🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Victor Aguiar
Victor Aguiar
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.
TUDO COMO ANTES

Sem surpresas: Copom mantém a Selic em 13,75% e indica juros estáveis no médio prazo

Conforme amplamente esperado por economistas e investidores, a Selic permaneceu estável em 13,75%; saiba mais sobre a decisão do Copom

Victor Aguiar
Victor Aguiar
26 de outubro de 2022
18:37 - atualizado às 20:01
Presidente do BC, Roberto Campos Neto; a autoridade monetária é responsável por definir a taxa Selic, através das reuniões do Copom
Imagem: Divulgação/Banco Centra / Roberto Campos Neto

O mercado não esperava grandes emoções na decisão de juros do Copom desta quarta-feira (26) — e, de fato, nenhum investidor pode se dizer surpreendido pela postura do Banco Central: a taxa Selic foi mantida em 13,75% pela segunda reunião seguida, num movimento amplamente esperado pelos economistas e analistas financeiros.

Afinal, com a inflação acumulada em 12 meses finalmente começando a ceder, já não há mais necessidade de elevar os juros para um patamar ainda mais alto — por outro lado, o consenso é o de que é preciso esperar mais para começar a cortar a Selic, dando tempo para que o processo deflacionário se consolide.

Entre outros pontos, o BC continuou mostrando-se vigilante quanto aos riscos externos e domésticos; especialmente a possibilidade de deterioração do cenário fiscal brasileiro em função dos gastos fora do teto de gastos.

E, ao que tudo indica, esses 13,75% devem permanecer por algum tempo, dado esse equilíbrio frágil entre otimismo e cautela quanto aos potenciais fatores de risco — uma balança cujos pratos parecem na iminência de se mexerem, embora permaneçam parados no curtíssimo prazo.

Evolução do IPCA acumulado em 12 meses e da taxa básica de juros; note como, a partir de junho de 2022, a inflação começa a ceder — justamente o período de Selic mais alta. PS: o BC se reúne a cada 45 dias; por isso, há a impressão de que a taxa Selic ficou estável na virada entre alguns meses. Elaboração: Seu Dinheiro

Copom e Selic: o que está no radar?

Se a decisão em si já era aguardada pelo mercado financeiro, os argumentos a serem utilizados pelo Copom na manutenção da Selic nos patamares atuais poderiam gerar alguns ruídos, a depender do tom utilizado pela autoridade monetária. E o BC se mostra preocupado com uma janela de tempo relativamente ampla.

"O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e de 2024", diz o comunicado.

E o que isso quer dizer? Bem, que o BC está preocupado com os inúmeros fatores de risco que ainda cercam a economia brasileira, e que a manutenção da Selic nos atuais 13,75% é vista como a melhor alternativa para neutralizar essas incertezas e conduzir a inflação de volta às metas nos próximos dois anos.

Portanto, o processo de baixa na inflação acumulada tende a ser gradual — uma queda abrupta no IPCA, de modo a reconduzir os preços para dentro das metas definidas pelo BC, parece fora de questão. Nesse sentido, o Copom emitiu sinalizações bastante parecidas com as vistas na última decisão, de setembro, fazendo questão de deixar claro que, se julgar necessário, poderá até mesmo retomar as altas na Selic.

O Comitê enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado

Trecho do comunicado de decisão de política monetária do Copom, em outubro de 2022.

Riscos para a trajetória dos juros

Em termos de riscos, o Copom apresentou o seu tradicional balanço: tanto no exterior quanto no Brasil, há fatores positivos e negativos a serem considerados — e o saldo, por ora, é o de que não é preciso agir nos juros para compensar o peso excessivo de um dos lados.

No momento, o BC parece mais preocupado com a dinâmica global, classificando o ambiente externo como "adverso e volátil"; a inflação no mundo continua sob pressão, e o ciclo de alta de juros ainda em andamento nas principais economias do mundo pode trazer ainda mais desequilíbrio às condições financeiras.

Ainda no âmbito internacional, o Copom adicionou uma observação nova em seu comunicado de hoje, ressaltando uma preocupação extra com os fundamentos fiscais no mundo — inclusive nas economias centrais. "O Comitê avalia que ambos os desenvolvimentos inspiram maior atenção para países emergentes", diz o documento.

E o Brasil? Bem, por aqui, o Copom avalia que os últimos indicadores de atividade mostraram um ritmo mais moderado de crescimento, e que mesmo com a forte baixa nos combustíveis e em outros preços administrados, a inflação ao consumidor continua elevada.

Veja, em resumo, quais são os principais riscos de alta para a inflação no Brasil que estão sendo considerados pelo BC:

  • Maior persistência das pressões inflacionárias globais;
  • Incerteza quanto ao comportamento do arcabouço fiscal do Brasil, com eventuais estímulos adicionais implicando numa elevação generalizada de preços; e
  • Um aquecimento maior que o previsto da economia doméstica.

E confira também os riscos de baixa para o IPCA e os demais índices inflacionários

  • Desaceleração econômica global mais acentuada que o projetado no momento;
  • Queda adicional dos preços das commodities; e
  • Manutenção dos cortes de impostos projetados para serem revertidos em 2023.

Copom: compare os comunicados da Selic

No documento abaixo, fizemos um comparativo entre o comunicado de hoje e a versão passada, de 3 de agosto — na ocasião, o BC elevou a Selic de 13,25% para 13,75% ao ano. Os trechos excluídos estão taxados em vermelho; os incluídos aparecem em negrito, na cor azul. Partes idênticas estão sem formatação. Para ter acesso à integra, basta clicar na imagem ou no link:

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO ARQUIVO

O que o mercado achou da decisão do Copom?

Maurício Oreng, superintendente de pesquisa macroeconômica do Santander

"A decisão de manter a estratégia intocada naturalmente reflete a continuidade da confiança do BC em relação às suas avaliações e previsões. O Copom estima que, na atual dose de aperto monetário, a inflação deve ir para perto do centro da meta no segundo trimestre de 204 (em 3,2%, para ser preciso). [...] Quanto ao nosso cenário, projetamos a Selic em 13,75% ao fim de 2022. [...] Projetamos cortes de juros apenas no segundo semestre de 2023, e vemos a Selic em 12% ao fim do próximo ano".

Roberto Padovani, economista-chefe do BV

"A mensagem principal é de cautela, por dois motivos: primeiro, você tem um cenário econômico com uma incerteza atipicamente elevada. [...] Outro motivo de cautela é a necessidade de se assegurar um processo desinflacionário no Brasil, mas também uma convergência mais clara em direção às metas de 2023 e 2024. Considerando esse cenário, BC passou mensagem de cautela, o que faz com que a gente nao mude as projeções: 13.75% até junho do ano que vem".

Matheus Pizzani, economista da CM Capital

"O destaque foi a menção aos fatores externos levados em consideração pela autoridade monetária em sua análise, onde não só foi apontado o papel do desenvolvimento da inflação nas economias avançadas, algo recorrente nas últimas comunicações, mas também a maior sensibilidade do mercado à condução da política fiscal nas economias ao redor do mundo, o que inclui os países desenvolvidos".

Nicolas Borsoi, economista-Chefe da Nova Futura  

"Frente a estratégia de ‘manter juros altos por período longo para garantir a convergência da inflação à meta’, com um cenário de inflação ainda pressionada curto prazo e com o mercado ainda sinalizando inflação acima da meta no horizonte de política monetária, a melhor opção para o Copom, em nossa opinião, era manter a taxa Selic e adaptar o texto para o reforçar o compromisso do Copom com uma postura conservadora. E acreditamos que foi exatamente o que o Copom entregou. Seguimos com o cenário de taxa Selic em 13,75% até ago/23, quando esperamos que inicie o ciclo de corte. Para o fim de 2023, seguimos com 11,50%."

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O “bate e assopra” de Lula

24 de abril de 2024 - 20:01

O terceiro mandato de Lula está sendo marcado por uma ondulação da sua postura política, ou, na língua popular, o “bate e assopra”

NAS MÃOS DA CÂMARA E DO SENADO

Veja estimativa para novo imposto após Haddad entregar reforma tributária ao Congresso

24 de abril de 2024 - 19:36

O ministro afirmou que este projeto traz a solução para um dos “emaranhados” problemas brasileiros: um sistema tributário que está hoje entre os 10 piores do mundo.

DE OLHO NAS REDES

A verdade dura sobre a Petrobras (PETR4) hoje: por que a ação estaria tão perto de ser “o investimento perfeito”?

24 de abril de 2024 - 17:36

A Petrobras (PETR4) poderia ser o melhor investimento da bolsa brasileira hoje, mas uma coisa impede. É isso que o analista João Piccioni revela em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos.  Ao falar sobre os investimentos para proteção diante das incertezas do cenário internacional — com o acirramento dos conflitos no Oriente […]

A VOLTA DO SEGURO OBRIGATÓRIO

Seguro do carro: você pode ser obrigado a pagar o DPVAT de novo — e dar uma “ajudinha” para o governo Lula

24 de abril de 2024 - 16:02

Se for aprovado, o texto que relança o agora SPVAT permitirá que os gastos do governo aumentem em aproximadamente R$ 15 bilhões neste ano

LOTERIAS

Apostador “teimoso” fatura sozinho a bolada de R$ 51 milhões da Quina — e pode ser você; Mega-Sena e Lotofácil acumulam

24 de abril de 2024 - 9:52

Apenas uma aposta cravou as cinco dezenas do concurso 6423 da Quina. Veja os números sorteados na loteria

BOLETIM FOCUS

“Efeito Campos Neto” leva a reviravolta nas projeções para a Selic no fim deste ano

23 de abril de 2024 - 10:14

Em apenas uma semana, a expectativa para a Selic em dezembro passou de 9,13% para 9,50% ao ano, de acordo com o último boletim Focus

LOTERIAS

Haja sorte: Lotofácil tem dois ganhadores — e eles apostaram na mesma cidade! Quina e Lotomania acumulam

23 de abril de 2024 - 9:33

Duas apostas cravaram as 15 dezenas da sorte no concurso 3085 da Lotofácil. Saiba de onde vieram os bilhetes vencedores e os números sorteados na loteria

DE OLHO NAS REDES

“É mais fácil acreditar no Papai Noel do que na meta fiscal do governo Lula”: chances de superávit foram praticamente anuladas

22 de abril de 2024 - 20:39

“É mais fácil encontrar alguém que acredite em Papai Noel do que na meta zero do Lula”. É assim que o editor do Seu Dinheiro, Vinicius Pinheiro, introduz seu eleito ao Urso da semana, no mais recente episódio do podcast Touros e Ursos.  Quem levou a menção nada honrosa foi o arcabouço fiscal, “que deu […]

DE OLHO NAS REDES

Juros não estão sendo capazes de colocar a economia dos EUA de joelhos e quem ‘paga o pato’ somos nós — e o resto do mundo

22 de abril de 2024 - 17:45

Em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos, nossa equipe conversou com o CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, sobre dois temas: as tensões cada vez mais acirradas no Oriente Médio e os juros nos EUA.  Sobre o primeiro tópico ele foi claro ao dizer que o mercado não se importou tanto com […]

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA

Desenrola para MEI: Entenda como vai funcionar o Descomplica Pequenos Negócios

22 de abril de 2024 - 15:20

O ‘Desenrola para MEI’ faz parte do projeto Acredita, que possui quatro eixos para incentivar o empreendedorismo no país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar