O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-08T15:07:28-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
ESSE ROTEIRISTA É DOS BONS

PSB confirma ex-tucano Geraldo Alckmin como vice de Lula em chapa com o PT

Indicação do ex-governador de São Paulo já era esperada e foi formalizada na manhã desta sexta-feira pela direção nacional do PSB

8 de abril de 2022
11:50 - atualizado às 15:07
Lula e Alckmin
Lula e Alckmin -

O roteirista de Brasil definitivamente caprichou na dose. O ex-governador paulista Geraldo Alckmin será o companheiro de chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de outubro.

A indicação de Alckmin como vice de Lula foi formalizada na manhã desta sexta-feira pela direção nacional do PSB.

O anúncio foi feito em evento realizado na manhã de hoje em São Paulo.

Indicação de Alckmin precisa agora ser aprovada pelo PT

A expectativa agora é que o diretório nacional do PT aceite na próxima semana a indicação do ex-tucano como vice de Lula nas eleições deste ano.

Presente no evento, Lula prometeu dedicar-se "de corpo e alma" à aliança e disse "ter certeza" de que seu partido aprovará a indicação.

"É uma honra ter meu nome indicado", retribuiu Alckmin. "Não é hora de terrorismo, é hora de generosidade. É um momento de união. Vamos somar esforços para reconstrução do nosso país.”

Lula e Alckmin enfrentaram-se nas urnas em 2006

Ainda que a notícia viesse sendo antecipada por analistas políticos nas últimas semanas, havia dúvidas e ressalvas de observadores de ambos os lados quanto à viabilidade da costura política. Afinal, durante décadas, Lula e Alckmin transitaram pólos opostos do espectro político nacional.

Tucano histórico, Alckmin foi o candidato do PSDB a presidente nas eleições de 2006. Acabou derrotado por Lula no segundo turno.

Alckmin deixou o PSDB no fim do ano passado depois de 33 anos no partido. No início de 2022, o ex-governador paulista anunciou sua filiação ao PSB, dando força a rumores de que se aliaria a Lula iniciados já na época de sua saída do PSDB.

No evento de hoje, Lula minimizou a rivalidade. "Já fui adversário do Alckmin, do José Serra, do Fernando Henrique Cardoso, mas nunca nos desrespeitamos", disse o ex-presidente.

Carta a Lula

No início do evento realizado hoje, o PSB divulgou uma carta endereçada ao ex-presidente Lula oficializando a indicação de Alckmin e enfatizando que a disputa eleitoral de 2022 não estará relacionada "aos embates de natureza histórica entre esquerda e direita", em referência à rivalidade entre os dois políticos no passado.

A carta é assinada pelo presidente do partido, Carlos Siqueira.

"O que estará em questão nas eleições de 2022 é o confronto decisivo entre democracia e autoritarismo", escreve Siqueira na carta.

No documento, ele diz ainda que a indicação do ex-tucano a vice não se limita apenas ao aspecto eleitoral.

"Esta proposição envolve uma dimensão programática, visto que a composição de uma frente ampla exige a formulação de um programa que corresponda às perspectivas das forças que a compõem", consta.

"O PSB deseja contribuir na tarefa programática inerente à formação de uma frente ampla de forma produtiva e efetiva".

*Com informações do Estadão Conteúdo.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

MERCADOS HOJE

Bolsa hoje: Ibovespa futuro abre próximo da estabilidade e tenta ignorar exterior; dólar vai a R$ 5,07

RESUMO DO DIA: A desaceleração da economia chinesa pesou no sentimento das bolsas nesta segunda-feira (16). Os dados mais fracos dão os primeiros sinais de recessão, o que deve afetar o desempenho das atividades nos demais países. Por aqui, a Petrobras (PETR4) é o foco do dia, com debates envolvendo o preço dos combustíveis e […]

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Oportunidade de swing trade: compra de ações da Wiz (WIZB3) e lucro de 5% no bolso com Bradesco (BBDC4)

Identifiquei uma oportunidade de swing trade – compra dos papéis da Wiz (WIZS3), com entrada em R$ 8,44; veja a análise

O melhor do Seu Dinheiro

O Nubank estará Nu mais uma vez? Confira a história do dia e outras sete notícias que mexem com os seus investimentos

O Nubank virou rei na competição com os bancões, mas a nudez dos balanços amargou o gosto dos investidores pela fintech; veja o que esperar do resultado do primeiro trimestre

Segredos da Bolsa

Esquenta dos mercados: Desaceleração da China gera mal estar e bolsas amanhecem pressionadas; Ibovespa acompanha tensão na Petrobras (PETR4)

No panorama doméstico, os balanços de Magazine Luiza, Nubank e outros movimentam o dia

Fã ou hater?

O Nubank (NUBR33) vai calar a boca dos críticos? Saiba o que esperar dos resultados do 1T22 do banco digital

Nubank é um daqueles papéis que costumam gerar um comportamento binário dos investidores, a exemplo de Oi (OIBR3) e IRB (IRBR3): ou você é fã, ou é hater.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies