🔴 CONHEÇA A TESE QUE PODE MULTIPLICAR O INVESTIMENTO POR 42X EM 12 MESES – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

ASSIM NÃO DÁ

Biden reclama de inflação e culpa Putin por disparada nos preços; saiba o que disse o presidente dos EUA sobre os resultados do CPI

Joe Biden ainda disse que o aumento de preços é a principal ameaça para a economia norte-americana

joe biden fala sobre pacote infraestrutura
Biden cobrou mais apoio dos congressistas republicanos para diminuir o custo de vida das famílias - Imagem: Shutterstock

Se por um lado é animador que a inflação americana  tenha registrado a primeira desaceleração em oito meses, por outro o CPI — índice oficial do país — segue “inaceitavelmente alto”. É mais ou menos assim que começa a nota da Casa Branca que trata da variação de preços ao consumidor em abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O indicador, divulgado hoje, revelou alta de 0,3% no mês. No acumulado de 12 meses, a alta é de 8,3%, muito distante da meta da autoridade monetária — que é de 2%.

Joe Biden aproveitou a ocasião para reiterar sua confiança no Federal Reserve, que, segundo ele, “desempenha um papel fundamental no combate à inflação no nosso país”.

E os acenos não pararam por aí: a Casa Branca também agradeceu ao Senado por aprovar a indicação de Lisa Cook para integrar a direção da autoridade monetária, mas não sem antes reafirmar a independência do Banco Central norte-americano. 

Além disso, o diagnóstico da Casa Branca para a situação dos preços parece coincidir com o que pensa Jerome Powell, presidente do BC americano. Segundo Joe Biden, a economia norte-americana é forte e o mercado de trabalho também; contudo, a inflação alta representaria a maior ameaça para estas virtudes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além do Fed

Joe Biden também tratou de outras frentes empregadas no combate à inflação, com ênfase na redução do custo de vida das famílias e na redução do déficit público. 

Leia Também

FREIO NOS CORTES

Há uma pedra no caminho da Selic – e o próximo corte de juros pode depender de Lula

SAIU DO ATOLEIRO

Lotofácil 3820 tem 41 ganhadores, mas só um deles vai sacar prêmio milionário; Mega-Sena promete R$ 46 milhões hoje, mas tem loteria pagando mais

Segundo ele, depois de derrubar o déficit em US$ 1,5 trilhão nos sete primeiros meses do calendário fiscal, sua administração estaria em curso para bater o recorde de redução de déficit em um ano.

Além disso, o déficit no orçamento público já é menor do que o observado no mesmo período de 2019, ainda antes da pandemia.

Alfinetando os adversários

Apesar de enxergar avanços, Joe Biden não perdeu a oportunidade de cutucar seus adversários. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro alvo foi o presidente da Rússia, Vladimir Putin, a quem o presidente dos Estados Unidos atribuiu a responsabilidade por parte da escalada nos preços.

Depois, foi a vez dos republicanos. Segundo Biden, o único plano dos congressistas do partido adversário para combater os aumentos nos preços seria cobrar mais impostos de famílias, o que reduziria ainda mais seu poder aquisitivo.

Por fim, o presidente dos Estados Unidos também cobrou os oposicionistas pela aprovação de leis que permitam ao país reduzir impostos para as famílias, reduzir o déficit do orçamento público e fabricar mais itens internamente, gerando empregos e renda no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Prédio do Banco Central. 3 de novembro de 2026 - 9:10
O economista André Lara Resende 2 de novembro de 2026 - 13:58
Gráfico de análise do mercado financeiro de ações com acumulações crescentes de moedas, uma sobreposição de gráfico em velas e um calendário. ID da foto: 2255662762 1 de novembro de 2026 - 15:04
Thumb do podcast Touros e Ursos edição 294 30 de outubro de 2026 - 19:39
Bilhete da Mega-Sena em destaque, com globo de sorteio, bolas numeradas e confetes ao fundo. Composição mostra um bilhete da Mega-Sena em primeiro plano, ao lado de um globo de sorteio e bolas numeradas, com a frase “Prêmio recorde” na base. 29 de outubro de 2026 - 5:49
Logo do Mercado Livre (MELI34) com fundo de gráfico e cotações 27 de outubro de 2026 - 14:22
Vencedor da Lotofácil fez a aposta pelos canais eletrônicos da Caixa. O outro foi a uma lotérica. 27 de outubro de 2026 - 5:58
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil, está sentado, com um microfone e um copo de água sobre a mesa que está a sua frente 26 de outubro de 2026 - 19:43
Prédio do Banco Central em Brasília. 24 de outubro de 2026 - 8:59
Homem de óculos e camisa social aparece em close-up, com fundo escuro. 23 de outubro de 2026 - 15:56
Armazém de varejo cheio de prateleiras com caixas de papelão e pacotes. 23 de outubro de 2026 - 11:15
James Bond Agente 007 23 de outubro de 2026 - 11:09
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar