🔴 [NO AR] MERCADO TEME A FRAGMENTAÇÃO DA DIREITA? ENTENDA A REAÇÃO DOS ATIVOS – ASSISTA AGORA

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

ELEIÇÕES 2022

Expectativas frustradas: Debate da Globo termina em 0 x 0 entre Lula e Bolsonaro, mas deixou um perdedor que pode definir a eleição

Desempenho fraco de Ciro Gomes pode ser decisivo para definir uma disputa já afunilada há tempos entre Lula e Bolsonaro

Ricardo Gozzi
30 de setembro de 2022
11:05 - atualizado às 13:45
Lula tentando driblar o Bolsonaro com a bola no pé com Ciro ao fundo
Ciro observa disputa entre Lula e Bolsonaro. - Imagem: Pixabay / Alan Santos-PR / Agência Brasil / Montagem Brenda Silva

Muito se esperava do debate entre presidenciáveis transmitido no fim da noite de ontem pela Rede Globo, o último antes do primeiro turno das eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O resultado, porém, foi frustrante. Assim como na canção de Djavan, os candidatos insistiram no 0 x 0, o público queria 1 x 1.

Repleto de direitos de resposta e carente de propostas, o debate pouco acrescentou a quem se deu ao trabalho de acompanhar as mais de 3 horas de duração do evento.

Só não se frustrou quem gosta de um barraco. Ataques pessoais renderam 19 pedidos de direito de resposta. Dez foram atendidos.

De qualquer modo, é improvável que o debate tenha mudado o cenário apontado pela maioria das pesquisas. Nelas, no limite da margem de erro, Lula flerta com a possibilidade de vitória em primeiro turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O confronto mais esperado do debate, entre Lula e Bolsonaro, não aconteceu

Promovido no formato de confronto direto entre os candidatos, o embate mais esperado da noite não aconteceu.

Leia Também

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não teve a oportunidade de confrontar o presidente Jair Bolsonaro (PL) diretamente.

Quando teve a chance, Bolsonaro a desperdiçou. Preferiu terceirizar a função a Kelmon Souza (PTB).

Limitaram-se a lançar farpas um contra o outro de maneira indireta, nos confrontos com os demais candidatos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ciro, o grande perdedor

Se Lula e Bolsonaro ficaram no 0 x 0 entre eles, o debate teve um perdedor. E é um perdedor com potencial de decidir a eleição.

Ciro Gomes (PDT) chegou à Globo com a missão de debelar a campanha para que seus eleitores coloquem em prática o voto útil em Lula.

Com uma atuação apagada e vacilante em relação a debates anteriores, Ciro foi mal.

No limite, pode ter transformado o empate sem gols entre Lula e Bolsonaro numa vitória por pontos em favor do petista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vamos analisar a seguir o desempenho individual de cada participante do debate de ontem na Globo.

Lula jogou parado no debate

Comecemos por Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto.

Alvo de ataques vindos de todos os lados, Lula teve uma atuação mais reativa.

Tirou bom proveito da maioria dos direitos de resposta a ele concedidos.

Nas vezes em que pôde decidir com quem debater, não teve a opção de confrontar Bolsonaro, com quem as trocas de farpas foram sempre indiretas.

Escorregou somente ao se exaltar com o padre que não é padre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aparentemente, porém, nada que abale a predisposição de quem deseja reconduzi-lo ao Palácio do Planalto.

Se fosse um jogo de futebol, atuação suficiente para garantir um 0 x 0.

Numa luta de boxe, vitória por pontos graças ao mau desempenho de Ciro.

Mantém a chance de vencer em primeiro turno.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bolsonaro falou para convertidos

Passagens com ares de briga de boteco à parte, Bolsonaro pregou para convertidos.

Teve uma oportunidade de confrontar Lula diretamente.

Desperdiçou a chance, terceirizando o serviço ao Padre Kelmon e optando por trocas indiretas.

Mostrou-se desdenhoso quando confrontado pelas candidatas Simone Tebet e Soraya Thronicke.

Se não se esforçou em cativar indecisos, não dissuadiu aqueles que desejam sua reeleição. Também ficou no 0 x 0.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ciro Gomes, a surpresa

O candidato do PDT à Presidência da República surpreendeu. Negativamente.

Ciro chegou à reta final do primeiro turno pressionado pela campanha pelo voto útil em Lula.

Escolheu o petista logo em seu primeiro confronto para escutar na réplica um “estou achando você nervoso”.

Depois de atuações relevantes nos debates transmitidos pela Band e pelo SBT, mostrou-se apático na Globo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fica de consolo o fato de, proporcionalmente, ter liderado o ranking de menções positivas nas redes sociais em uma medição em tempo real da Quaest Pesquisa e Consultoria.

Se a intenção era convencer potenciais eleitores a marcarem posição em sua candidatura, talvez o efeito seja justamente o contrário. No placar, 0 x 1 com direito a gol contra.

Simone Tebet, a vencedora?

Se fosse possível afirmar que alguém ganhou o debate da Globo, a pessoa atenderia pelo nome de Simone Tebet.

A candidata do MDB manteve o bom desempenho dos debates anteriores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Soube equilibrar um tom propositivo com críticas pertinentes aos dois principais candidatos.

Embora as pesquisas indiquem que Simone está fora do páreo de um eventual segundo turno, não será espantoso se ela terminar a corrida em terceiro lugar. No placar: 1 x 0 para a emedebista.

Soraya Thronicke escorregou, mas caiu de pé

A candidata do União Brasil pouco acrescentou ao debate, mas certamente fará sucesso nas redes sociais.

As formas diversas com que errou o nome do “candidato padre” já se espalham na forma de memes por toda a internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Escorregou ao ser questionada por Bolsonaro sobre os cargos que pediu no governo.

Também por isso, 0 x 0.

Felipe D’Avila: jogou parado (2)

O candidato do Novo cumpriu o esperado.

Aproveitou o espaço para marcar posição.

Não prima pelo carisma, mas talvez tenha sido o autor do melhor resumo do debate global como um todo: "Que tristeza terminar um debate presidencial e ver essa baixaria de sempre."

Outro sonolento 0 x 0.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Padre Kelmon: um tom de escárnio ao debate

Substituto de Roberto Jefferson como candidato do PTB, Kelmon Souza atuou claramente como linha auxiliar de Bolsonaro. Era como se o presidente tivesse dois púlpitos no debate.

A não ser por quem já vai votar em Bolsonaro, o desrespeito constante às regras do evento pelo padre Kelmon incomodou até mesmo o jornalista William Bonner, mediador do debate.

Deu um tom de escárnio a um debate que já não era bom.

Sai da campanha direto para o folclore político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RECÁLCULO DE APOSENTADORIAS

Revisão da vida toda: Como o STF desarmou uma bomba orçamentária deixada no colo do governo

24 de novembro de 2025 - 13:57

STF tem maioria contra revisão da vida toda, do INSS; impacto da medida alivia até R$ 480 bilhões para as contas públicas

RISCOS DA PRISÃO DOMICILIAR

Vigília e violação de tornozeleira eletrônica: por que Jair Bolsonaro foi preso? Entenda a motivação da Polícia Federal

22 de novembro de 2025 - 10:10

Segundo Moraes, convocação de apoiadores “disfarçada de vigília” indica a repetição do modus operandi da organização criminosa no sentido da utilização de manifestações populares criminosas, com o objetivo de conseguir vantagens pessoais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Bolsonaro tinha ‘alta possibilidade de tentativa de fuga’, diz Moraes ao autorizar prisão preventiva de ex-presidente

22 de novembro de 2025 - 9:16

Ao decretar a prisão de Bolsonaro, Alexandre de Moraes argumentou que “foram adotadas todas a medidas possíveis para a manutenção da prisão domiciliar” do ex-presidente

HORA DA PROVA

Checklist do Enem: o que levar, o que deixar em casa e o que só vai te dar dor de cabeça

8 de novembro de 2025 - 15:31

Documento de identidade e caneta esferográfica preta são itens obrigatórios, e há itens de vestuário que são proibidos

ELEIÇÕES 2026

“Valores conservadores são o tema das eleições. Não é economia. Não são valores liberais. Conservadores tomaram tudo”, diz Paulo Guedes

23 de outubro de 2025 - 18:33

Ex-ministro da Economia acredita que o mundo vive um novo momento de desordem em que os conservadores estão à frente das mudanças

ELEIÇÕES 2026

Lula confirma que irá disputar as eleições em 2026: “vou completar 80 anos, mas tenho a mesma energia de quando tinha 30”

23 de outubro de 2025 - 10:23

Em visita à Indonésia, Lula confirmou que pretende disputar um quarto mandato; pesquisas mostram o petista na liderança das intenções de voto

DATAFOLHA

Brasileiros não apoiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas, diz pesquisa — e afirmam que Lula deve proibir perfuração

13 de outubro de 2025 - 12:32

Levantamento feito pelo Datafolha pressiona governo por definição clara antes da COP30, enquanto Petrobras aguarda liberação do Ibama

MUDANÇA NA CORTE

Barroso anuncia aposentadoria e vai deixar cargo de ministro do STF

9 de outubro de 2025 - 18:46

Com a decisão, Barroso encerrará um ciclo de 12 anos no STF

CENÁRIO ELEITORAL

Eleições 2026: Lula mantém liderança em todos os cenários de 2º turno, e 76% querem que Bolsonaro apoie outro candidato, diz pesquisa

9 de outubro de 2025 - 13:46

Levantamento Genial/Quaest indica resistência à nova candidatura do presidente, enquanto eleitorado bolsonarista se divide sobre o futuro político do ex-presidente

SUBIU NO TELHADO

Derrota para o governo: Câmara arquiva MP 1.303 e livra investimentos de aumento de imposto de renda — bets também saem ilesas

8 de outubro de 2025 - 19:25

Deputados retiraram a votação do texto da pauta e, com isso, a medida provisória perde a validade nesta quarta-feira (8)

OPINIÃO PÚBLICA

Pesquisa Genial/Quaest mostra popularidade de Lula no maior patamar do ano após crise com EUA

8 de outubro de 2025 - 14:00

Aprovação sobe a 48%, impulsionada por percepção positiva da postura do governo diante de tarifas impostas por Trump

ARREDONDOU

Imposto de renda sobre CDB, Tesouro Direto, JCP e fundos ficará em 18% após avaliação por comissão do Congresso Nacional

7 de outubro de 2025 - 19:22

Medida provisória 1.303/25 é aprovada por comissão mista do Congresso e agora segue para ser votada nos plenários da Câmara e do Senado

BORA MARCAR?

Lula e Trump finalmente se falam: troca de afagos, pedidos e a promessa de um encontro; entenda o que está em jogo 

6 de outubro de 2025 - 15:20

Telefonema de 30 minutos nesta segunda-feira (6) é o primeiro contato direto entre os líderes depois do tarifaço e aumenta expectativa sobre negociações

TOUROS E URSOS #241

Lula e Trump: a “química excelente” que pode mudar a relação entre o Brasil e os EUA

1 de outubro de 2025 - 12:31

Alexandre Pires, professor de relações internacionais e economia do Ibmec, analisa os efeitos políticos e econômicos de um possível encontro entre os dois presidentes

ELEIÇÕES NO RADAR

Com Tarcísio de Freitas cotado para a corrida presidencial, uma outra figura surge na disputa pelo governo de SP

28 de setembro de 2025 - 13:31

Cenário nacional dificulta a nomeação de candidatos para as eleições de 2026, com impasse de Bolsonaro ainda no radar

REFORMA DA RENDA

Comissão do Senado se antecipa e aprova projeto de isenção de IR até R$ 5 mil; texto agora depende dos deputados

24 de setembro de 2025 - 18:23

Proposta de isenção de IR aprovada não é a do governo Lula, mas também cria imposto mínimo para altas rendas, programa de renegociação de dívidas e prevê compensação a estados e municípios

REFORMA TRIBUTÁRIA

Senado vota regulamentação dos novos impostos sobre consumo, IBS e CBS, nesta quarta-feira (24)

21 de setembro de 2025 - 15:20

Proposta define regras para o novo comitê gestor do IBS e da CBS, tributos que vão substituir impostos atuais a partir de 2027

OUVIDOS ATENTOS

O que Lula vai dizer na ONU? Soberania e um recado sutil a Trump estão no radar

20 de setembro de 2025 - 13:20

A expectativa é que o discurso seja calibrado para o público global, evitando foco excessivo em disputas políticas internas

LAUDO MÉDICO

Câncer de Bolsonaro: o que é o carcinoma de pele encontrado em duas lesões removidas

17 de setembro de 2025 - 14:36

Ex-presidente recebeu alta após internação por queda de pressão, vômitos e tontura; quadro exige acompanhamento médico periódico

TEMPO DE NEGOCIAÇÃO

LCI e LCA correm o risco de terem rendimentos tributados, mas debêntures incentivadas sairão ilesas após negociações no Congresso 

12 de setembro de 2025 - 11:40

Relator da MP que muda a tributação dos investimentos diz que ainda está em fase de negociação com líderes partidários

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar