de aplicação.

Lembrando que a caderneta de poupança não tem taxas nem imposto de renda, e sua rentabilidade é mensal, apenas no dia do aniversário.

A TR, que desde 2017 vinha se mantendo zerada, voltou a subir recentemente, então eu considerei a taxa de agosto (0,2409%) na simulação. Assim, a rentabilidade da poupança mostrada na tabela é de cerca de 0,74% ao mês, supondo uma TR constante de 0,2409% ao mês.

Já o Tesouro Selic é um título público que paga, no vencimento, a Selic mais um ágio ou deságio. Se vendido antes do vencimento, o retorno é levemente sacrificado em função de uma diferença entre as taxas de compra e venda do papel (spread), o que pode deixar a rentabilidade inferior à Selic do período.

O rendimento do Tesouro Selic é diário, e há cobrança de IR e de uma taxa de custódia obrigatória de 0,20% ao ano, paga à B3, apenas sobre o que exceder o saldo investido de R$ 10 mil.

É possível, porém, que a rentabilidade do título seja um pouco maior do que a que aparece na tabela. Isso porque, nos casos de venda antes do vencimento, a calculadora do Tesouro Direto não confere a isenção de taxa de custódia para o valor investido inferior a R$ 10 mil.

Levei em conta, ainda, que a corretora utilizada para operar no Tesouro Direto não cobra taxa de agente de custódia, que é aquela taxa de administração que as corretoras podem cobrar para oferecer acesso à plataforma do Tesouro - mas que a maioria já não cobra.

Considerei também os fundos de renda fixa que só investem em Tesouro Selic e não cobram taxa de administração, supondo que seu retorno represente a variação do CDI no período menos o imposto de renda. Assim, esses fundos se equiparam, por exemplo, aos CDBs, RDBs ou contas de pagamento que remuneram 100% do CDI.

Vale aqui uma observação: os fundos Tesouro Selic não costumam pagar exatamente 100% do CDI. Sua remuneração pode ficar um pouco acima ou um pouco abaixo da variação da taxa DI, e eles também estão sujeitos a eventuais quedas nos preços dos títulos, que são raras, mas podem acontecer. A simulação é apenas ilustrativa.

Por fim, simulei o retorno da LCI porque se trata de um título isento de taxas e de IR. Considerei um papel que pague 100% do CDI, apenas para você ver como seria receber uma rentabilidade líquida de 100% do CDI neste momento.

Compartilhe

ALTERNATIVA AO PRO SOLUTO

Meu CRI, Minha Vida: em operação inédita, Opea capta R$ 125 milhões para financiar imóvel popular de clientes da MRV

16 de abril de 2024 - 17:27

A Opea Securitizadora e a fintech EmCash acabam de anunciar a emissão do primeiro CRI voltado ao financiamento de unidades lançadas pela MRV dentro do programa habitacional do governo federal

Para onde ir?

Onde investir na renda fixa após tantas mudanças de regras e expectativas? Veja as recomendações das corretoras e bancos

16 de abril de 2024 - 13:03

Mercado agora espera que corte de juro seja menos intenso, e mudanças nos títulos isentos ocasionou alta da demanda por debêntures incentivadas, com queda nas taxas; para onde a renda fixa deve ir, então?

Mordida do Leão

O risco do Tesouro Direto que não te contaram (spoiler: tem a ver com inflação e imposto de renda)

15 de abril de 2024 - 6:04

Mordida do Leão sobre o Tesouro IPCA+ ocorre não só sobre o retorno real do título, mas também sobre a variação da inflação; e isso tem implicações para o investidor

O BRILHO DAS ISENTAS DE IR

A vez da renda fixa: Debêntures impulsionam mercado de capitais no 1T24 após “fim da farra” das LCIs e LCAs 

11 de abril de 2024 - 18:46

A captação do mercado de capitais chegou ao recorde de R$ 130,9 bilhões entre janeiro e março deste ano, impulsionada pelas ofertas de renda fixa

Mudança nas regras

Está faltando papel? Emissões de LCIs e LCAs caíram pela metade depois de aumento do prazo de carência

5 de abril de 2024 - 14:35

Levantamento do JP Morgan mostra queda anual de 40% nas novas emissões de LCIs e LCAs e baixas de 50% a 60% desde aprovação das novas regras; estudo da XP também mostra impacto das medidas na emissão de CRIs e CRAs

Em busca da isenção perdida

Debêntures incentivadas viraram o porto seguro da isenção de IR, mas ainda valem a pena?

4 de abril de 2024 - 6:36

Títulos de dívida emitidos por empresas estão entre os melhores investimentos do ano, com alta de mais de 3,50%; em 12 meses, ganhos ultrapassam 18,50%. Mas depois de toda essa valorização, taxas continuam atrativas?

Oportunidade

Mesmo com a Selic em queda, taxas do Tesouro Direto subiram e voltaram aos níveis de outubro de 2023; vale a pena investir agora?

21 de março de 2024 - 6:00

Títulos públicos mais longos acumulam queda neste início de ano; no caso do Tesouro IPCA+ remuneração voltou a se aproximar dos 6% ao ano mais inflação

Rumo a um dígito

Quanto rendem R$ 100 mil na poupança, no Tesouro Direto e em CDB com a Selic em 10,75%?

20 de março de 2024 - 19:30

Banco Central cortou a taxa básica em mais 0,50 ponto percentual nesta quarta; veja como a rentabilidade dos investimentos conservadores deve reagir

Renda fixa isenta

Sem IR e com dividendos: gestora do Nubank faz oferta pública de cotas do Nu Infra (NUIF11), seu fundo de debêntures incentivadas

18 de março de 2024 - 10:31

Objetivo da Nu Asset é captar R$ 150 milhões para seu fundo de crédito privado focado em infraestrutura

Renda fixa do mês

Itaú BBA e Santander indicam títulos do Tesouro Direto para março; BTG recomenda títulos isentos de imposto de renda

11 de março de 2024 - 16:30

Pós-fixados e indexados à inflação são as escolhas entre os títulos públicos; entre os privados, debêntures incentivadas, CRI e CRA

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar