🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Bruna Martins

Bruna Martins

Editora de conteúdo na Empiricus, grupo do qual fazem parte os portais Seu Dinheiro e Money Times. Jornalista formada pela Universidade de São Paulo com passagens por Metro Jornal SP e Casa Vogue, além de experiência em comunicação corporativa e assessoria de imprensa.

Exclusivo Seu Dinheiro

7 de setembro: Bolsonaro vai às ruas e o resultado das manifestações pode vir para o seu bolso

Em 2021, declarações do presidente trouxeram grande volatilidade para a Bolsa após chamar ministro Alexandre de Moraes de ‘canalha’ em São Paulo; saiba como reta final das eleições pode influenciar o mercado financeiro

Bruna Martins
Bruna Martins
7 de setembro de 2022
8:00 - atualizado às 18:02
NÃO USAR Bolsonaro veste terno azul e camisa branca. Fala ao microfone durante discurso, com bandeira do Brasil ao fundo.
NÃO USAR O ex-presidente Jair Bolsonaro - Imagem: Reuters/Adriano Machado

“Sai, Alexandre de Moraes! Deixe de ser canalha”. Foi assim que, um ano atrás, Bolsonaro acirrou os ânimos de apoiadores no feriado de 7 de setembro na avenida Paulista, em São Paulo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia seguinte, o Ibovespa reagiu com queda diante da desarmonia entre os poderes executivo e judiciário, somado ao cenário global negativo.

Agora, porém, o cenário é outro. Estamos há menos de um mês para as eleições presidenciais, com dois candidatos em destaque: Bolsonaro e Lula. O atual presidente voltará às ruas ao lado de  figuras evangélicas e ruralistas convocadas por ele para que participem das comemorações.

É claro que, a menos de um mês do primeiro turno das eleições, essas manifestações pelo Brasil ganham um tom muito mais político do que o normal. E espera-se que Bolsonaro, candidato à reeleição para a presidência, aproveite para fazer discursos durante os eventos. Algo que pode trazer consequências fortes para o mercado financeiro.

O QUE ESPERAR DA BOLSA COM AS ELEIÇÕES? CONFIRA AQUI E RELEMBRE COMO A BOLSA REAGIU ÀS ÚLTIMAS 6 ELEIÇÕES NO BRASIL, DE 1998 A 2018. PREPARAMOS UM MATERIAL COMPLETO E GRATUITO SOBRE ISSO

Em 2021, Bolsa teve volatilidade após declarações contundentes

As últimas declarações feitas pelo presidente, em meio às comemorações da Independência, não foram nem um pouco triviais. Em 2021,  Bolsonaro se opôs publicamente às decisões do  Supremo Tribunal Federal (STF) em discursos realizados em Brasília e na avenida Paulista, em São Paulo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as declarações feitas, o presidente chamou as eleições de "farsa" e disse que só sairia da presidência "preso ou morto".

Leia Também

Além de toda a repercussão política que os discursos geraram pelo Brasil, o mercado financeiro também reagiu mal às declarações feitas pelo presidente naquele feriado. No dia seguinte, 8 de setembro, em menos de 20 minutos a Bolsa já caía mais de 1,5%. O mau humor piorou e, ainda no fim daquela manhã, a queda já superava os 2%, quando comparada ao fechamento de segunda-feira (6), antes do feriado.

Investidores viram o mercado sofrer uma intensa volatilidade durante os dias seguintes às comemorações. Isso porque, na quinta-feira, dia 9, o presidente baixou o tom de seu discurso ao divulgar nota dizendo que que jamais teve a "intenção de agredir quaisquer Poderes". No mesmo texto, Bolsonaro chegou até a elogiar o ministro Alexandre de Moraes, do STF, a quem havia xingado de “canalha” dois dias antes. 

Tendo ou não convencido políticos e civis com sua nota, fato é que o mercado financeiro gostou do que viu, e ativos domésticos passaram a registrar forte valorização, em um pregão que até então era desfavorável para o mercado acionário. Na mesma quinta-feira, dia 9, a Bolsa brasileira (B3) fechou com forte alta de 1,72%, aos 115.360,86 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NÃO CORRA O RISCO DE PERDER DINHEIRO: ENTENDA O QUE ESPERAR DA BOLSA NESTA ELEIÇÕES E SAIBA O QUE ACONTECEU DE 1998 A 2020

Esse exemplo serve para deixar qualquer investidor alerta ou, no mínimo, curioso, para os possíveis efeitos que a B3 pode sentir nestes próximos dias, após as manifestações e comemorações marcadas para acontecer em todo o país no feriado da Independência. 

O presidente Jair Bolsonaro já mostrou que pretende aproveitar a data para dar uma demonstração da força de sua campanha à reeleição, mobilizando sua base eleitoral para que os eventos tenham tamanho significativo. Com isso, pretende insistir na defesa de sua tese, o “Datapovo” – que contrapõe com as pesquisas eleitorais que vêm sendo divulgadas e mostram o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na frente da disputa. 

Na última pesquisa do Datafolha, divulgada na última quinta-feira (2), Bolsonaro aparece 13 pontos atrás de Lula, que lidera com 45% das intenções de voto, contra 32% do atual presidente.

NÃO CORRA O RISCO DE PERDER DINHEIRO: ENTENDA O QUE ESPERAR DA BOLSA NESTA ELEIÇÕES E SAIBA O QUE ACONTECEU DE 1998 A 2020

Volatilidade também pode ocorrer após 1º turno – e ainda mais intensa

Se as declarações feitas pelo presidente podem trazer efeitos positivos ou negativos para a Bolsa brasileira, é importante lembrar que as eleições podem ter efeito ainda maior para o mercado financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o momento, a menos de um mês do primeiro turno, o Ibovespa ainda não sentiu tanto a força do momento político protagonizado pela disputa acirrada pelo alto cargo do Executivo. O principal índice da B3 acumula alta de 8% em agosto e 5% no ano, depois de muitos altos e baixos não relacionados ao pleito – mas sim, especialmente, a fatores vindos de fora, como a política de juros americana e a possibilidade de haver uma recessão nos Estados Unidos.

No entanto, muitos investidores estão curiosos para o que pode vir a acontecer no mercado financeiro neste último mês pré-eleição. E, principalmente, após o resultado do primeiro turno, que pode trazer como vencedor figuras de posicionamentos políticos extremos, como Lula e Bolsonaro.

Para ajudar o investidor a saber o que pode esperar do mercado com a proximidade das eleições, o Seu Dinheiro preparou um conteúdo especial em que mostra o comportamento da Bolsa na reta final das últimas eleições, de 1998 até 2020.

QUERO CONHECER O MATERIAL QUE MOSTRA O QUE ESPERAR DA BOLSA COM AS ELEIÇÕES

Análise completa e gratuita do cenário da Bolsa perante as últimas eleições

Com a análise dos números registrados pelas ações nas últimas sete eleições presidenciais, além da opinião de especialista da maior casa de análise financeira independente do país, é possível enxergar movimentações comuns entre diferentes cenários críticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A crise global na época de Fernando Henrique Cardoso, ou a recessão do governo de Dilma Rousseff, por exemplo, são alguns dos fatores que serviram de pano de fundo para as votações, e que traziam diferentes expectativas acerca dos candidatos à presidência.

Com essa análise aprofundada, é possível tentar prever o que esperar da Bolsa nessas próximas semanas, ajudando a direcionar os seus passos no mercado financeiro durante a reta final da corrida pelo principal cargo governamental do país.

O material completo e de qualidade, produzido por uma das principais repórteres de jornalismo econômico do país, pode ser acessado gratuitamente clicando aqui. Não perca a chance de conferir e se preparar para o que pode vir aí no mercado financeiro neste cenário de eleições presidenciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ELEIÇÕES 2026

Governador de MG, Romeu Zema, lança pré-candidatura à Presidência da República

16 de agosto de 2025 - 14:10

Governador de Minas Gerais lança corrida ao Planalto, defendendo estado leve, saída dos Brics e combate ao lulismo

TRAMA GOLPISTA

Ponto a ponto: Confira os próximos passos do julgamento de Jair Bolsonaro

14 de agosto de 2025 - 12:53

Com todas as alegações finais apresentadas, caso contra Bolsonaro e seus aliados deve ser liberado para julgamento na Primeira Turma do STF ainda em setembro

MANDOU RECADO

“Meu time não tem medo de briga”, diz Lula. Confira as principais declarações do petista sobre a relação com Trump

13 de agosto de 2025 - 15:01

O presidente discursou na cerimônia de assinatura da medida provisória, que ainda deve passar pela Câmara e pelo Senado, e que estabelece propostas para ajudar empresas a sobreviver ao tarifaço dos EUA

À PROVA DE ESPIONAGEM?

WhatsApp ‘do Lula’: o que se sabe sobre o aplicativo de mensagens que o governo quer criar

12 de agosto de 2025 - 15:27

Abin já deu início aos testes de um aplicativo próprio de troca de mensagens, mas não é todo mundo que terá acesso ao ‘WhatsApp do Lula’

DIA D

Trump coloca tarifaço contra o Brasil em prática, dobra sobretaxa à Índia e mantém Brics na mira; e agora?

6 de agosto de 2025 - 14:51

Mercado aguarda detalhes do plano de contingência do governo Lula, mas, por pior que esteja o cenário no Brasil, outro país recebeu notícias ainda piores

VAI CEDER?

O aviso de Haddad sobre o Pix e outro alerta sobre a pressão de Trump com as tarifas

5 de agosto de 2025 - 18:02

Para o ministro, o sucesso do Pix está incomodando interesses internacionais e ganhando notoriedade global

SOCORRO INTERNO

Governo prepara pacote para socorrer exportadoras afetadas pelas tarifas dos EUA; confira as medidas possíveis

5 de agosto de 2025 - 17:08

A ideia segue o modelo adotado durante a pandemia, quando o governo federal ajudou empresas a manter empregos formais por meio de subsídios

DECISÃO DO STF

O que Bolsonaro fez para ser preso, afinal? E o que diz a defesa do ex-presidente

5 de agosto de 2025 - 9:05

A notícia pegou de surpresa até mesmo críticos de Bolsonaro, e a primeira questão que surgiu foi: por que agora?

DECISÃO DO STF

Moraes decreta prisão domiciliar de Bolsonaro; PF apreende o celular

4 de agosto de 2025 - 18:26

O despacho justificou a decisão por descumprimento das medidas cautelares impostas pelo próprio ministro

ENCONTRO NACIONAL DO PT

As principais declarações de Lula no dia marcado por manifestações bolsonaristas

3 de agosto de 2025 - 16:49

Enquanto apoiadores de Jair Bolsonaro protestavam pelas ruas do País, o presidente fazia um discurso em Brasília — e poucos temas escaparam do petista; confira

ALÔ, TRUMP!

O recado de Lula para os EUA: “Temos tamanho, postura e interesse econômico e político para negociar” — e uma opinião polêmica sobre o dólar

3 de agosto de 2025 - 16:18

Petista disse neste domingo (3) que o Brasil quer negociar em igualdade de condições com os Estados Unidos, e também diz o que acha do uso da moeda norte-americana nas negociações comerciais

PESQUISA

Anistia para Bolsonaro: maioria dos brasileiros não vota em candidato que promete livrar ex-presidente de acusações, diz Datafolha

3 de agosto de 2025 - 15:47

O domingo (3) está sendo marcado por manifestações bolsonaristas espalhadas por todo o País

SEM GANHO EXTRA

Efeito da tarifa de Trump sobre a popularidade de Lula estanca e reprovação segue em 40%; confira a pesquisa Datafolha

2 de agosto de 2025 - 13:59

Havia expectativa sobre os ganhos de imagem para o petista, mas houve manutenção da avaliação “ruim/péssimo”, enquanto a de “ótimo/bom” oscilou de 28% para 29%

PRESSÃO NORTE-AMERICANA

Ataque de Trump a Alexandre de Moraes pode sair pela culatra, diz The Economist sobre o uso da Lei Magnitsky contra o ministro do STF

31 de julho de 2025 - 16:48

Para a publicação britânica centenária, Moraes se tornou o alvo das sanções de Trump enquanto seu ato mais notável é liderar o processo contra Jair Bolsonaro — mas os planos dos EUA podem não sair como o planejado

O ANTICABO ELEITORAL

Trump vai ajudar Lula a se reeleger? Presidente volta a liderar a corrida eleitoral, enquanto Bolsonaro perde impulso em meio ao tarifaço, mostra pesquisa

31 de julho de 2025 - 12:43

O levantamento da Atlas em parceria com a Bloomberg indica uma reviravolta no cenário eleitoral para 2026, que vinha indicando um enfraquecimento da imagem de Lula

NA MIRA DO STF

Zambelli é presa na Itália, e extradição pode levar até dois anos; veja o que acontece com o mandato da deputada

30 de julho de 2025 - 16:53

Mesmo condenada, parlamentar ainda depende de aval da Câmara para perder o cargo; processo não tem prazo para terminar

PRESSÃO PELA ANISTIA

Moraes na mira de Trump: EUA anunciam sanção ao ministro por violação aos direitos humanos; entenda as penalidades da Lei Magnitsky

30 de julho de 2025 - 16:17

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL) aproveitou o anúncio da sanção para pedir novamente que o Congresso Nacional aprove uma anistia

NEGOCIAÇÃO

Missão de senadores brasileiros chega a Washington para tentar conter tarifaço dos EUA

27 de julho de 2025 - 15:45

Esforço político dos parlamentares brasileiros pecou no timing da visita, pois acontece às vésperas do recesso Congresso dos EUA.

JULGAMENTO DO 8 DE JANEIRO

General do Exército assume autoria do plano para matar Moraes, Lula e Alckmin; confira os detalhes do depoimento

25 de julho de 2025 - 12:07

O réu no processo sobre a tentativa de golpe de Estado também revelou que chegou a comparecer entre cinco e sete vezes nos acampamentos bolsonaristas em frente aos quartéis

BARREIRA PARA NEGOCIAÇÃO

Haddad diz que família Bolsonaro está dificultando comunicação com os EUA e pede: “Sai do caminho e deixa o governo negociar”

24 de julho de 2025 - 18:10

Em entrevista à rádio Itatiaia, o ministro da Fazenda afirmou que os Bolsonaros são “especialistas em lascar o povo”

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar