O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Investir bem é esperar ativos de qualidade atingirem preços baixos o suficiente para oferecer um grande potencial de valorização
No início de 2021, um movimento completamente bizarro começou a acontecer nas bolsas de valores mundo afora.
Ações de companhias atoladas em problemas e/ou praticamente quebradas passaram a subir loucamente, sem qualquer mudança de fundamentos que explicasse esse movimento.
Como acabamos descobrindo mais tarde, as "meme stocks", como ficaram conhecidas, subiam por conta de recomendações feitas em fóruns sobre investimentos.
O objetivo era incentivar milhares de pequenos investidores a comprar loucamente ações com alto índice de vendedores a descoberto (short sellers), provocando um primeiro movimento de alta dos papéis.
Para se proteger dessa primeira onda, os vendedores a descoberto seriam obrigados a fechar suas posições comprando mais ações, o que ajudaria a fazer os papéis subirem ainda mais numa segunda onda – um fenômeno conhecido como short squeeze.
E a moda quase pegou no Brasil. Papéis queridinhos dos fóruns brasileiros, como IRB, Cogna e Via SA, que estavam cheias de problemas na época, até ensaiaram uma disparada com um movimento parecido que começou a se formar por aqui.
Leia Também
Eu escrevi sobre isso na época, sugerindo aos meus leitores ficarem bem longe dessa tramoia que tinha tudo para dar errado.
O que aprendemos um ano depois?
Esse foi o dia que escrevi sobre as meme stocks americanas e outras ações brasileiras que estavam passando por uma situação parecida.
No caso mais conhecido e emblemático, o da Game Stop, as ações despencaram desde aquele dia, reflexo de resultados fracos que vierem em seguida e que não ajudaram a sustentar os preços daquela época.

É verdade que, apesar da derrocada, as ações ainda continuam bem acima dos níveis de quando tudo isso começou.
Mas é bom lembrar que isso só aconteceu porque o management foi bastante esperto e aproveitou aquele momento de euforia para emitir novas ações por preços elevados, o que trouxe um enorme alívio financeiro e capacidade de investimento para a companhia.
Não fosse isso, é muito provável que os preços estariam ainda mais baixos. Mesmo assim, a queda desde então já está em cerca de 60%.
Mas o "fenômeno" não se restringiu apenas aos Estados Unidos.
No dia 28 de janeiro de 2021, um dia antes daquela fatídica coluna, as ações do IRB (IRBR3) fecharam o pregão com uma alta de incríveis 17,8%.
O motivo? Os fóruns de investimento brasileiros começaram a incentivar a compra enlouquecida de ações da resseguradora para provocar um movimento de short squeeze nos papéis, assim como estava acontecendo com as meme stocks lá fora.
Muitos investidores pequenos viram ali uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil.
Mas eu espero que você não tenha embarcado nessa onda, porque desde então as ações despencaram 50%.

Como você pode ver no gráfico, o oba-oba não foi capaz de proteger as cotações de mais quedas que ainda viriam pela frente, provando que as ações continuavam caras mesmo depois de já terem caído 76% em 2020.
Vitória dos fundamentos mais uma vez!
A verdade é que não existe jeito fácil de ganhar dinheiro no mercado financeiro.
Você até pode dar sorte de vez em quando, investindo numa bolha ou em algum ativo da moda que não carrega valor intrínseco algum mas que não para de subir.
Assim como os gráficos de Game Stop e IRB nos mostram, normalmente essas histórias terminam mal.
Investir bem é esperar ativos de qualidade atingirem preços baixos o suficiente para oferecer um grande potencial de valorização.
Essa espera pode demorar meses, anos ou até décadas em alguns casos. Essa é a parte mais difícil no processo de investimento. A paciência.
No entanto, quando elas finalmente aparecem, precisamos aproveitá-las.
Depois da derrocada de várias ações desde a metade do ano passado, muitas companhias de grande qualidade passaram a negociar com múltiplos que não víamos há anos.
Por exemplo, o gráfico abaixo mostra o múltiplo EV/Ebitda da Hypera (HYPE3) nos patamares mais baixos dos últimos cinco anos.

Outro exemplo. A companhia abaixo, que tem foco na produção de calçados femininos e está presente na série Oportunidades de Uma Vida, está no menor patamar de EV/Ebitda dos últimos cinco anos, mesmo alcançando resultados e crescimento recordes nos últimos trimestres.

Chegamos no fundo do poço? Impossível saber!
Mas o bom investidor sabe que seu objetivo não é adivinhar o fundo do poço.
Seu objetivo é comprar ações por preços interessantes o bastante para oferecer uma boa relação entre risco e retorno.
Em outras palavras, adquirir ações por preços nos quais ele perde pouco se errar e ganha muito se acertar.
Se você é do tipo que gosta de ganhos rápidos gerados por modismos, neste momento de pessimismo generalizado é bem provável que as ações não sejam um bom lugar para colocar o seu dinheiro.
Mas se o seu objetivo é ganhar dinheiro com a melhora do cenário no médio e longo prazos, esta janela nos parece um momento especial para comprar ótimas ações por ótimos preços.
No Empiricus Pass você encontra várias séries de renda variável que estão recomendando ações com grande potencial neste momento, como aquela calçadista presente no Oportunidades de Uma Vida.
Se quiser ter acesso a todas as séries essenciais da Empiricus com uma única assinatura, fica aqui o convite.
Um grande abraço e até a semana que vem!
Ruy
O carry trade no Japão, operação de tomada de crédito em iene a juros baixos para investir em países com taxas altas, como o Brasil, está comprometido com o aumento das taxas japonesas
Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta
Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado
Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo
A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia
Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro
O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?
Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno
Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos
Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora