O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-05-11T13:51:15-03:00
Carolina Gama
CRISE ENERGÉTICA

E agora, Putin? Ucrânia reage e fecha a torneira do gasoduto russo; entenda esse novo capítulo da guerra

Como toda ação tem uma reação, os preços do gás natural na Europa dispararam depois que a operadora ucraniana suspendeu os fluxos por meio de um importante ponto de entrada

11 de maio de 2022
13:51
Presidente russo, Vladimir Putin, apoiado em uma mesa, com o dedão na boca
O presidente da Rússia, Vladimir Putin - Imagem: Flickr

A guerra entre Rússia e Ucrânia ganhou um capítulo que já era esperado por muitos, mas que só aconteceu agora: o corte no fornecimento de gás entre os dois países. 

A Rússia responde por 40% das importações de gás natural da União Europeia (UE) e, há muito tempo, vem ameaçando suspender esse envio em resposta às sanções impostas pelo bloco. 

Mas quem deu o primeiro passo nessa direção foi a Ucrânia. A operadora estatal ucraniana TSO anunciou na última terça-feira (10) uma situação de “força maior” — na prática, isso significa que a empresa está enfrentando circunstâncias imprevisíveis e que impedem o cumprimento de um contrato. 

Com a declaração — a primeira desse tipo desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro — o gás russo que passa pelo território ucraniano deixou de ir para o resto da Europa nesta quarta-feira (11).

A operadora também bloqueou o transporte de gás através de sua estação de compressão de Novopskov, através da qual é transportado quase um terço do gás  — até 32,6 milhões de metros cúbicos por dia — da Rússia para a Europa.

Tanto a estação de medição de gás de Sokhranivka quanto a de Novopskov estão situadas em áreas ocupadas pelos russos no leste da Ucrânia, e a Gás TSO culpou “as ações dos ocupantes” pela interrupção do trânsito de gás.

Guerra: uma reação há muito esperada

O fechamento da torneira do gasoduto russo pela Ucrânia, embora tenha acontecido pela primeira vez desde a invasão do país, era esperada pelos especialistas. 

Timothy Ash, estrategista sênior soberano de EM da BlueBay Asset Management, disse que ficou surpreso que a Ucrânia não tenha cortado o trânsito de gás e energia antes, na ausência de um bloqueio de energia imposto pela Europa.

“A própria Rússia está atingindo depósitos e suprimentos de combustível ucranianos, então talvez esta seja uma resposta ucraniana a isso”, afirmou ele para a rede CNBC. 

O efeito colateral das torneiras fechadas

Como toda ação tem uma reação, os preços do gás natural na Europa dispararam depois que a operadora de rede estatal da Ucrânia suspendeu os fluxos russos por meio desse importante ponto de entrada.

Os preços do gás natural TTF na Europa subiram mais de 6,4% na manhã desta quarta-feira (11), segundo dados da Refinitiv.

De acordo com especialistas em energia, se o corte de fornecimento persistir, esse será o impacto mais direto até agora nos mercados de energia europeus durante a guerra na Ucrânia.

A operadora, no entanto, disse que pode cumprir suas obrigações de trânsito com os parceiros europeus redirecionando o gás para o ponto de interconexão de Sudzha, localizado em território controlado pela Ucrânia.

De qualquer forma, as remessas de gás da russa Gazprom para a Europa via Ucrânia caíram em um quarto depois que Kiev disse que foi forçada a interromper todos os fluxos do ponto de trânsito de Sokhranovka, no sul da Rússia. 

*Com informações da CNBC e da Reuters

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

DE VOLTA DAS CINZAS

Nova esperança da Terra (LUNA)? Criador do projeto tenta salvar criptomoeda que desapareceu com proposta de atualização; é o suficiente?

O relançamento da Terra inclui distribuição gratuita de novas criptomoedas para alguns investidores; saiba se você pode receber

concorrência no varejo

Magalu ameaçada? Dona da rival Shopee tem salto na receita e lidera aplicativos baixados no Brasil

Papéis da controladora da Shopee subiram 14% na bolsa de Nova York (Nyse) ontem (18) e fecharam o pregão valendo US$ 80,14

EM TEMPO REAL

TCU retoma julgamento da privatização da Eletrobras (ELET3) hoje; acompanhe ao vivo

O governo está otimista com a perspectiva de que o processo seja aprovado pelo tribunal

DE ROUPA NOVA

Com foco em criptomoedas e NFTs, Zuckerberg muda o nome do Facebook Pay para Meta Pay; entenda as alterações

Novo passo em direção ao metaverso inclui na plataforma de pagamentos e negociações usada no WhatsApp as funções de empréstimos e investimentos em ativos digitais

NA SAÚDE E NA DOENÇA

Parceria bilionária entre Dasa (DASA3) e Inspirali, da Ânima (ANIM3), sai do papel com foco em formação médica; confira detalhes do projeto

Iniciativa deve beneficiar os mais de 10 mil estudantes de Medicina da Inspirali assim como os médicos que fazem parte das mais de 900 unidades de medicina diagnóstica e hospitais da Dasa

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies