🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

CENTRAL DAS ELEIÇÕES

A três dias da eleição, distância entre Lula e Bolsonaro se mantém em 14 pontos, segundo Datafolha

Acompanhe a cobertura ao vivo das eleições 2022 com as principais notícias sobre os principais candidatos à Presidência e nos Estados

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
29 de setembro de 2022
5:53 - atualizado às 21:03
Urna Eletrônica Central das Eleições SD
Urna Eletrônica - Imagem: Shutterstock / Montagem Brenda Silva

RESUMO DO DIA: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avançou três pontos em relação ao levantamento do dia 22 de setembro, assim como o presidente Jair Bolsonaro (PL), que também oscilou positivamente três pontos. O petista chegue com chance de vencer no primeiro turno. Confira os novos números do levantamento divulgado nesta quinta-feira (29).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que institutos de pesquisas reforçam divulgação de votos válidos

A quatro dias da eleição, as pesquisas de intenção de votos ganharam grande protagonismo no mundo político. Em um cenário onde a corrida presidencial pode ser decidida já no primeiro turno, institutos de pesquisas passaram a reforçar a divulgação dos votos válidos estimados para o pleito.

De acordo com o agregador de pesquisas eleitorais do Estadão, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera com 52% dos votos válidos ante 36% de Jair Bolsonaro (PL). Com esse resultado, o petista estaria eleito na noite de domingo (2).

Enquanto os votos totais englobam brancos, nulos e indecisos, os votos válidos consideram somente os votos nominais — aqueles que foram destinados a um candidato ou legenda.

Para Gabriel Marchesi, estatístico e presidente do Conselho Regional de Estatística da 4ª Região, o enfoque das pesquisas nos votos válidos pode ser explicado pelo fato de que são eles quem efetivamente definem o vencedor das eleições.

“Eles transmitem ao eleitor o prognóstico de quem vai ganhar o pleito, se haverá segundo turno, entre outras coisas”, diz Marchesi. 

Pesquisas indicam que Lula pode ganhar a eleição já no primeiro turno e Marchesi aponta essa questão como um dos principais fatores pelo qual os votos válidos estão sendo divulgados com maior frequência.

Segundo o estatístico, a divulgação de tais dados não é incomum em períodos eleitorais, mas ele entende que a expectativa gerada com uma possível decisão no primeiro turno é um produto direto dos resultados das pesquisas eleitorais.

Para Neale El-Dash, sócio e diretor de pesquisas da Sleek Data e idealizador do Polling Data, site agregador de pesquisas eleitorais brasileiras, quando uma pesquisa ignora indecisos, há um risco considerável de gerar uma distorção no levantamento. 

“No dia da eleição, ninguém é indeciso. A pessoa pode votar válido, votar branco ou nulo ou sequer ir votar, mas ela terá que se decidir”, aponta El-Dash. (Estadão Conteúdo)

Bolsonaro sobre debate na Globo: “Se você não vai, está morto e se for, leva tiro”

Horas antes do debate entre os presidenciáveis na TV Globo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) reconheceu que será atacado, mas disse que não tem do que ter medo. 

“Daqui a pouco temos um debate na Globo. A gente sabe o que pode acontecer hoje lá. A Globo, se você não vai, você está morto. Se for, você vai levar tiro. Mas temos a verdade ao nosso lado, não tenho o que temer”, afirmou durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

O debate na Globo, a três dias de os brasileiros irem às urnas, é visto pela campanha de Bolsonaro como a última oportunidade de levar a disputa para o segundo turno. 

Enquanto isso, a campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) crê em uma onda nesta reta final para tentar encerrar o pleito no domingo (02), com a atração de nomes de peso a favor do petista.

Datafolha no Rio: Castro em 44% dos votos válidos e Freixo tem 31%

O governador do Rio de Janeiro e candidato à reeleição, Cláudio Castro (PL), segue na liderança da disputa estadual com 44% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29).

Em segundo lugar, aparece Marcelo Freixo (PSB), com 31%. Em terceiro aparece Rodrigo Neves (PDT), com 11%.

Castro oscilou negativamente 1 ponto percentual (pp) em relação ao levantamento anterior, de 22 de setembro, quando tinha 45%. Já Freixo oscilou negativamente 2 pp.

Em quarto aparece Paulo Ganime (Novo), com 4%. Depois, Cyro Garcia (PSTU), com 3%. Juliete Pantoja (UP), Wilson Witzel (PMB) e Eduardo Serra (PCB) estão empatados com 2% cada. Luiz Eugênio (PCO) tem 1%.

Em um  eventual segundo turno, Castro tem 46% e Freixo, 38%. Ambos aparecem com os mesmos números da pesquisa anterior.

Votos brancos, nulos e nenhum acumulam 12% e não sabem, 4%.

A pesquisa foi contratada pela Globo e ouviu 1.500 pessoas entre 27 e 29 de setembro, em 44 municípios fluminenses.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Datafolha em Minas: Zema segue liderando com 57% dos votos válidos

O governador de Minas Gerais e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), segue liderando a disputa estadual com 57% dos votos válidos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29). 

O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), candidato apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vem em seguida, com 34%.

Em comparação ao último levantamento, de 22 de setembro, Zema oscilou negativamente 1 ponto porcentual (pp), enquanto Kalil oscilou positivamente 1 pp.

Com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), Carlos Viana aparece com 5%. Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU) e Cabo Tristão (PMB) têm 1% cada.

Diante desse quadro, a eleição para governador de Minas Gerais será decidida no primeiro turno, segundo o Datafolha, com Zema sendo reconduzido ao cargo. Para esse cálculo, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

Mas caso haja um segundo turno, Zema venceria Kalil por um placar de 55% a 37%. Na comparação à pesquisa anterior, Zema manteve a porcentagem, enquanto Kalil oscilou positivamente 1 pp.

A pesquisa foi contratada pela Globo e ouviu 1.500 pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 81 cidades do estado. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Datafolha em SP: Haddad tem 41% e é seguido por Tarcísio de Freitas, com 31%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostra o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) liderando a corrida para o governo de São Paulo, com 41% dos votos válidos. 

O petista é seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 31%, e pelo atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB), com 22%. 

Em um eventual segundo turno, Haddad tem 48% dos votos totais contra 40% de Tarcísio de Freitas.

Na simulação contra Rodrigo Garcia, o petista tem 45% dos votos totais, e o atual governador, 40%.

Ainda segundo o Datafolha, entre os eleitores que votam em Rodrigo Garcia no 1º turno, 47% escolheriam Tarcísio contra Haddad, que teria 36% dos votos do tucano. 

Outros 15% votariam em branco e nulo e 2% não tem opinião sobre essa disputa.

Dos eleitores que escolhem Tarcísio no 1º turno, 62% optariam por Garcia em um segundo turno contra Haddad, que teria 14% do candidato do Republicanos.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e ouviu 2 mil pessoas entre os dias 27 e 29 de setembro em 85 municípios paulistas.

A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Datafolha: 52% dizem não votar em Bolsonaro de jeito nenhum, contra 39% de Lula

A insistência do presidente Jair Bolsonaro (PL) em reativar o antipetismo não surtiu efeito, segundo a pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29).

O levantamento mostra que 52% dizem não votar de jeito nenhum em Bolsonaro — mesmo patamar da semana passada. Da mesma forma, a rejeição ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seguiu estável, em 39%.

A campanha bolsonarista vem agindo para amenizar a imagem do candidato à reeleição e degradar a do adversário, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

Ciro Gomes (PDT) aparece como o terceiro mais rejeitado, com 24%, também o mesmo nível da pesquisa anterior.

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha: Bolsonaro diminui distância para Lula em eventual segundo turno

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) mostrou que em um eventual segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 54% dos votos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 39%.

Em relação ao levantamento da quinta-feira (22), Bolsonaro avançou um ponto e conseguiu reduzir a distância para Lula de 15 para 14 pontos. 

A vantagem do petista já foi de 20 pontos, em dezembro passado, mas vem se mantendo estável ao longo desta campanha. 

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha: Lula segue no limite para conseguir vencer em primeiro turno

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) trouxe uma boa notícia para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): com o avanço de três pontos e considerando a margem de erro, ele voltou à casa dos 50% de votos válidos, limiar para uma vitória no primeiro turno. 

O critério, adotado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a contagem da eleição, exclui os brancos e nulos: quem tiver 50% mais um voto está eleito diretamente. 

O levantamento mostrou que Lula tem 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro no primeiro turno. 

Em maio, Lula chegou a ter 54%, baixando em setembro para 48% — patamar em que permaneceu até a semana passada, quando oscilou para 50%. Ou seja, a situação atual é de estabilidade.

O petista vem redobrando os esforços para evitar alta abstenção e buscar voto útil dos eleitores dos terceiros colocados, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB), enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) investe contra a imagem de Lula para levar a disputa final para o dia 30 de outubro.

Confira os percentuais da nova pesquisa Datafolha para o primeiro turno:

  • Lula (PT): 50%
  • Bolsonaro (PL): 36%
  • Ciro Gomes (PDT): 6%
  • Simone Tebet (MDB): 5%

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha: Lula avança três pontos e vai a 50%; Bolsonaro sobe para 36%

A penúltima pesquisa Datafolha antes do primeiro turno de domingo (2) foi divulgada nesta quinta-feira (29) e mostrou que a distância entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu em 14 pontos na comparação com a sondagem anterior, de 22 de setembro. 

O levantamento mostrou que Lula tem 50% dos votos válidos contra 36% de Bolsonaro no primeiro turno.

Na sondagem anterior, o petista tinha 47%, enquanto Bolsonaro vinha em segundo lugar, com 33%.

Confira a distância entre Lula e Bolsonaro de maio até agora: 

  • Maio: 21 pontos 
  • Julho: 18 pontos 
  • Agosto: 15 pontos 
  • 1 de setembro: 13 pontos 
  • 7 de setembro: 11 pontos
  • 15 de setembro: 12 pontos
  • 22 de setembro: 14 pontos
  • 29 de setembro: 14 pontos

Quando o critério é a totalidade dos votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Lula oscilou de 47% para 48% ante a pesquisa anterior.

Os demais candidatos

Entre os candidatos do chamado segundo pelotão, Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 6% dos votos.

Na pesquisa anterior, o pedetista somava 7% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) manteve os 5%.

Considerando a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, Ciro e Tebet estão continuam tecnicamente  empatados. 

Na lanterninha, Soraya Thronicke (União Brasil) se manteve em 1%, empatada com Vera Lúcia (PSTU). Felipe D’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelman (PTB) não pontuaram.

Quando o critério é a totalidade dos votos, incluindo brancos, nulos e indecisos, Ciro foi de 7% para 6% e Tebet manteve os 5%.

Votos em branco e nulos foram 3% e não sabem, 2%.

O Datafolha ouviu 6.800 pessoas em 332 cidades entre terça-feira (27) e quinta-feira (29). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Moro diz que será 'detector de mentiras de Lula' no debate da Globo

O ex-ministro e candidato ao Senado do Paraná Sérgio Moro (União Brasil) afirmou nesta quinta-feira (29), em seu perfil no Twitter, que irá acompanhar o debate presidencial da Globo e atuará como o “detector de mentiras de Lula”.

 

Não é a primeira vez que Moro adota um tom irônico para falar sobre Lula. Quando o ex-presidente foi sabatinado no Jornal Nacional, o ex-ministro afirmou em suas redes sociais que esperava perguntas firmes sobre “Mensalão, Petrolão, tríplex e Atibaia”. 

“Se precisarem de ajuda, sou voluntário. Tenho experiência”, disse.

Juiz responsável pela Operação Lava Jato, foi Moro quem condenou o ex-presidente à cadeia nos casos do tríplex do Guarujá e do sítio em Atibaia.

A condenação do petista, no entanto, acabou sendo anulada pelo STF, que entendeu que o julgamento realizado por Moro foi parcial, declarando assim a suspeição do magistrado.

Três dias sem armas

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na sessão desta quinta-feira (29) resolução que proíbe o transporte de armas e munições, em todo o território nacional durante o período das eleições.

As normas se aplicam a colecionadores, atiradores e caçadores no sábado (1º), domingo (02) — dia do pleito — e segunda-feira (03).

Dessa forma, pessoas com direito a posse de armas não podem circular em até 100 metros das sessões eleitorais.

Rio terá transporte de graça na eleição

Os eleitores cariocas poderão embarcar de graça nos ônibus e BRTs para votar neste domingo (29). O anúncio foi feito hoje (29) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, no Twitter. O transporte será gratuito entre 6h e 20h para quem apresentar o título de eleitor.

A decisão, segundo o prefeito, será oficialmente publicada amanhã (30), em decreto. “Vamos exercer nosso direito democrático independente de quem você vota!”, disse.

Neste domingo, cerca de 5 milhões de eleitores estão aptos a votar nos 1,4 mil locais de votação do município do Rio de Janeiro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ).

O Rio é a segunda maior cidade eleitoral do país, ficando atrás apenas de São Paulo, com cerca de 9 milhões de eleitores.

*Com informações da Agência Brasil

Eleitor quer que eleição acabe logo!

A mais recente pesquisa da Genial/Quaest da última terça-feira (27) querem que a eleição para presidente acabe já no primeiro turno, marcado para 2 de outubro — também conhecido como o próximo domingo.

Cerca de 50% dos entrevistados diz “não aguentar mais eleição”. Entre eles, as mulheres (52%) são as mais fartas de assuntos relacionados ao pleito. Os homens representam 46% desse total.

Por último, uma parcela minoritária — mas, ainda assim, significativa — entende que encerrar a eleição já no próximo domingo daria “menor chance de golpe, confusão e violência”. Eles representam cerca de 10% dos entrevistados.

Exame/Ideia: Lula tem 49% dos votos válidos; Bolsonaro aparece com 38%

Pesquisa Exame/Ideia divulgada nesta quinta-feira mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 49% dos votos válidos.

Como a margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos, Lula teria de 46% a 52%. O número sinaliza a possibilidade de vitória do petista em primeiro turno.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 38% quando excluídos os votos em branco e nulos.

Ciro Gomes (PDT) tem 7%, e Simone Tebet (MDB), 5%.

No cenário geral, considerando branco e nulos, o candidato do PT tem 47% das intenções de voto, enquanto o chefe do Executivo tem 37%.

Em relação ao último levantamento, divulgado há um mês, o petista oscilou três pontos para cima. Bolsonaro oscilou um, também para cima.

Em segundo turno, Lula tem 52%, ante 41% de Bolsonaro.

O Instituto Ideia consultou 1.500 eleitores por telefone entre os dias 23 e 28 de setembro. A sondagem foi contratada pela revista Exame.

Confira a agenda dos candidatos hoje

O único compromisso da agenda da maior parte dos candidatos à Presidência da República nesta quinta-feira é a preparação para o debate da noite de hoje na Rede Globo.

São os casos de Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Avila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Entre os participantes do debate, somente Kelmon Souza (PTB) tem outro compromisso hoje: uma entrevista ao Jornal da Cidade On-line.

Entre os demais candidatos:

  • José Maria Eymael (DC) não divulgou agenda.
  • Leo Pericles (UP): às 6h faz caminhada no centro do Rio, às 12h30 participa de debate no DCE da UFRJ e às 15h30 participa de caminhada na Zona Sul do Rio.
  • Sofia Manzano (PCB): às 14h participa de sabatina no DCE da PUC-RJ, às 18h realiza live com o podcast Na Banguela e às 22h participa de react do debate na Globo com o Cordilheira Cultural.
  • Vera Lucia (PSTU): às 6h30 participa de conversas com operários em obra da construção civil em Belém, às 9h faz panfletagem na Av. Presidentes Vargas em Belém e às 18h participa do evento Quinta Socialista no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém.
Tudo sobre o debate de hoje na Globo

A expectativa gerada pelo debate entre os presidenciáveis na Rede Globo, marcado para a noite desta quinta-feira, tem ares de final de campeonato.

Assim que o debate terminar, os eleitores ainda indecisos terão pouco mais de 48 horas para definir o que farão no domingo diante das 577 mil urnas eletrônicas espalhadas pelo país.

E a já manjada expressão “cada voto conta” talvez nunca tenha vindo tão a calhar como no processo eleitoral deste ano.

O Seu Dinheiro preparou um material  especial com tudo o que precisa saber sobre o debate da Globo. Confira!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram

Alckmin lamenta “trabalho contra o Brasil” após encontro de Eduardo Bolsonaro com secretário dos EUA

16 de agosto de 2025 - 15:05

Vice-presidente critica manobra de Bolsonaro nos EUA e reforça diálogo por tarifaço

ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

ENCONTRO NACIONAL DO PT

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

3 de agosto de 2025 - 16:49

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

3 de agosto de 2025 - 16:18

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

PESQUISA

Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha

3 de agosto de 2025 - 15:47

O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País

SEM GANHO EXTRA

Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha

2 de agosto de 2025 - 13:59

Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

31 de julho de 2025 - 16:48

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

O ANTICABO ELEITORAL

Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa

31 de julho de 2025 - 12:43

O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula

NA MIRA DO STF

Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada

30 de julho de 2025 - 16:53

Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar

PRESSÃO PELA ANISTIA

Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky

30 de julho de 2025 - 16:17

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia

NEGOCIAÇÃO

Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA

27 de julho de 2025 - 15:45

Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.

JULGAMENTO DO 8 DE JANEIRO

General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento

25 de julho de 2025 - 12:07

O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis

BARREIRA PARA NEGOCIAÇÃO

Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”

24 de julho de 2025 - 18:10

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”

A FEDERAÇÃO E AS TARIFAS

Tarcísio, Zema, Caiado e mais — veja como os governadores dos maiores estados do Brasil estão se preparando para o impacto das tarifas dos EUA

23 de julho de 2025 - 18:17

Estados correm contra o tempo para enfrentar os efeitos do tarifaço de 50% anunciado por Trump sobre produtos brasileiros, que entra em vigor em 1º de agosto

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar