🔴 [NO AR] ONDE INVESTIR NO 2º SEMESTRE: Análise Macro, Ações e Fundos Imobiliários – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FOCO NO CENTRO

Com Lula ou Bolsonaro na Presidência, o próximo Congresso será de centro-direita e reformista, diz Arthur Lira

Em evento em Nova York, presidente da Câmara volta a defender a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e as reformas no país

Presidente da Câmara, Arthur Lira PEC
Presidente da Câmara, Arthur Lira - Imagem: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Em ano de eleição marcado pela polarização, é de se assumir que a verdadeira questão a ser discutida é quem assumirá o papel do Executivo, Lula ou Bolsonaro. Mas para o presidente da Câmara, Arthur Lira, seja quem for o presidente a partir de 2023, o Congresso eleito será de centro-direita

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em evento em Nova York organizado pelo BTG Pactual na manhã desta terça-feira (10), o deputado discutiu sobre a situação do Brasil e da economia mundial.

Arthur Lira defende Congresso de centro-direita

Para Lira, é comum haver uma polarização durante o período eleitoral. Porém, o deputado acredita que, entre um extremo político e outro, existe o centro, que atua como regulador da política brasileira, para que “o Brasil funcione como uma democracia forte”.

Até então, durante a janela partidária, os partidos de centro-direita se reforçaram em Brasília e formaram cerca de 300 parlamentares na Câmara, segundo Arthur Lira.

“Em detrimento da polarização que exista, o meu pensamento é que o Brasil continuará um país de centro-direita. O Congresso que for eleito em outubro, eu não tenho dúvidas, será um congresso de centro-direita”, disse o deputado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As reformas no Congresso

E não apenas de centro-direita. O político acredita que este mesmo Congresso eleito em outubro será mercadológico, liberal e reformista. “Para um efeito futuro, as reformas continuarão na pauta do dia.” 

Leia Também

POLÍTICA MONETÁRIA

Para onde vão os juros? BofA nada contra o consenso e projeta Selic estacionada em 14,25% até 2027. Nos EUA, a aposta é de três altas

QUEM TRABALHA E QUEM FOLGA?

Feriado na próxima semana renderá folga remunerada a milhões de trabalhadores

Arthur Lira cita tanto a reforma administrativa quanto a tributária como pautas que seguirão na ordem do dia após as eleições. Segundo o deputado, a primeira já está pronta na Comissão e “precisa do apoio de todo o empresariado e governo brasileiro”.

O presidente da Câmara afirma que “um país do tamanho do Brasil que fica restrito ao teto de gastos é porque não possui um piso de gastos”.

Sobre a reforma tributária, a proposta de emenda constitucional (PEC) tributária foi votada na Câmara e está travada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Cobramos do Senado que se posicione”, disse Lira.

Arthur Lira sobre o sistema eleitoral do Brasil

Em seu discurso no evento para investidores em Nova York, o presidente da Câmara dos Deputados disse confiar no sistema eleitoral do Brasil e defendeu que os brasileiros devem ter "tranquilidade política" nas eleições.

A fala acontece durante um período polêmico em relação às urnas eletrônicas, uma vez que o presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores levantaram dúvidas e desconfiança sobre a segurança das urnas eletrônicas.

"Eu fui eleito nesse sistema durante seis eleições e não posso dizer que esse sistema não funciona. O sistema é confiável. Precisa de ajustes? Precisa. Mas é importante que nós tenhamos tranquilidade política no pleito”, afirmou o político.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Arthur Lira destacou ainda que as instituições brasileiras são “fortíssimas e funcionam plenamente”.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Calendário BPC 2026 3 de julho de 2026 - 5:05
Ação do agronegócio, etanol, açúcar, São Martinho (SMTO3). 2 de julho de 2026 - 14:31
anvisa calvo café 2 de julho de 2026 - 14:26
restituição imposto de renda 2025 2 de julho de 2026 - 14:10
PISPasep Carteira de trabalho brasileira. Trabalho registrado CLT e dinheiro do Brasil. Salário mínimo Dinheiro real brasileiro. 2 de julho de 2026 - 10:03
Gás do Povo Créditos: Foto: Ricardo Botelho/MME 2 de julho de 2026 - 7:30

ATENÇÃO BENEFICIÁRIOS

Gás do Povo julho 2026: veja datas, quem pode receber e como ter acesso

2 de julho de 2026 - 7:30
Lotofácil tem bola dividida. 2 de julho de 2026 - 7:21
1 de julho de 2026 - 11:54
Bolsa Família 1 de julho de 2026 - 10:31
Beneficiários com NIS final 7 recebem parcelas do Bolsa Família e parte também terá direito ao auxílio-gás 1 de julho de 2026 - 10:24
fundos de investimento dividendos ações mercado 1 de julho de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar