🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-31T17:08:32-03:00
Carolina Gama
FECHAMENTO DO DIA

S&P 500 encerra montanha-russa do mês de maio em queda; veja como as bolsas se comportaram lá fora

As bolsas nos EUA oscilaram nesta terça-feira (31), com os investidores tentando encerrar um mês difícil de negociação que viu o S&P 500 flertar com o bear market em meio a temores de inflação e recessão

31 de maio de 2022
17:08
Wallstreet 1929
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A volta do feriado prolongado nunca é fácil. E não seria diferente para as bolsas nos EUA, que viram os principais índices de ações — S&P 500, Dow Jones e Nasdaq — oscilarem entre perdas e ganhos praticamente durante toda a sessão para encerrarem o dia sem uma direção comum. 

Além da volta do feriado, a terça-feira (31) marca também o fim de um mês difícil de negociação, que viu o S&P 500 flertar com o bear market — território do mercado em baixa — em meio a temores de inflação e recessão.

Ainda assim, o Dow Jones e o S&P 500 conseguiram permanecer marginalmente em alta no mês, enquanto o Nasdaq caiu cerca de 2%.

Confira a variação e a pontuação dos principais índices de ações dos EUA no fechamento:

  • Dow Jones: -0,67%, 32.990,32 pontos
  • S&P 500: -0,63%, 4.132,17 pontos
  • Nasdaq: -0,41%, 12.041,39 pontos

A inflação pesa sobre o S&P 500

A movimentação do S&P 500 e do mercado em geral nesta terça-feira (31) ressaltou os temores de que a aceleração da inflação esteja pesando no crescimento econômico. 

Na Europa, as leituras de inflação da zona do euro divulgadas mais cedo atingiram um recorde pelo sétimo mês consecutivo, acelerando a 8,1% em maio. 

Nos EUA, o núcleo do índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE, o indicador de inflação preferido do Fed) subiu 4,9% em abril em relação ao ano anterior.

Os dados de inflação fizeram a maioria das bolsas europeias fecharem em baixa hoje, reacendendo as preocupações sobre o ritmo de aperto monetário dos bancos centrais.

O índice pan-europeu Stoxx 600 caiu 0,8%, com as ações de varejo recuando 1,7% para liderar as perdas. No mês de maio, o índice fechou em queda de 0,85%.

  • Londres: +0,10%
  • Paris: -1,43%
  • Frankfurt: -1,29%

Petróleo também deu as caras

O setor de energia reduziu os ganhos depois que os preços do petróleo caíram devido a relatos de que alguns membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) estão considerando suspender a participação da Rússia no acordo de produção. 

Se isso acontecer, poderia abrir caminho para os outros membros da Opep, incluindo a Arábia Saudita, aumentarem a oferta.

A notícia chega quando a produção de petróleo russa deve cair depois que a União Europeia concordou com a proibição das importações do país.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies