🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Mercado em 5 Minutos: Bolsas globais em compasso de recuperação — ao menos marginalmente

Com certa recuperação comedida da realidade internacional nesta manhã, notamos um possível acompanhamento brasileiro, paralelamente aos novos desdobramentos políticos domésticos

27 de setembro de 2022
9:59
Imagem conceitual de flexa subindo com homens embarcados
Imagem: Shutterstock

Bom dia, pessoal. Lá fora, os mercados asiáticos tentaram se recuperar nesta terça-feira, mas não em um movimento uníssono, uma vez que alguns investidores ainda estão preocupados com a recessão global, a inflação e o processo de aperto monetário, fatores que provocaram grande sentimento de aversão ao risco no pregão de ontem, por exemplo. 

Alguns nomes relevantes, porém, como o mercado chinês, chamaram a atenção, com ativos em alta diante das expectativas de mais medidas de estímulo do governo. 

Os mercados europeus e os futuros americanos também procuram se recuperar nesta manhã, ao menos por enquanto, o que poderia abrir espaço para otimismo internacional e euforia com as commodities — ontem, o barril de petróleo caiu bem, assim como tem feito nos últimos dias, buscando precificar uma recessão global. 

Uma recuperação dos ativos e uma alta das commodities podem fazer bem para os ativos locais — em NY, sobem as ADRs brasileiras relevantes, como Petrobras e Vale. 

A ver... 

00:45 — Quem está certo?

Os ativos locais, que em algumas janelas de 2022 conseguiram se desvencilhar da realidade internacional, acabaram embalados ontem pelo pessimismo generalizado que tomou conta dos investidores globais. 

Nesta manhã, na qual se verifica certa recuperação comedida, também notamos um possível acompanhamento brasileiro, ao menos por enquanto, paralelamente aos novos desdobramentos políticos domésticos. 

Na noite de segunda-feira (26), uma nova pesquisa do Ipec reforçou a chance de uma eventual vitória de Lula no primeiro turno. 

O mercado tem ignorado as pesquisas e não deve ser diferente agora. Contudo, fica no ar uma dúvida real sobre a validade das pesquisas, que estão apresentando resultados bem distintos entre si. 

Uma vitória no primeiro turno, feito só conquistado por FHC até hoje, poderia esquentar o clima local. 

01:22 — Uma correção paradigmática

O índice Dow Jones Industrial Average entrou em “bear market” ontem, caindo mais de 20% em relação ao recorde registrado no início de janeiro. 

Paralelamente, o S&P 500 caiu para seu nível mais baixo desde dezembro de 2020, enquanto o Nasdaq caiu mais de 6% em uma semana e acumula queda de 30% no ano. 

Os três índices caíram por cinco dias consecutivos, flertando com uma recuperação modesta hoje. 

A expectativa coletiva dos investidores para a volatilidade daqui para frente saltou, com o VIX, ou o índice do medo, subindo quase 8% para seu maior patamar desde junho (mais de 30 pontos). 

Nos juros, os yields dos títulos americanos continuaram a subir. O rendimento de 2 anos já alcança 4,32% e o de 10 anos encosta nos 3,88%.  

O processo, porém, não parou por aqui e pode flertar com mais correções no futuro, até mesmo porque a temporada de resultados do terceiro trimestre deverá marcar o início das revisões mais agressivas para as projeções dos lucros corporativos, o que também altera os valuations

Na agenda, sobre a atividade americana, vale conferir o índice de confiança do consumidor para setembro e o relatório de bens duráveis de agosto. 

02:27 — As preocupações continuam no Reino Unido 

Como temos falado, os mercados financeiros já se mostraram bastante descontentes com o novo governo britânico em menos de um mês. 

Até mesmo o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, alertou que a incerteza inspirada no Reino Unido flerta com uma recessão global, em grande parte por conta da fraqueza da libra esterlina (cai mais de 20% em 12 meses), que deveria mudar o nome para "peso britânico". 

Apesar de esboçar uma certa recuperação depois da mínima recente em US$ 1,035, a situação ainda é preocupante, em especial por conta da turbulência política (troca de chefe de governo, falecimento do chefe de estado e apresentação de plano econômico duvidoso). 

Notadamente, outras moedas fortes também estão apresentando desempenho ruim, como o euro e o iene, mas a que mais chamou a atenção foi a libra

A questão da dívida britânica começa a preocupar, uma vez que os yields dos títulos de 2 anos do Reino Unido subiram mais de 1% em dois dias. 

Ao mesmo tempo, os produtos hipotecários do Reino Unido estão sendo retirados em antecipação a taxas de juros mais altas (muitas hipotecas devem reajustar suas taxas dentro de dois anos, arriscando um custo de vida mais alto). A situação é delicada. 

03:29 — A sensibilidade europeia 

Não é só o Reino Unido que apresenta problemas, mas boa parte da Europa. Ontem, tivemos mais um dia de queda para o índice STOXX Europe 600, que alcançou seu valor mais baixo desde 2020 (no ano, a queda em dólares é de mais de 30%). 

A guerra na Ucrânia, a crise energética, a inflação e o aperto monetário criam clima de medo. 

Na tentativa de recuperação de hoje, ainda que modesta (pode mudar a depender do ritmo do dia), os investidores digerem alguns dados de crédito apresentados mais cedo, enquanto aguardam as falas de autoridades monetárias, inclusive Christine Lagarde, a presidente do BCE (comentários sobre câmbio podem ser interessantes). 

04:02 — Atenção ao mercado imobiliário… 

Não é apenas o mercado imobiliário chinês e britânico que está passando por dificuldades. Nos EUA, as rodas de debates já discutem uma recessão no mercado imobiliário americano. 

Desde julho, já se verificam sinais de forte desaceleração, com o nível de casas existentes vendidas alcançando o patamar mais baixo desde 2015, enquanto as casas novas flertam com o pior ritmo em seis anos. 

As taxas de hipoteca em rápido aumento são em grande parte as culpadas. Vale notar que taxas historicamente baixas em 2020 e 2021 ajudaram as vendas anuais a atingir níveis nunca vistos em mais de uma década. 

Agora, após o aumento deste ano na taxa de hipoteca de 30 anos, os possíveis compradores que poderiam ter comprado uma casa com as taxas do ano passado recuaram. 

Em outras palavras, a política monetária mais rígida do Federal Reserve e os custos de construção persistentemente elevados estão provocando uma recessão imobiliária nos EUA. 

Dessa forma, os declínios na demanda devem persistir de maneira significativa por algum tempo. Considerando que a participação da habitação no PIB dos EUA foi de 16,6% no segundo trimestre, faz sentido o receio de desaceleração mais generalizada. 

Hoje, o mercado digere os dados de vendas de casas novas para agosto, devendo trazer um aprofundamento deste quadro negativo. 

Todos temem uma crise imobiliária nos EUA desde 2008, mas saibam que a situação atual, ainda que problemática, não é nem de longe tão ruim como foi no passado. Ainda assim, a recessão se aproxima. 

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar