🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Larissa Vitória

Larissa Vitória

É repórter do Seu Dinheiro. Formada em jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo portal SpaceMoney e pelo departamento de imprensa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

UP NA CONEXÃO MÓVEL

5G chega a São Paulo hoje e pode multiplicar receitas de Tim, Vivo e Claro — saiba o que esperar da tecnologia

As companhias do setor de telecomunicações têm muito a ganhar com a entrada do coração financeiro do país na lista de cidades com a tecnologia

Larissa Vitória
Larissa Vitória
4 de agosto de 2022
7:01 - atualizado às 13:08
5G, Tim , Vivo
Imagem: Shutterstock

A chegada da quinta geração de internet marcará o início de uma nova era para a conexão móvel no Brasil. E mais um passo rumo a esse ciclo será dado nesta quinta-feira (4), com a ativação do sinal 5G na cidade de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A gigante paulista será a quinta capital brasileira a receber a tecnologia — Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre foram as pioneiras. E as companhias do setor de telecomunicações têm muito a ganhar com a entrada do coração financeiro do país na lista.

Isso porque, enquanto o 4G melhorou a vida dos usuários comuns, o 5G terá um impacto ainda maior para as empresas. É o que diz Flavio Conde, analista de ações da Levante Investimentos.

A tecnologia promete uma velocidade até 100 vezes maior que a geração anterior e trará vantagens como:

  • conexão de centenas dispositivos em uma única rede com estabilidade de sinal;
  • alta velocidade de transmissão de dados;
  • e uma experiência de uso sem atraso entre o envio e o recebimento de comandos via internet.

“O 5G vai fazer com que as empresas, principalmente, usem muito mais o móvel para comunicação com fornecedores, parceiros e clientes. Com isso, a receita que Tim, Vivo e Claro têm com usos corporativos pode se multiplicar, nas minhas contas, de três a cinco vezes”, afirma Conde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As três maiores empresas de telecomunicações do país ficaram com o “filé mignon” dos lotes da “faixa nobre” do 5G no leilão da tecnologia, realizado em novembro do ano passado.

Leia Também

Esse salto ainda não está precificado nas três ações, de acordo com o analista. “A telefonia móvel vai entrar em uma nova fase e essas empresas, que estavam com o faturamento praticamente estável, poderão crescer entre 20% e 25% ao ano nos próximos três anos”, afirma.

A contrapartida desse potencial aumento na receita é o volume de investimentos necessário para colocar o 5G de pé. A empresa vitoriosa será aquela que conseguir entregar um bom serviço sem perder de vista a rentabilidade para o acionista.

No acumulado deste ano, as ações da TIM (TIMS3) registram queda de 3,25%, e as da Telefônica/Vivo (VIVT3) recuam um pouco mais, 6,71%. A Claro tem capital aberto, mas não possui papéis negociados na bolsa brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lembrando que as três teles tiraram um concorrente da jogada quando compraram juntas as operações de telefonia móvel da Oi (OIBR3). 

Chegada antecipada

A chegada do 5G (e todas as suas vantagens) a São Paulo estava prevista para ocorrer apenas no final de setembro. A antecipação ocorreu porque o número de pedidos para instalação de antenas foi o triplo do esperado.

Segundo as regras do edital que regula a implementação da tecnologia, seriam necessárias, no mínimo, 462 estações na primeira fase. O cálculo considera uma antena de 5G para cada 100 mil habitantes das capitais brasileiras.

Até a última terça-feira (02), porém, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu 1,37 mil pedidos de licenciamento para a faixa de 3,5 GHz — que permite conexões rápidas em longo alcance.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado ao órgão, liberou a ativação do sinal.

Veja também — Na pressa por encerrar recuperação, Oi (OIBR3) recebe proposta de R$ 1,6 bi por operação fixa

5G para poucos

Contudo, mesmo com a quantidade de antenas acima do previsto, a cobertura do sinal 5G deve atingir, por enquanto, apenas 25% da área urbana da cidade.

Segundo informações da Anatel, os locais com maior concentração de equipamentos são o Centro Histórico, a região da Avenida Paulista e o Itaim Bibi.

Outras partes da capital paulista, como os bairros da Aclimação, Mooca e Brás, devem contar com um sinal mais limitado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ampliação da cobertura 5G na faixa de 3,5 GHz em São Paulo e outras capitais está prevista para ser concluída em julho de 2025. Já para outros municípios o prazo é ainda maior, até 2029.

Empresas testam novos usos para o 5G

Conforme explicamos no início, uma das novidades do 5G é a ampliação do uso da conexão móvel nas empresas. E diversas companhias já têm implementado projetos para testar as possibilidades abertas pela tecnologia.

A Gerdau é uma delas. Em parceria com a Embratel, a siderúrgica constrói uma rede 5G privativa nos 8,3 milhões de metros quadrados de uma de suas plantas industriais em Ouro Branco, Minas Gerais.

O sinal, que é fornecido pela Claro, permitirá o investimento em equipamentos inteligentes, incluindo veículos que podem ser operados à distância e câmeras de monitoramento que detectam problemas de segurança e interrompem automaticamente a operação industrial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por enquanto, a rede ainda opera sob conexão 4G. Mas o previsto é que, na terceira e última fase do projeto, o 5G entre em ação e permita que a Gerdau obtenha uma velocidade de 4,8 gigabits por segundo (Gbps), contra os 256 (megabits por segundo) Mbps alcançados na primeira etapa.

Além da produtora de aço, a Huawei também já utiliza a tecnologia em uma fábrica em Jundiaí, cidade localizada a 57 quilômetros da capital paulista.

Em parceria com a Vivo, a fabricante chinesa substituiu estruturas físicas de cabeamento por 14 antenas 5G em uma área de 30 mil metros quadrados.

Uma das vantagens obtidas com a nova conexão também é o uso de câmera com inteligência artificial. Os equipamentos detectam, em tempo real, defeitos na linha de montagem e funcionários sem equipamentos de proteção, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Huawei também testa o uso de óculos de realidade aumentada, que facilitam a manutenção de equipamentos.

*Com informações da Agência Brasil e Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PRÉVIA OPERACIONAL 3T35

Recorde de vendas e retorno ao Minha Casa Minha Vida: é hora de comprar Eztec (EZTC3)? Os destaques da prévia do 3T25

20 de outubro de 2025 - 11:55

BTG destaca solidez nos números e vê potencial de valorização nas ações, negociadas a 0,7 vez o valor patrimonial, após a Eztec registrar o maior volume de vendas brutas da sua história e retomar lançamentos voltados ao Minha Casa Minha Vida

BALANÇO SEMANAL

Usiminas (USIM5) lidera os ganhos do Ibovespa e GPA (PCAR3) é a ação com pior desempenho; veja as maiores altas e quedas da semana

18 de outubro de 2025 - 15:40

Bolsa se recuperou e retornou aos 143 mil pontos com melhora da expectativa para negociações entre Brasil e EUA

ESTRATÉGIA

Como o IFIX sobe 15% no ano e captações de fundos imobiliários continuam fortes mesmo com os juros altos

18 de outubro de 2025 - 14:25

Captações totalizam R$ 31,5 bilhões até o fim de setembro, 71% do valor captado em 2024 e mais do que em 2023 inteiro; gestores usam estratégias para ampliar portfólio de fundos

DAY TRADE

De operário a milionário: Vencedor da Copa BTG Trader operava “virado”

18 de outubro de 2025 - 13:29

Agora milionário, trader operava sem dormir, após chegar do turno da madrugada em seu trabalho em uma fábrica

FORTALEZA SEGURA

Apesar de queda com alívio nas tensões entre EUA e China, ouro tem maior sequência de ganhos semanais desde 2008

17 de outubro de 2025 - 19:11

O ouro, considerado um dos ativos mais seguros do mundo, acumulou valorização de 5,32% na semana, com maior sequência de ganhos semanais desde setembro de 2008.

COPA BTG TRADER

Roberto Sallouti, CEO do BTG, gosta do fundamento, mas não ignora análise técnica: “o mercado te deixa humilde”

17 de outubro de 2025 - 18:40

No evento Copa BTG Trader, o CEO do BTG Pactual relembrou o início da carreira como operador, defendeu a combinação entre fundamentos e análise técnica e alertou para um período prolongado de volatilidade nos mercados

VAI COMEÇAR O BARATA-VOA?

Há razão para pânico com os bancos nos EUA? Saiba se o país está diante de uma crise de crédito e o que fazer com o seu dinheiro

17 de outubro de 2025 - 17:25

Mesmo com alertas de bancos regionais dos EUA sobre o aumento do risco de inadimplência de suas carteiras de crédito, o risco não parece ser sistêmico, apontam especialistas

AUMENTOU O RISCO BRASIL?

Citi vê mais instabilidade nos mercados com eleições de 2026 e tarifas e reduz risco em carteira de ações brasileiras

17 de outubro de 2025 - 13:03

Futuro do Brasil está mais incerto e analistas do Citi decidiram reduzir o risco em sua carteira recomendada de ações MVP para o Brasil

QUANDO HÁ UMA BARATA…

Kafka em Wall Street: Por que você deveria se preocupar com uma potencial crise nos bancos dos EUA

17 de outubro de 2025 - 9:49

O temor de uma infestação no setor financeiro e no mercado de crédito norte-americano faz pressão sobre as bolsas hoje

REGIME FÁCIL

B3 se prepara para entrada de pequenas e médias empresas na Bolsa em 2026 —  via ações ou renda fixa

16 de outubro de 2025 - 0:05

Regime Fácil prevê simplificação de processos e diminuição de custos para que companhias de menor porte abram capital e melhorem governança

INVESTIMENTO CONSCIENTE

Carteira ESG: BTG passa a recomendar Copel (CPLE6) e Eletrobras (ELET3) por causa de alta no preço de energia; veja as outras escolhas do banco

15 de outubro de 2025 - 18:58

Confira as dez escolhas do banco para outubro que atendem aos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa

TOUROS E URSOS #243

Bolsa em alta: oportunidade ou voo de galinha? O que você precisa saber sobre o Ibovespa e as ações brasileiras

15 de outubro de 2025 - 13:30

André Lion, sócio e CIO da Ibiuna, fala sobre as perspectivas para a Bolsa, os riscos de 2026 e o impacto das eleições presidenciais no mercado

NOVIDADE NA APOSENTADORIA

A estratégia deste novo fundo de previdência global é investir somente em ETFs — entenda como funciona o novo ativo da Investo

15 de outubro de 2025 - 10:19

O produto combina gestão passiva, exposição internacional e benefícios tributários da previdência em uma carteira voltada para o longo prazo

SD ENTREVISTA

De fundo imobiliário em crise a ‘Pacman dos FIIs’: CEO da Zagros revela estratégia do GGRC11 — e o que os investidores podem esperar daqui para frente

15 de outubro de 2025 - 6:07

Prestes a se unir à lista de gigantes do mercado imobiliário, o GGRC11 aposta na compra de ativos com pagamento em cotas. Porém, o executivo alerta: a estratégia não é para qualquer um

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar fraco, ouro forte e bolsas em queda: combo China, EUA e Powell ditam o ritmo — Ibovespa cai junto com S&P 500 e Nasdaq

14 de outubro de 2025 - 17:55

A expectativa por novos cortes de juros nos EUA e novos desdobramentos da tensão comercial entre as duas maiores economias do mundo mexeram com os negócios aqui e lá fora nesta terça-feira (14)

CORTANDO CAMINHO

IPO reverso tem sido atalho das empresas para estrear na bolsa durante seca de IPOs; entenda do que se trata e quais os riscos para o investidor

14 de outubro de 2025 - 6:03

Velocidade do processo é uma vantagem, mas o fato de a estreante não precisar passar pelo crivo da CVM levanta questões sobre a governança e a transparência de sua atuação

NÃO PARAM DE SUBIR

Ainda mais preciosos: ouro atinge novo recorde e prata dispara para máxima em décadas

13 de outubro de 2025 - 18:25

Tensões fiscais e desconfiança em moedas fortes como o dólar levam investidores a buscar ouro e prata

CARTA MENSAL

Sparta mantém posição em debêntures da Braskem (BRKM5), mas fecha fundos isentos para não prejudicar retorno

13 de outubro de 2025 - 17:15

Gestora de crédito privado encerra captação em fundos incentivados devido ao excesso de demanda

MEDINDO A TEMPERATURA

Bolsa ainda está barata, mas nem tanto — e gringos se animam sem pôr a ‘mão no fogo’: a visão dos gestores sobre o mercado brasileiro

13 de outubro de 2025 - 13:20

Pesquisa da Empiricus mostra que o otimismo dos gestores com a bolsa brasileira segue firme, mas perdeu força — e o investidor estrangeiro ainda não vem em peso

CRIPTOMOEDAS HOJE

Bitcoin (BTC) recupera os US$ 114 mil após ‘flash crash’ do mercado com Donald Trump. O que mexe com as criptomoedas hoje?

13 de outubro de 2025 - 10:15

A maior criptomoeda do mundo voltou a subir nesta manhã, impulsionando a performance de outros ativos digitais; entenda a movimentação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar