🔴 META: ‘CAÇAR’ AS CRIPTOMOEDAS MAIS PROMISSORAS DO MERCADO DE FORMA AUTOMÁTICA – SAIBA COMO

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

AMIZADE COM BARREIRAS

Putin não pode mais contar com a China? Rússia enfrenta limites em sua rota de fuga das sanções; saiba quais

Embora os chineses sejam contrários às medidas punitivas impostas por EUA e Europa, Pequim não tem muita margem de manobra para ajudar Moscou. Mas algo sempre pode ser feito — saiba o que

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimenta com um aperto de mãos o presidente da China, Xi Jinping
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping - Imagem: Shutterstock

Existe a crença de que uma amizade verdadeira não tem limites, mas, na prática, não é bem assim. Prova disso é a relação entre Rússia e China: Pequim rejeitou as sanções econômicas impostas aos russos,  emergindo como uma “rota de fuga” para Vladimir Putin escapar das pesadas punições do Ocidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês passado, os EUA anunciaram uma proibição completa das importações russas de petróleo, gás e carvão, na sequência do apelo da Ucrânia para que as sanções fossem ampliadas. 

Em seguida, o Reino Unido decidiu acabar gradualmente com as importações de petróleo russo até o fim deste ano, enquanto a União Europeia (UE) traça planos para reduzir suas compras em dois terços.

Como saída ao boicote ocidental, a Rússia começou a enviar lotes não só de petróleo como também de carvão para a China — uma medida adotada pelos dois países para manter o fluxo no comércio de energia e mitigar a pressão internacional devido à guerra na Ucrânia.

Só que, agora, esse apoio prestado pelos chineses começa a encontrar algumas barreiras. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto petróleo a Rússia exporta?

Para dimensionar o efeito das sanções sobre o setor de energia russo, primeiro temos que entender o papel do país no setor. 

Leia Também

A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita. Listamos abaixo dos dez maiores exportadores da commodity  no mundo, em barris produzidos por dia:

Gráfico de barra mostrando os maiores exportadores de petróleo do mundo
Fonte: Bloomberg, com base em dados de 2020

Dos cerca de cinco milhões de barris de petróleo bruto que a Rússia exporta por dia, mais da metade vai para a Europa.

Os EUA são menos dependentes, com cerca de 3% das importações vindas de lá. No Reino Unido, a situação é um pouco mais delicada, mas nem tanto: 8% do petróleo importado vem dos russos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da China, no ano passado, 16% das importações da commodity vieram da Rússia. Isso torna a Rússia o segundo maior fornecedor para os chineses, depois da Arábia Saudita. Cerca de 5% do gás natural da China também veio da Rússia no ano passado.

“A China importou no ano passado cerca de 1,6 milhão de barris por dia de petróleo russo e pode absorver outros 2 milhões de barris por dia ou até mais para ajudar na manutenção do fluxo da energia vendida pela Rússia”, disse Francisco Blanch, chefe global de pesquisa de commodities e derivativos do Bank of America (BofA). 

China, uma rota de fuga com limites

Uma análise mais detalhada das exportações de energia da Rússia revela que a China é uma rota de fuga para as proibições do Ocidente — mas há limites. 

As exportações de energia russas para o leste, por exemplo, enfrentam grandes restrições de recursos e gargalos logísticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal rota de exportação da Rússia para a China é o oleoduto da Sibéria Oriental (ESPO), que embarcou cerca de 700 mil barris de petróleo por dia em 2021. Outros 900 mil barris de petróleo por dia foram enviados por petroleiros.

Segundo especialistas, há pouco espaço para expansão imediata dessa ou de outras rotas, dadas as restrições na capacidade de dutos e terminais marítimos. Além disso, o envio de petróleo por navio-tanque esbarra em outro obstáculo: os preços. 

“A demanda na Ásia segue aquecida, mas mandar o gás para lá não é tarefa fácil. Os petroleiros são alternativas, mas o aumento do uso desse tipo de transporte vai gerar, em breve, uma disputa que pode encarecer custos e elevar preços”, afirma Blanch. 

Uma pequena fonte adicional poderia ser a Ilha Sakhalin. Na cúpula da amizade sem limites, de 4 de fevereiro, Putin e o presidente chinês, Xi Jinping, anunciaram uma extensão do oleoduto Sakhalin-Vladivostok. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do gás, uma opção seria o gasoduto Power of Siberia 1 que, dada a capacidade não utilizada existente, permitiria que a gigante do gás russo Gazprom aumentasse as entregas para o nordeste da China nos próximos anos. 

Mas o problema está na fonte: os recursos de gás da Sibéria Oriental são modestos em comparação com a Sibéria Ocidental. 

Somando todas as opções, a Gazprom poderia fornecer mais 28 bilhões de metros cúbicos de gás à China até 2025; ainda assim, seria apenas uma fração dos 155 bilhões de metros cúbicos que a Rússia forneceu à Europa em 2021.

“É fato que a Europa tem uma grande dependência do gás russo, já que importa de Moscou 40% do que é consumido, mas a verdade é que o gás russo também não tem muitas opções de curto prazo que não sejam os países europeus”, afirmou Christopher Kunplent, chefe de pesquisa de energia do Bank of America para a Europa, Oriente Médio e África. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto Blanch como Kunplent, ambos analistas do BofA, lembram que a China está passando por um lockdown severo para conter a disseminação da covid-19, o que deve impactar na demanda por energia, podendo atrapalhar os planos de exportação da Rússia no curto prazo. 

Confira detalhes dos efeitos das sanções sobre a Rússia:

https://www.youtube.com/watch?v=WYho6uT-ogo

Ainda tem o carvão da Rússia…

Além de petróleo e gás, a Rússia também é uma grande exportadora de carvão, que também está na mira das sanções dos EUA e seus aliados. 

A esperança da indústria de carvão russa é transferir seu principal mercado de exportação para a região do Pacífico, principalmente para a China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China já é o maior comprador de carvão russo, recebendo mais de 50 milhões de toneladas no ano passado por via ferroviária e marítima do Extremo Oriente. 

A Rússia, por sua vez, respondeu por cerca de 15% das importações totais da China e foi seu segundo maior fornecedor, atrás da Indonésia.

Mas a principal restrição, novamente, é o transporte. O carvão é responsável por metade de todo o tráfego de carga no sistema ferroviário russo, mas o tráfego aponta para o oeste, não para o leste. 

A Rússia tentou expandir suas duas principais artérias ferroviárias para o Pacífico (a BAM e a Transiberiana), mas o esforço subfinanciado está avançando lentamente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A substituição de pelo menos um terço da energia exportada pela Rússia para a Europa não será algo fácil de alcançar em um ano ou no curto prazo”, afirmou Kunplent. 

As primeiras entregas em yuan estão chegando…

Apesar de todas as dificuldades, o comércio de energia entre Rússia e China segue avançando. Neste mês, os primeiros carregamentos de carvão comprados em março por várias empresas chinesas em yuan chegarão ao país, segundo a Bloomberg. 

Já os primeiros barris de petróleo pagos na moeda local serão entregues às refinarias chinesas em maio, de acordo com fontes ouvidas pela agência.

Estas são as primeiras importações de commodities pagas em yuan desde que as sanções do Ocidente cortaram vários bancos russos do sistema financeiro internacional devido à guerra na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento é significativo já que o uso do dólar no comércio global incomoda a China, que acelerou os esforços para tentar reverter esse quadro após as sanções.

*Com informações da Reuters e da Fortune

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
MAIS TEMPO PARA APOSTAR

Sorteios das Loterias Caixa têm novo horário a partir de hoje (3); veja como ficam os sorteios da Mega-Sena e outros jogos

3 de novembro de 2025 - 10:02

Mudança em horário de sorteio das loterias começa a valer nesta segunda-feira (3); prazos para apostas também foram atualizados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Maré baixa para fundos de infraestrutura isentos de IR, dados de PMI, e o que mais o investidor precisa saber hoje

3 de novembro de 2025 - 7:50

Rentabilidade das debêntures incentivadas, isentas de IR, caiu levemente mês passado, mas gestores se preocupam com ondas de resgates antecipados; investidores também estão de olho em dados econômicos internacionais e na fala de dirigente do Fed

ANOTE NO CALENDÁRIO

Decisão do Copom, balanço da Petrobras (PETR4) e mudança de horário das bolsas — confira a agenda econômica da semana

3 de novembro de 2025 - 7:02

A temporada de resultados pega fogo aqui e lá fora, enquanto a política monetária também dá o tom dos mercados no exterior, com decisão na Inglaterra, discursos do BCE e ata do BoJ

NOVO HORÁRIO NA B3

Horário de verão na bolsa? B3 vai funcionar por uma hora a mais a partir desta segunda-feira (3); entenda a mudança

2 de novembro de 2025 - 15:24

A Bolsa de Valores brasileira ajusta o pregão para manter sincronia com os mercados de Nova York, Londres e Frankfurt. Veja o novo horário completo

CARRO-CHEFE ENGUIÇADO

Mega-Sena começa novembro encalhada e prêmio acumulado já passa dos R$ 40 milhões

2 de novembro de 2025 - 10:37

Se a Lotofácil e a Quina entraram em novembro com o pé direito, o mesmo não pode ser dito sobre a Mega-Sena, que acumulou pelo terceiro sorteio seguido

ENTRE A TEIMOSIA E A COLETIVIDADE

Quina desencanta e faz 19 milionários de uma vez só, mas um deles vai ficar bem mais rico que os outros

2 de novembro de 2025 - 8:46

Depois de acumular por 14 sorteios seguidos, a Quina pagou o maior prêmio das loterias sorteadas pela Caixa na noite de sábado, 1º de novembro

BILHETE PREMIADO

Lotofácil entra em novembro com o pé direito a faz um novo milionário no Nordeste

2 de novembro de 2025 - 8:11

Ganhador ou ganhadora Lotofácil 3528 poderá sacar o prêmio a partir de amanhã, quando vai mudar o horário dos sorteios das loterias da Caixa

CONSTRUÍDO DO ZERO

De hacker a bilionário: o único não herdeiro na lista de ricaços brasileiro antes dos 30 da Forbes construiu seu patrimônio do zero

1 de novembro de 2025 - 14:31

Aos 28 anos, Pedro Franceschi é o único bilionário brasileiro abaixo dos 30 que construiu sua fortuna do zero — e transformou linhas de código em um império avaliado em bilhões

O MAIOR PRÊMIO DA HISTÓRIA

Caixa abre apostas para a Mega da Virada 2025 — e não estranhe se o prêmio chegar a R$ 1 bilhão

1 de novembro de 2025 - 11:27

Premiação histórica da Mega da Virada 2025 é estimada inicialmente em R$ 850 milhões, mas pode se aproximar de R$ 1 bilhão com mudanças nas regras e aumento na arrecadação

MAIS LOTERIAS

Quina acumula de novo e promete pagar mais que a Mega-Sena hoje — e a Timemania também

1 de novembro de 2025 - 9:38

Além da Lotofácil e da Quina, a Caixa sorteou na noite de sexta-feira a Lotomania, a Dupla Sena e a Super Sete

BRILHOU SOZINHA

Lotofácil fecha outubro com novos milionários em São Paulo e na Bahia

1 de novembro de 2025 - 8:49

Cada um dos ganhadores da Lotofácil 3527 vai embolsar mais de R$ 2 milhões. Ambos recorreram a apostas simples, ao custo de R$ 3,50. Próximo sorteio ocorre hoje.

BALANÇO DO MÊS

Na máxima histórica, Ibovespa é um dos melhores investimentos de outubro, logo atrás do ouro; veja o ranking completo

31 de outubro de 2025 - 19:56

Principal índice da bolsa fechou em alta de 2,26% no mês, aos 149.540 pontos, mas metal precioso ainda teve ganho forte, mesmo com realização de ganhos mais para o fim do mês

HOTEL DE LUXO

Como é e quanto custa a diária na suíte do hotel de luxo a partir do qual foi executado o “roubo do século”

31 de outubro de 2025 - 16:24

Usado por chefes de Estado e diplomatas, o Royal Tulip Brasília Alvorada entrou involuntariamente no radar da Operação Magna Fraus, que investiga um ataque hacker de R$ 813 milhões

TOUROS E URSOS #245

Galípolo sob pressão: hora de baixar o tom ou manter a Selic nas alturas? Veja o que esperar da próxima reunião do Banco Central

31 de outubro de 2025 - 15:39

Durante o podcast Touros e Ursos, Luciano Sobral, economista-chefe da Neo Investimentos, avalia quais caminhos o presidente do Banco Central deve tomar em meio à pressão do presidente Lula sobre os juros

FOLGA PROLONGADA À VISTA

A agonia acabou! Vai ter folga prolongada; veja os feriados de novembro

31 de outubro de 2025 - 12:38

Os feriados de novembro prometem aliviar a rotina: serão três datas no calendário, mas apenas uma com chance de folga prolongada

OPERAÇÃO MAGNA FRAUS

Uma suíte de luxo perto do Palácio da Alvorada, fuga para o exterior e prisão inesperada: o que a investigação do ‘roubo do século’ revelou até agora

31 de outubro de 2025 - 12:08

Quase quatro meses após o ataque hacker que raspou R$ 813 milhões de bancos e fintechs, a Polícia Federal cumpriu 42 mandados de busca e apreensão e 26 de prisão

APOSTA NA QUEDA

Essa combinação de dados garante um corte da Selic em dezembro e uma taxa de 11,25% em 2026, diz David Beker, do BofA

31 de outubro de 2025 - 11:03

A combinação entre desaceleração da atividade e arrefecimento da inflação cria o ambiente necessário para o início do ciclo de afrouxamento monetário ainda este ano.

CÉSAR TRALLI VEM AÍ

O último “boa noite” de William Bonner: relembre os momentos marcantes do apresentador no Jornal Nacional

31 de outubro de 2025 - 10:36

Após 29 anos na bancada, William Bonner se despede do telejornal mais tradicional do país; César Tralli assume a partir de segunda-feira (3)

DO FIM DO ANO NÃO PASSA

O que falta para a CNH sem autoescola se tornar realidade — e quanto você pode economizar com isso

31 de outubro de 2025 - 9:57

A proposta da CNH sem autoescola tem o potencial de reduzir em até 80% o custo para tirar a habilitação no Brasil e está próxima de se tornar realidade

MINI BLACK FRIDAY

Doces ou travessuras? O impacto do Halloween no caixa das PMEs

31 de outubro de 2025 - 9:01

De origem estrangeira, a data avança cada vez mais pelo Brasil, com faturamento bilionário para comerciantes e prestadores de serviços

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar