Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
ELEIÇÕES E PIB

Bolsonaro deve reforçar vitrine da economia após o PIB, mas Lula tem dois trunfos na manga

Bolsonaro ganha uma carta importante na disputa pela reeleição com PIB acima do esperado no segundo trimestre, mas Lula também tem o que mostrar na economia

Bolsonaro jogando dinheiro gráficos queda; Aumenta repasse do mecanismo do Orçamento Secreto. Montagem de Bolsonaro sorrindo e jogando dinheiro e gráficos vermelhos em queda ao fundo
Montagem com o presidente Jair BolsonaroBolsonaro jogando dinheiro gráficos queda; Aumenta repasse do mecanismo do Orçamento Secreto - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock / Isac Nóbrega/PR

“É a economia, estúpido!” Nos últimos dias, a campanha à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL) resgatou a conhecida máxima de James Carville, consultor político de Bill Clinton. E o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre indica que a estratégia de colocar a economia na vitrine foi correta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O crescimento de 1,2% do PIB no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano veio acima da expectativa do mercado financeiro, que esperava um avanço de 0,9%. Assim, Bolsonaro ganha uma carta importante na disputa, que pode aparecer na propaganda eleitoral ainda nesta quinta-feira.

A melhora do PIB no segundo trimestre veio de todos os lados, o que também tira de Lula e dos demais adversários o argumento de que um único setor foi o responsável pelo resultado.

O PIB da indústria cresceu 2,2% e o do setor de serviços subiu 1,3% em relação ao primeiro trimestre. O agro desta vez veio mais fraco, mas ainda assim avançou 0,5% no trimestre — apesar da queda de 2,5% na comparação anual.

O dado também confirmou a tal recuperação em "V" tão alardeada pelo ministro Paulo Guedes, ainda que o ritmo não seja de encher os olhos. Agora, a economia está 3% acima do patamar pré-pandemia, de acordo com os dados do IBGE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dinheiro despejado na economia ajudou PIB

Os adversários podem argumentar que as medidas do governo para estimular a economia foram eleitoreiras e não são sustentáveis. Mas os dados do PIB mostram que elas funcionaram, nem que seja para garantir boas notícias para Bolsonaro na reta decisiva da campanha.

Leia Também

CRAQUE ALÉM DAS 4 LINHAS?

Cristiano Ronaldo dá passe açucarado para internacionalização da CazéTV com compra de ações da LiveModeTV às vésperas da Copa do Mundo

MUITO ALÉM DO CASO YPÊ

Investigada pela morte de 200 animais, fabricante de ração sofre novo revés na Justiça

De acordo com o IBGE, a liberação do saque emergencial do FGTS e a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS ajudaram a impulsionar o consumo das famílias. O indicador cresceu 2,6% no segundo trimestre, maior alta desde o quatro trimestre de 2020.

Os efeitos dessas medidas deveriam começar a se dissipar no segundo semestre. Mas o pacote mais recente, que incluiu isenções fiscais e o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600, deve manter o palanque econômico para Bolsonaro.

Desta forma, o resultado melhor que o esperado no segundo trimestre e o efeito imediato das medidas de estímulo devem levar a uma onda de revisão das projeções do PIB deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliás, o Goldman Sachs atualizou a estimativa de crescimento da economia de 2,2% para 2,9% em 2022 logo após a divulgação do resultado. Já o Santander manteve a expectativa de 1,9% para o PIB, mas avaliou que o resultado aumentou a possibilidade de o número surpreender para cima.

Os trunfos de Lula

O bom momento da economia em tempos de eleição não ajuda muito a oposição, representada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas caso queira trazer o PIB para o debate eleitoral, o petista tem pelo menos dois trunfos na manga.

O primeiro vem de a economia ainda se encontrar abaixo do patamar do início de 2014, ainda na gestão de Dilma Rousseff. Ou seja, Bolsonaro não conseguiu se livrar da maldição do "pibinho", ainda que o desempenho do governo tenha sido prejudicado pela pandemia.

Apesar de os números do PIB confirmarem a recuperação da economia, o presidente ainda precisa lidar com outros números incômodos. O principal deles é a inflação, que acaba corroendo boa parte da percepção de melhora dos indicadores pela população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, Lula também se sai melhor que Bolsonaro na comparação sobre o ritmo da economia na reta final do mandato. Em 2010, último ano da gestão do ex-presidente, o PIB cresceu 7,5%. Essa taxa que garantiu ao petista não apenas deixar o governo com altos índices de popularidade como eleger a sucessora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
shein shopee aliexpress varejistas taxa das blusinhas renner lren3 13 de maio de 2026 - 18:57
Imagem mostra uma peça de carne ao ponto, cortada sobre uma tábua de madeira, com temperos ao redor 13 de maio de 2026 - 10:45

FIM DO CHURRASCO EUROPEU

UE proibirá compra de carnes do Brasil; entenda qual foi a justificativa

13 de maio de 2026 - 10:45
Gabriel Galípolo, Banco Central 12 de maio de 2026 - 12:15
diabo veste prada 2 11 de maio de 2026 - 15:13

O DIABO VESTE PRADA, GUCCI, CHANEL...

‘O Diabo Veste Prada 2’ precisa de apenas 10 dias para superar bilheteria do primeiro filme

11 de maio de 2026 - 15:13
airbnb stj ID da foto:1124285654 11 de maio de 2026 - 14:20
11 de maio de 2026 - 11:55

FIM DO "SABOR CHOCOLATE"?

Nova lei define percentual mínimo de cacau nos chocolates

11 de maio de 2026 - 11:55
dinheiro impostos tributo simples nacional pme empresas 10 de maio de 2026 - 15:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia