O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A greve já dura 74 dias, sem previsão de volta às atividades; o presidente do BC, Roberto Campos Neto, deve comparecer à Câmara para esclarecer o impasse nas negociações com os servidores
74 dias. Esse é o período em que os servidores do Banco Central (BC) estão com os braços cruzados — e a greve segue por tempo indeterminado. A decisão, aprovada por 80% dos grevistas, foi ratificada na assembleia geral do sindicato nesta terça-feira (14).
Hoje é também o primeiro dia de reunião do Comitê de Políticas Monetárias (Copom), que começou as discussões “no escuro”, já que os indicadores importantes para a avaliação econômica — como as projeções do mercado divulgadas semanalmente no Boletim Focus — seguem suspensos, por conta da greve.
Mesmo assim, há o indicativo de que o colegiado do BC decida elevar 0,5 pontos percentuais na taxa Selic, segundo avaliação do mercado. Ou seja, a taxa básica de juros deve subir de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano.
Além disso, a expectativa é se o Copom vai pôr fim ao ciclo de altas na taxa de juros. A decisão sai nesta quarta-feira (15).
Enquanto isso, o sindicato dos servidores deve se reunir amanhã com a diretora do BC, Carolina de Assis Barros, em uma nova tentativa de negociações.
A informação foi confirmada durante a assembleia dos funcionários da autarquia, mas, até o momento, não consta na agenda das autoridades do BC.
Leia Também
Os servidores do BC paralisaram suas atividades em 1º de abril. Naquele momento, os funcionários reivindicavam um reajuste salarial de 27,5% e a reestruturação da carreira.
Mas, sem avanços nas negociações e em uma corrida contra o tempo — já que o aumento de gastos do governo precisa ser aprovado até 180 antes do fim do mandato presidencial — os servidores fizeram uma contraproposta: aumento de 13,5% nos salários, além das pautas não-salariais.
Contudo, o governo anunciou que não haverá ajustes aos servidores neste ano. A reunião de amanhã, com a diretora do BC, será uma nova tentativa na reta final do prazo determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Uma nova assembleia do sindicato deve acontecer na próxima terça-feira (21).
A Comissão do Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou nesta terça-feira (14), o convite ao presidente do BC, Roberto Campo Neto, para prestar esclarecimentos sobre as negociações com os servidores.
A data da audiência ainda será marcada.
Enquanto as negociações não andam, as atividades do Banco Central seguem suspensas por conta da greve por tempo indeterminado.
Isso inclui a divulgação de publicações como o Boletim Focus, com as projeções do mercado financeiro sobre a economia, o Relatório de Poupança e os dados do Fluxo Cambial.
Também, as atividades como a divulgação da PTAX diária (taxa de conversão entre dólar e real; euro e real), a assinatura de processos de autorização no sistema financeiro e publicações do órgão seguem sem previsão de retorno.
Além disso, a segunda fase do sistema de valores a receber (SRV), que estava programada para retomar as consultas e saques do “dinheiro esquecido” em 02 de maio, permanece sem data para voltar a funcionar.
O PIX é um dos únicos serviços da autarquia que não foi afetado pela greve.
*Com informações de Estadão Conteúdo
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos
Dados do FGV IBRE revelam a maior insatisfação dos trabalhadores brasileiros
As loterias da Caixa costumam parar somente aos domingos e nos feriados nacionais. Elas terão calendário alterado durante o Carnaval. Confira a seguir.
Lotofácil foi a única loteria a fazer novos milionários na rodada de quinta-feira. Ganhador recorreu à chamada “teimosinha”.
Apesar de não ser feriado nacional, o Carnaval impacta o funcionamento do mercado financeiro, dos bancos, dos Correios e do transporte público
Partido conservador promove referendo para limitar a população da Suíça que polariza eleitores e traz preocupações para empresários
Indian Creek, uma ilha artificial em Miami, atrai cada vez mais bilionários para chamarem o local de lar
Pré-carnaval em São Paulo teve superlotação e foliões precisaram de ajuda médica; veja como evitar a situação
O ganhador ou a ganhadora do concurso 3611 da Lotofácil pode dizer que viveu na pele uma história que só acontecia no cinema — até agora; demais loterias (11) sorteadas ontem acumularam.
Pagamentos começam hoje e seguem até o fim do mês, conforme o final do NIS; benefício mínimo é de R$ 600
Eleições perderam peso nos preços dos ativos, e investidores estrangeiros seguem otimistas com o país
Para o presidente do conselho de administração do BTG Pactual, o país está com a economia no lugar e o cenário ideal para acelerar
“Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil? Por conta da nossa dificuldade de convergência com a meta de inflação”, resumiu o presidente do BC
Veja o que esperar da nova linha Galaxy S com informações vazadas de insiders da Samsung
Lotofácil não foi a única loteria a pagar prêmio de sete dígitos na terça-feira. Dia de Sorte pagou o maior valor da noite. Estimativa de prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 55 milhões.
Economistas enxergam ambiente mais favorável para cortes no Brasil do que nos EUA, mas com limites impostos pelos altos gastos públicos
Apesar de não ser tão extravagante quanto a residência principal do bilionário, o imóvel tem várias características de luxo
O deputado acrescentou que, sob sua presidência, a Câmara não colocará em votação nenhuma proposta que altere o modelo atual de independência do BC
Na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o ministro avaliou sua gestão na Fazenda, rebateu o ceticismo de investidores, defendeu a autonomia do BC e comentou o caso Master, exaltando Gabriel Galípolo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores no primeiro sorteio da semana. Mesmo com bola dividida, sortudos estão mais próximos do primeiro milhão.