Padre Kelmon é chamado de “laranja, mentiroso e impostor”, irrita Lula e até Bonner no debate da Globo
Além de entrar em atrito com outros candidatos — com exceção de Jair Bolsonaro —, Kelmon desrespeitou as regras do debate ao interromper as respostas dos adversários

O último debate entre os candidatos à presidência da República foi marcado pela troca de acusações, xingamentos e de direitos de resposta entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Mas a participação do Padre Kelmon (PTB) merece um capítulo à parte.
Depois de Soraya Thronicke (União Brasil) errar o nome do adversário ao chamá-lo de “Padre Kelvin”, “Padre Kelson” e “candidato padre”, Lula chamou Kelmon de “candidato laranja”.
- Independente do resultado das eleições: saiba quais são as três boas ações de empresas não estatais que estão baratas e podem entregar muito valor no curto prazo. Acesse o link e baixe o material gratuito
O padre alfinetou o petista trazendo à tona os casos de corrupção nos governos do PT.
“Você está desinformado”, disse Lula ao argumentar que as denúncias contra ele foram farsas montadas pelo Ministério Público e pelo ex-juiz Sergio Moro, que deixou o Judiciário para ser ministro de Bolsonaro e agora concorre a uma vaga ao Senado pelo Paraná.
O petista destacou que suas condenações foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a parcialidade de Moro. "Quando quiser falar de corrupção, olhe para outro e não para mim", afirmou Lula.
Já Kelmon disse que o petista "mente, é cínico e irresponsável".
Leia Também
Após o atrito, Lula disse que voltará a ser presidente porque os brasileiros estão "cansados de gente mentirosa".
- Independente do resultado das eleições: saiba quais são as três boas ações de empresas não estatais que estão baratas e podem entregar muito valor no curto prazo. Acesse o link e baixe o material gratuito
Além de entrar em atrito com outros candidatos — com exceção de Jair Bolsonaro —, Kelmon desrespeitou as regras do debate ao interromper as respostas dos adversários. O comportamento acabou irritando o jornalista William Bonner, apresentador do debate, que chamou a atenção do candidato. Veja um trecho abaixo em uma publicação na nossa página do Instagram:
O petista — depois de ser interrompido diversas vezes pelo candidato do PTB — falou que o padre deveria "respeitar e fechar a boca" quando alguém está falando.
"Sou cristão, casado na igreja, batizado, crismado, frequentador de igrejas. Mas [você] é um impostor", afirmou Lula, respondendo insinuações de Kelmon de que não era católico.
Kelmon: é padre ou não é padre?
Natural de Acajutiba, na Bahia, Kelmon Luis da Silva Souza, de 45 anos, conhecido apenas como Padre Kelmon, do PTB, chamou atenção dos eleitores desde a última semana.
O candidato tem seu título de padre contestado pela Igreja Católica e durante o debate da Rede Globo, ele foi alvo dos demais presidenciáveis e acabou virando meme.
Originalmente, Kelmon não seria candidato, mas acabou ocupando a vaga de Roberto Jefferson, também do PTB, que teve seu registro à presidência negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em suas redes sociais, a Igreja Católica negou que Kelmon seja sacerdote da Igreja Ortodoxa no Brasil e nunca foi seminarista ou membro do clero em nenhum dos três graus da ordem —bispo, presbítero e diácono.
"Kelmon se apresenta como sacerdote da Igreja Ortodoxa no Brasil, aparecendo em peças de campanha com vestimentas tradicionais da Igreja.
- Independente do resultado das eleições: saiba quais são as três boas ações de empresas não estatais que estão baratas e podem entregar muito valor no curto prazo. Acesse o link e baixe o material gratuito
Ainda segundo o documento, o "padre" nunca foi seminarista ou membro do clero da Igreja em nenhum dos três graus da ordem, quer no Brasil ou em outro país.", diz a postagem da Igreja Católica.
Em resposta, Kelmon divulgou uma carta da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa do Peru. A entidade diz ser reconhecida pelo governo peruano e chama o candidato de "um dos membros mais ilustres" das missões.
A Igreja ainda informa que Kelmon é reconhecido pela Santa Igreja Ortodoxa como "pároco interino sediado no Vicariato Episcopal do Brasil". O presidenciável é responsável pela Missão Paroquial Ortodoxa Malankar de São Lázaro na Ilha da Maré, na Bahia.
ELEIÇÕES 2026
Segundo turno das eleições: Flávio Bolsonaro tem 49% contra 45% de Lula, segundo Datafolha
8 de outubro de 2026 - 18:59ELEIÇÕES 2026
Com placar de 5 x 2, TSE anula votos de Garotinho; Douglas Ruas (PL) será declarado governador do Rio sem 2º turno
8 de outubro de 2026 - 12:38ELEIÇÕES 2026
Flávio soma Republicanos e ex-candidatos no xadrez do segundo turno; Lula busca reação no Alvorada — o dia na política
7 de outubro de 2026 - 19:49Conteúdo Empiricus
Resultado do 1º turno fez esta carteira subir em média 11% em um único dia, mas novas ‘pernadas’ podem acontecer em breve; confira os ativos
7 de outubro de 2026 - 12:00ELEIÇÕES 2026
Garotinho desiste de recurso, e Douglas Ruas (PL) pode ser eleito governador do RJ sem segundo turno
5 de outubro de 2026 - 16:22ELEIÇÕES 2026
Lula enfrentou seu “último jogo” nas urnas — e perdeu no legado, diz Walter Maciel, CEO da AZ Quest
4 de outubro de 2026 - 22:14EXPECTATIVA
Ibovespa a 200 mil pontos? Flávio Bolsonaro à frente e força da direita nas urnas animam mercado para segunda-feira (5)
4 de outubro de 2026 - 22:08ELEIÇÕES 2026
Com eleições de 2026, PL, partido de Flávio Bolsonaro, passa a ter um terço das cadeiras no Senado. Quem são os novos senadores?
4 de outubro de 2026 - 22:05ELEIÇÕES 2026
Eleições contradizem pesquisas eleitorais e Flávio dispara para 84% no Polymarket após votos acima do esperado
4 de outubro de 2026 - 21:17RESULTADO HISTÓRICO
Eleições 2026: Distrito Federal é a primeira Unidade da Federação a ter três mulheres no Senado
4 de outubro de 2026 - 19:58ELEIÇÕES 2026
Flávio à frente ou empatado com Lula no 1º turno pode encerrar a eleição, diz José Dezene
4 de outubro de 2026 - 19:11ELEIÇÕES 2026
Após fechamento de embaixadas, Polícia Federal inicia apuração sobre possível intervenção externa na eleições
4 de outubro de 2026 - 17:27ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Cleitinho Azevedo (Republicanos) é eleito governador de Minas Gerais no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Douglas Ruas e Eduardo Paes vão ao segundo turno pelo governo do Rio de Janeiro; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00RESULTADO DAS URNAS
Eleições 2026: Elmano de Freitas, do PT, derrota Ciro Gomes no primeiro turno e conquista reeleição no Ceará; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Sergio Moro, do PL, é eleito governador do Paraná no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Flávio Bolsonaro sai na frente, lidera 1º turno com 47% e puxa Lula para o 2º turno
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Dr. Daniel (Podemos) é eleito governador do Pará no 1º turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026
Eleições 2026: Jerônimo Rodrigues (PT) é reeleito governador da Bahia no primeiro turno; veja o resultado
4 de outubro de 2026 - 17:00ELEIÇÕES 2026