A guerra na Ucrânia caminha para o seu terceiro mês de conflito e ganha um novo capítulo com a possível entrada da Finlândia e Suécia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). As informações são da Agence France-Presse (AFP).
De acordo com o primeiro-ministro da Finlândia, o país nórdico tomou essa decisão após a invasão da Ucrânia, em 24 de fevereiro deste ano. A Suécia também manifestou interesse em entrar na Otan, com ingresso apoiado pelos Estados Unidos.
Rússia e os países nórdicos na Otan
Dos países da península escandinava, apenas a Noruega faz parte da Otan — e é o que está mais distante da Rússia. Mais ao leste, a Finlândia é o único país que faz fronteira com o gigante do continente euro-asiático.
"Estou confiante de que os aliados olham de forma construtiva e positiva para sua participação nesta aliança", disse o vice-secretário-geral da Otan, Mircea Geoana, em meio à reunião entre diplomatas de países da Otan em Berlim neste domingo.
Retaliações
A Rússia já havia criticado os planos da Finlândia de se inscrever para ingressar na Otan, alegando que seria “forçada” a retaliar se o país neutro se juntar à aliança militar.
Em comunicado na última quinta-feira (12), o Ministério das Relações Exteriores russo disse que a adesão da Finlândia à Otan é uma mudança radical na política externa do país.
“A Rússia será forçada a tomar medidas de retaliação, tanto de natureza militar-técnica quanto de outra natureza, a fim de impedir que surjam ameaças à sua segurança nacional”
diz a nota
Do outro lado, a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que os EUA apoiarão a Finlândia e a Suécia caso os países busquem se unir à Organização. No mesmo dia da nota russa, a porta-voz destacou a importância dos norte-americanos em fortalecer parcerias com aliados na região.
O que dizem os russos
Antes do conflito com a Ucrânia, a Rússia já havia declarado seu desagrado com o avanço da Otan pelos países vizinhos. A nação governada por Vladimir Putin alega um verdadeiro cerco do Ocidente.
De acordo com o site oficial da Otan, na Europa, apenas Ucrânia e Bielorrússia não fazem parte do acordo. No leste do continente, estão Estados Unidos e Canadá, que fazem parte da Organização.