🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM BRILHOU DENTRO E FORA DA ECONOMIA EM 2025? – CONFIRA OS TOUROS DO ANO

Carolina Gama

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.

AMIZADE COM BARREIRAS

Putin não pode mais contar com a China? Rússia enfrenta limites em sua rota de fuga das sanções; saiba quais

Embora os chineses sejam contrários às medidas punitivas impostas por EUA e Europa, Pequim não tem muita margem de manobra para ajudar Moscou. Mas algo sempre pode ser feito — saiba o que

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, cumprimenta com um aperto de mãos o presidente da China, Xi Jinping
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping - Imagem: Shutterstock

Existe a crença de que uma amizade verdadeira não tem limites, mas, na prática, não é bem assim. Prova disso é a relação entre Rússia e China: Pequim rejeitou as sanções econômicas impostas aos russos,  emergindo como uma “rota de fuga” para Vladimir Putin escapar das pesadas punições do Ocidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês passado, os EUA anunciaram uma proibição completa das importações russas de petróleo, gás e carvão, na sequência do apelo da Ucrânia para que as sanções fossem ampliadas. 

Em seguida, o Reino Unido decidiu acabar gradualmente com as importações de petróleo russo até o fim deste ano, enquanto a União Europeia (UE) traça planos para reduzir suas compras em dois terços.

Como saída ao boicote ocidental, a Rússia começou a enviar lotes não só de petróleo como também de carvão para a China — uma medida adotada pelos dois países para manter o fluxo no comércio de energia e mitigar a pressão internacional devido à guerra na Ucrânia.

Só que, agora, esse apoio prestado pelos chineses começa a encontrar algumas barreiras. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quanto petróleo a Rússia exporta?

Para dimensionar o efeito das sanções sobre o setor de energia russo, primeiro temos que entender o papel do país no setor. 

Leia Também

A Rússia é o terceiro maior produtor de petróleo do mundo, atrás apenas dos EUA e da Arábia Saudita. Listamos abaixo dos dez maiores exportadores da commodity  no mundo, em barris produzidos por dia:

Gráfico de barra mostrando os maiores exportadores de petróleo do mundo
Fonte: Bloomberg, com base em dados de 2020

Dos cerca de cinco milhões de barris de petróleo bruto que a Rússia exporta por dia, mais da metade vai para a Europa.

Os EUA são menos dependentes, com cerca de 3% das importações vindas de lá. No Reino Unido, a situação é um pouco mais delicada, mas nem tanto: 8% do petróleo importado vem dos russos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso da China, no ano passado, 16% das importações da commodity vieram da Rússia. Isso torna a Rússia o segundo maior fornecedor para os chineses, depois da Arábia Saudita. Cerca de 5% do gás natural da China também veio da Rússia no ano passado.

“A China importou no ano passado cerca de 1,6 milhão de barris por dia de petróleo russo e pode absorver outros 2 milhões de barris por dia ou até mais para ajudar na manutenção do fluxo da energia vendida pela Rússia”, disse Francisco Blanch, chefe global de pesquisa de commodities e derivativos do Bank of America (BofA). 

China, uma rota de fuga com limites

Uma análise mais detalhada das exportações de energia da Rússia revela que a China é uma rota de fuga para as proibições do Ocidente — mas há limites. 

As exportações de energia russas para o leste, por exemplo, enfrentam grandes restrições de recursos e gargalos logísticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A principal rota de exportação da Rússia para a China é o oleoduto da Sibéria Oriental (ESPO), que embarcou cerca de 700 mil barris de petróleo por dia em 2021. Outros 900 mil barris de petróleo por dia foram enviados por petroleiros.

Segundo especialistas, há pouco espaço para expansão imediata dessa ou de outras rotas, dadas as restrições na capacidade de dutos e terminais marítimos. Além disso, o envio de petróleo por navio-tanque esbarra em outro obstáculo: os preços. 

“A demanda na Ásia segue aquecida, mas mandar o gás para lá não é tarefa fácil. Os petroleiros são alternativas, mas o aumento do uso desse tipo de transporte vai gerar, em breve, uma disputa que pode encarecer custos e elevar preços”, afirma Blanch. 

Uma pequena fonte adicional poderia ser a Ilha Sakhalin. Na cúpula da amizade sem limites, de 4 de fevereiro, Putin e o presidente chinês, Xi Jinping, anunciaram uma extensão do oleoduto Sakhalin-Vladivostok. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do gás, uma opção seria o gasoduto Power of Siberia 1 que, dada a capacidade não utilizada existente, permitiria que a gigante do gás russo Gazprom aumentasse as entregas para o nordeste da China nos próximos anos. 

Mas o problema está na fonte: os recursos de gás da Sibéria Oriental são modestos em comparação com a Sibéria Ocidental. 

Somando todas as opções, a Gazprom poderia fornecer mais 28 bilhões de metros cúbicos de gás à China até 2025; ainda assim, seria apenas uma fração dos 155 bilhões de metros cúbicos que a Rússia forneceu à Europa em 2021.

“É fato que a Europa tem uma grande dependência do gás russo, já que importa de Moscou 40% do que é consumido, mas a verdade é que o gás russo também não tem muitas opções de curto prazo que não sejam os países europeus”, afirmou Christopher Kunplent, chefe de pesquisa de energia do Bank of America para a Europa, Oriente Médio e África. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto Blanch como Kunplent, ambos analistas do BofA, lembram que a China está passando por um lockdown severo para conter a disseminação da covid-19, o que deve impactar na demanda por energia, podendo atrapalhar os planos de exportação da Rússia no curto prazo. 

Confira detalhes dos efeitos das sanções sobre a Rússia:

https://www.youtube.com/watch?v=WYho6uT-ogo

Ainda tem o carvão da Rússia…

Além de petróleo e gás, a Rússia também é uma grande exportadora de carvão, que também está na mira das sanções dos EUA e seus aliados. 

A esperança da indústria de carvão russa é transferir seu principal mercado de exportação para a região do Pacífico, principalmente para a China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A China já é o maior comprador de carvão russo, recebendo mais de 50 milhões de toneladas no ano passado por via ferroviária e marítima do Extremo Oriente. 

A Rússia, por sua vez, respondeu por cerca de 15% das importações totais da China e foi seu segundo maior fornecedor, atrás da Indonésia.

Mas a principal restrição, novamente, é o transporte. O carvão é responsável por metade de todo o tráfego de carga no sistema ferroviário russo, mas o tráfego aponta para o oeste, não para o leste. 

A Rússia tentou expandir suas duas principais artérias ferroviárias para o Pacífico (a BAM e a Transiberiana), mas o esforço subfinanciado está avançando lentamente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A substituição de pelo menos um terço da energia exportada pela Rússia para a Europa não será algo fácil de alcançar em um ano ou no curto prazo”, afirmou Kunplent. 

As primeiras entregas em yuan estão chegando…

Apesar de todas as dificuldades, o comércio de energia entre Rússia e China segue avançando. Neste mês, os primeiros carregamentos de carvão comprados em março por várias empresas chinesas em yuan chegarão ao país, segundo a Bloomberg. 

Já os primeiros barris de petróleo pagos na moeda local serão entregues às refinarias chinesas em maio, de acordo com fontes ouvidas pela agência.

Estas são as primeiras importações de commodities pagas em yuan desde que as sanções do Ocidente cortaram vários bancos russos do sistema financeiro internacional devido à guerra na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O movimento é significativo já que o uso do dólar no comércio global incomoda a China, que acelerou os esforços para tentar reverter esse quadro após as sanções.

*Com informações da Reuters e da Fortune

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BOLSA FAMÍLIA 2026

Calendário do Bolsa Família 2026: confira quando começam os pagamentos e quem pode receber

4 de janeiro de 2026 - 6:30

Pagamentos começam em 19 de janeiro e seguem até o fim do mês conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600

REPRECUSSÕES DA OPERAÇÃO

Do petróleo ao bitcoin (BTC): como o ataque dos EUA à Venezuela mexe com os mercados

3 de janeiro de 2026 - 18:40

O conflito pode elevar a percepção de risco de toda a América Latina, inclusive do Brasil, segundo analista da RB Investimentos

MAIS UM SORTUDO DE 2026

Lotofácil 3577 faz um novo milionário, enquanto outras loterias ficam pelo caminho; confira os sorteios deste sábado

3 de janeiro de 2026 - 11:02

A Lotofácil volta a correr neste sábado, 3, no valor de R$ 1,8 milhão, porém ela não é a única a sortear uma bolada

TENSÃO NAS AMÉRICAS

Trump diz que Maduro foi deposto e capturado após ataques dos EUA na Venezuela

3 de janeiro de 2026 - 8:47

Segundo autoridades dos EUA, Maduro foi capturado por tropas de elite das forças especiais

PAGAMENTOS 2026

Bolsa Família, Pé-de-Meia, Gás do Povo e mais: veja o calendário completo dos programas sociais do governo para 2026

3 de janeiro de 2026 - 7:04

Do Pé-de-Meia ao novo Gás do Povo, veja como ficam as datas e regras dos principais benefícios federais neste ano  

NA VIRADA DO ANO

A contribuição do Microempreendedor Individual (MEI) subiu em 2026; veja o novo valor

2 de janeiro de 2026 - 19:02

Aumento do salário mínimo reajusta valor da contribuição, que representa 5% do benefício

FOLGAS E MAIS FOLGAS

Calendário 2026: Ano terá nove feriados durante a semana — veja quando vão cair

2 de janeiro de 2026 - 15:00

Com nove dos dez feriados nacionais caindo em dias úteis, calendário de 2026 favorece emendas e planejamento de folgas ao longo do ano

JÁ ESTÁ VALENDO

Novo salário mínimo já está em vigor: veja o valor e quando o dinheiro cai na conta

2 de janeiro de 2026 - 7:05

Salário mínimo sobe para R$ 1.621 em 2026, entra em vigor em 1º de janeiro e deve injetar R$ 81,7 bilhões na economia, segundo o Dieese  

REAJUSTE

Novo salário mínimo entra em vigor nesta quinta-feira (1); veja o valor

1 de janeiro de 2026 - 14:55

Reajuste foi de 6,79%, acima da inflação, e impactará trabalhadores da ativa, aposentadorias e benefícios da Previdência Social

MAIS TAXAÇÃO

O inimigo agora é outro: a China impôs tarifas à carne bovina brasileira, mas governo promete tentar mitigar impactos

1 de janeiro de 2026 - 13:32

O Brasil terá uma cota anual de 1,1 milhão de toneladas, e as exportações que ultrapassarem esse volume pagarão uma sobretaxa de nada menos que 55%, em adição aos 12% de imposto de importação já vigentes

ATENÇÃO, EMPREENDEDOR!

Novas regras de multa do Simples Nacional entram em vigor a partir de hoje

1 de janeiro de 2026 - 10:00

Microempresas e empresas de pequeno porte devem ficar atentas à entrega mensal do PGDAS-D, que informa o faturamento da empresa, e ao envio anual da DEFIS, que reúne os dados econômicos e fiscais do negócio

AGORA VAI?

Adiado, sorteio da Mega da Virada de 2025 está previsto para as 10h; acompanhe ao vivo aqui

1 de janeiro de 2026 - 9:31

Prêmio da Mega da Virada supera a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história; acompanhe aqui o sorteio.

IR 2026

Imposto de Renda: nova faixa de isenção começa a valer hoje; veja quem fica livre do tributo

1 de janeiro de 2026 - 7:00

Nova lei do Imposto de Renda amplia faixa de isenção para quem ganha até R$ 5 mil e cria tributação sobre lucros e dividendos de altas rendas

HOJE SÓ AMANHÃ

Mega da Virada de 2025 só em 2026! Caixa adia o sorteio. Veja quando ele vai acontecer.

31 de dezembro de 2025 - 23:31

Caixa atribui adiamento da Mega da Virada a problemas técnicos derivados do intenso movimento em seus canais eletrônicos

VEJA COM SEUS PRÓPRIOS OLHOS

Chegou a hora da Mega da Virada de 2025; assista aqui ao sorteio ao vivo

31 de dezembro de 2025 - 21:04

Prêmio da Mega da Virada supera a marca de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história; acompanhe aqui o sorteio.

PRAZO ENCERRADO

Caixa encerra apostas para Mega da Virada, mas ainda há uma brecha para quem não conseguiu jogar

31 de dezembro de 2025 - 20:02

Até as 20h30, casas lotéricas de todo o Brasil seguirão comercializando as cotas de bolão ainda disponíveis para a Mega da Virada.

TIC-TAC

Ainda dá tempo de apostar na Mega da Virada de 2025, mas é preciso correr

31 de dezembro de 2025 - 16:01

Mega da Virada de 2025 sorteia hoje um prêmio estimado em R$ 1 bilhão. O valor é recorde na historia das loterias e não acumula.

TOUROS E URSOS #254

Touros de 2025: Ibovespa, Axia (AXIA3), Galípolo e ouro — confira os melhores do ano, e uma menção honrosa na visão do Seu Dinheiro

31 de dezembro de 2025 - 14:30

Podcast Touros e Ursos faz a retrospectiva de 2025 e revela quem mandou bem na política, economia e investimentos; veja os indicados

GOLPE NO CHURRASCO

China anuncia tarifa de 55% para importação de carne bovina; veja o que muda para o Brasil, maior exportador da proteína ao país

31 de dezembro de 2025 - 11:11

O Brasil, que responde por 45% da carne bovina importada pela China, terá uma cota isenta de tarifas, assim como outros grandes players

NOVO

CVM terá novo presidente interino; colegiado da autarquia abrirá 2026 com 3 cadeiras vagas

31 de dezembro de 2025 - 10:29

Sem uma indicação pelo presidente Lula para liderar a reguladora, a presidência interina passará, na virada do ano, para o diretor João Accioly, o mais antigo na casa

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar