O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-01-17T20:17:28-03:00
Carolina Gama
FAÇA-SE A LUZ

EDP Brasil (ENBR3) aumenta distribuição de energia em 2021, mas vê queda no trimestre; confira detalhes da prévia

Consumo de energia distribuída no trimestre refletiu condições climáticas mais amenas e a menor recuperação das atividades econômicas

17 de janeiro de 2022
20:17
Logo da EDP Brasil
Veja os destaques financeiros da EDP Brasil no terceiro trimestre. - Imagem: Divulgação

Apesar de a pandemia ter limitado o crescimento econômico em 2021, a retomada gradual em algumas atividades fez com que a EDP Brasil (ENBR3) vendesse mais energia em todos os segmentos em que atua no ano passado. 

De acordo com prévia operacional divulgada nesta segunda-feira (17), a empresa encerrou o ano com um crescimento de 5,5% na energia distribuída quando comparado com 2020, para um total de 26 milhões de megawatts/hora (MWh). 

Indústria foi o segmento com o maior avanço percentual no período, com aumento de 8,9%. Na sequência aparece o setor rural, com 8,0%; o comercial, com 5,8%; concessionárias e geradores, com 5,0%; permissionárias, com 2,1%; e residencial, com 1,1%.  

Considerando o total do mercado livre, houve aumento de 11,6% em 2021 ante 2020, para 12,4 milhões de MWh, enquanto o mercado cativo viu uma alta de 0,5% na mesma base de comparação, para um total de 13,5 milhões de MWh. 

EDP Brasil distribui menos no trimestre

Embora tenha fechado o ano com um crescimento maior, a distribuição da EDP Brasil não apresentou a mesma performance no quarto trimestre de 2021. 

Entre outubro e dezembro de 2021, a empresa viu o total de energia distribuída cair 1,5% quando comparado com 2020, para um total de 6,5 milhões de MWh. 

Em comunicado, a EDP Brasil diz que o consumo de energia distribuída no trimestre refletiu as condições climáticas mais amenas e a menor recuperação das atividades econômicas quando comparado com o mesmo período de 2020, quando houve o melhor resultado entre trimestres daquele ano. 

O setor rural liderou a baixa em termos percentuais, com queda de 14,1% em base anual. Na sequência aparecem as permissionárias, com -10,0%; concessionárias e geradores, com -5,8%; residencial, com -5,5%; e comercial, com -0,6%.

Na contramão, a indústria foi o único segmento que cresceu em distribuição: 2,1%. 

Considerando o total do mercado livre, houve aumento de 5,0% no quarto trimestre de 2021 ante o mesmo período do ano anterior, para 3,1 milhões de MWh, enquanto o mercado cativo viu uma queda de 6,9% na mesma base de comparação, para um total de 3,3 milhões de MWh. 

Desempenho por região

A EDP São Paulo viu um aumento de 5,2% no total de energia distribuída em 2021 ante 2020, para 15,8 milhões de MGWh. No trimestre, no entanto, houve queda de 3,0%, para 3,9 milhões de MGh.

A EDP Espírito Santo registrou crescimento de 6,0% no ano, para 10,2 milhões de MGWh, enquanto no trimestre a alta foi de 0,9%, para 2,5 milhões de MGWh. 

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

SOBE E DESCE

IRB (IRBR3) lidera pelotão de altas do Ibovespa e Méliuz (CASH3) vai na direção oposta — veja o que foi destaque na bolsa na semana

Lá fora, as negociações da semana foram marcadas pela entrada do S&P 500 no chamado bear market, ou território de queda; por aqui, o principal índice da B3 acumulou ganhou de 1,46%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies