Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
PANE NO SISTEMA?

Mais problemas para Zuckerberg: Falha no Facebook aumenta divulgação de fake news, violência e nudez em 30%

O bug na rede social durou por cerca de seis meses e fez com que cerca de metade de todas as visualizações do Feed de Notícias fosse exposta a conteúdos problemáticos

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook/Meta, na disputa pelo metaverso
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook/Meta - Imagem: Shutterstock

“Falem bem ou falem mal, mas falem de mim”. Se Mark Zuckerberg adotasse a velha máxima resgatada pela cantora mirim brasileira Melody, esta semana o faria estar nas alturas. Afinal, nem ele nem a sua empresa Meta (FBOK34), dona do Facebook, saíram dos holofotes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mais nova polêmica sobre a companhia é um "bug'' na rede social criada pelo jovem bilionário. O Facebook costuma bloquear conteúdos prejudiciais aos usuários, como nudez, violência e notícias falsas. 

Porém, de acordo com um relatório enviado ao jornal The Verge, uma “falha maciça de classificação” na rede promoveu essas postagens e as expôs a muitos usuários, ao invés de combatê-las.

O bug do Facebook e as fake news

As postagens na rede social passam por uma classificação para verificar o tipo de conteúdo que é compartilhado. Porém, essa ferramenta estava com uma falha gigantesca — e o problema foi identificado por um grupo de engenheiros do próprio Facebook pela primeira vez em outubro do ano passado. 

Na época, os funcionários de Zuckerberg notaram que, de repente, uma enorme quantidade de notícias falsas e desinformação começou a ser compartilhada na rede social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A falha no Facebook durou por cerca de seis meses e fez com que cerca de metade de todas as visualizações do Feed de Notícias fosse exposta a esse tipo de conteúdo problemático.

Leia Também

Conteúdo BTG Pactual

O que a Grand Capital faz para se destacar entre os escritórios de assessoria ligados ao BTG Pactual

COPO MEIO VAZIO

Heineken anuncia brasileiro como seu novo CEO: saiba quem é o executivo que tentará reerguer a companhia

Ou seja, em vez de sufocar essas publicações, o feed estava distribuindo as postagens — e, inclusive, aumentando as visualizações desses conteúdos, que subiram até 30% por todo o mundo.

Por um tempo, essas visualizações caíram, mas dispararam no último mês, até que os engenheiros corrigiram o problema de classificação em 11 de março.

Nudez, violência e russos no Feed de Notícias

A falha não só divulgou conteúdos falsos no Facebook, como também permitiu postagens com nudez e violência — conteúdos que geralmente são reprimidos por Mark Zuckerberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse “downranking” funciona como um rebaixamento de postagens controversas, que incluem guerras, conteúdos com nudez explícita, discurso de ódio e histórias políticas controversas. 

Basicamente, é uma forma que a Meta encontrou para melhorar a qualidade do feed de notícias e voltar às raízes mais alegres e descontraídas do Facebook. 

Além dos conteúdos já suprimidos pela empresa, a rede social prometeu recentemente parar de permitir conteúdos da mídia estatal russa, como uma forma de sanção ao país de Vladimir Putin por conta da invasão da Ucrânia. Porém, as postagens da imprensa da Rússia continuaram no Facebook.

A falha no Facebook começou em 2019

De acordo com o porta-voz da Meta, Joe Osborne, esse tipo de falha de “sufocamento” desses conteúdos já tinha sido visto cinco vezes, sendo a primeira em 2019. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, até outubro de 2021, nenhuma delas tinha causado impactos tão significativos.

“Traçamos a causa raiz para um bug de software e aplicamos as correções necessárias”, afirmou Osborne.

O porta-voz ainda destacou que a falha “não teve algum impacto significativo e de longo prazo em nossas métricas”. 

*Com informações de The Verge

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Rede D'Or rdor3 saúde hospital 22 de junho de 2026 - 19:49
print do youtube contendo a logo da spacex no topo, elon musk ao centro e a logo da nasdaq na parte inferior, em evento de ipo da spacex 22 de junho de 2026 - 18:45
22 de junho de 2026 - 17:33
GTA 6, Take-Two, Rockstar Games 22 de junho de 2026 - 14:19
Hapvida, operadora de saúde, sendo analisada por um médico 22 de junho de 2026 - 13:27
brasil petróleo petrobras prio 22 de junho de 2026 - 12:49
Vale Xerém - RJ - CTSS (Centro Tecnológico de Soluções Sustentáveis).Foto da Fachada com a logo da Vale (VALE3) em destaque. 22 de junho de 2026 - 11:00
Trem com o logo da Rumo RAIL3 | Dividendos 22 de junho de 2026 - 10:24
Celular com logo Nubank 20 de junho de 2026 - 15:03
Escritório da Cosan (CSAN3). 19 de junho de 2026 - 19:30
Logo da BB Seguridade (BBSE3) 19 de junho de 2026 - 17:35
Nova sede do QuintoAndar, no bairro da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo — Foto: Divulgação 19 de junho de 2026 - 14:03
CSN Cimentos IPO CSNA3 CMIN3 recompra de ações 19 de junho de 2026 - 13:04
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar