Exile on Wall Street
Bruno Merola
2022-03-25T12:33:44-03:00
EXILE ON WALL STREET

Investindo em fundos: conheça as melhores oportunidades na bolsa e saiba como aproveitar as mudanças na carteira

Se as condições mudam, também precisamos mudar. E, quando a transformação tem resultado positivo, tendemos a chamá-la de evolução

25 de março de 2022
12:33
bolsa dinheiro fundos ações
Conheça as melhores oportunidades para investir em fundos. Imagem: Shutterstock

“É impossível mergulhar duas vezes na água de um mesmo rio, pois nem o rio nem você serão os mesmos.” — Heráclito

Autoridade no campo de células-tronco, o pesquisador sueco Jonas Frisen afirma que praticamente todas as células do nosso corpo são substituídas por novas em um período de sete a dez anos.              

Se, eventualmente, a maioria de nossas células se alteram, será que nos tornamos pessoas diferentes?

O Navio de Teseu

A questão remete ao paradoxo do Navio de Teseu, proposto pelo filósofo grego Plutarco.

Na mitologia, a história de Teseu — o mesmo que lutou contra o Minotauro — conta que, durante seus anos de viagem a Creta, a tripulação precisou substituir as peças do navio à medida que se desgastavam, até que no fim da jornada todas haviam sido substituídas.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

O navio no fim da viagem era o mesmo do início?

Se não, em que momento deixou de ser o mesmo? Foi na troca da última peça, da primeira ou, talvez, após passar a metade das trocas?

Filosoficamente, seria possível que um novo navio, constituído por todas as peças descartadas do anterior — embora, provavelmente, inútil —, fosse considerado original?

Fundos de investimento e bons resultados

Na série Os Melhores Fundos de Investimento, esbarramos em perguntas similares, mas, claro, em um nível menos filosófico. Quando a equipe de um fundo de investimentos deixa de ser a mesma, aquela responsável pelos bons resultados até aqui?

Em outras palavras, tentamos — e essa é, humildemente, a única palavra certa — identificar os donos da vantagem competitiva. 

Será o gestor, com sua experiência tácita de 15 anos em tesouraria e seu relacionamento com os principais CEOs e CFOs de empresas? 

Será um dos analistas, responsável por boa parte do retorno do fundo em setores específicos? 

Ou pode ser o processo robusto o suficiente para ter passado por diversas mudanças no time de gestão e não ter perdido sua essência?

O fundo multimercado Itaú Hedge Plus

Nos últimos anos, o Itaú Hedge Plus foi um bom exemplo para ilustrar esse desafio.

Um dos multimercados de maior sucesso na indústria e com histórico invejável de mais de dez anos, a estratégia passou por mudanças relevantes na equipe de gestão entre 2019 e 2020, com a saída do CEO da Itaú Asset e de outros três gestores, que decidiram empreender por conta própria.

Apesar da saída de suas peças-chave, o fundo manteve toda a estrutura de pesquisa, dados e gestão de risco do banco, com processos bem definidos e boa parte da equipe igualmente experiente.

Mas ele continua o mesmo fundo?

Gestão e assets

E nas análises de desempenho, devemos avaliar somente o desempenho da nova gestão e ignorar todo o histórico anterior?

Para dificultar ainda mais, o quanto as novas assets formadas pelas peças que saíram — Asset 1 e Genoa Capital, respectivamente — podem, em certo grau, ser consideradas como continuações da estratégia anterior?

Na dúvida, temos ficado entre não tomar qualquer decisão e, no máximo, fazer recomendações aos assinantes para nossa carteira incubadora, com alocações menores do que sugestões oficiais da série.

Mudanças na RPS Capital

Outro exemplo recente é a saída, há algumas semanas, do sócio e gestor responsável pela área macro da RPS Capital, o que levou à retirada do fundo RPS Global Macro da nossa carteira incubadora. Se as condições mudam, também precisamos mudar.

Entre a substituição de nossas células, o paradoxo do navio de Teseu e alterações nos elementos-chave de uma gestora, a transformação é o elemento em comum.

Quando a transformação tem resultado positivo, tendemos a chamá-la de evolução.

Por isso, temos um convite especial a todos os assinantes.

Fundos, gestores e convite especial para você

Na semana que vem, acontece a Semana de Fundos na Vitreo e na Empiricus, uma oportunidade única para acompanhar conversas diárias que temos com alguns dos gestores mais admirados e ganhadores de dinheiro do país.

Entre gestores de ações, de fundos sistemáticos, imobiliários, multimercados, de renda fixa e globais, serão seis painéis online entre 28 de março e 1º de abril, de segunda a sexta-feira.

Clique aqui e se inscreva no evento para acompanhar as lives e a programação diária.

Deixamos nosso mais sincero agradecimento ao time brilhante de gestores que toparam participar deste evento especial e abrir suas portas e ideias para os assinantes da Empiricus e investidores da Vitreo: Alaska, Canuma, Canvas, Encore, IP Capital, Itaú, JGP, Kadima, Kapitalo, Legacy, O3, Pandhora, Pimco, RBR, SPX e Trígono.

A abertura, na segunda-feira, às 9h, está imperdível: um bate-papo exclusivo entre o Felipe Miranda e o experiente trio de gestores de ações Henrique Bredda (Alaska), João Braga (Encore) e Werner Roger (Trígono) sobre as melhores oportunidades na Bolsa.

Como sempre, isso é feito para você. Queremos que você saia da próxima semana um investidor ainda melhor — e, sem dúvida, mais bem informado — do que hoje.

Alexandre Alvarenga e Bruno Mérola

Leia também:

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa abaixo dos 100 mil novamente, presidente da Caixa pede demissão e o salvador do mundo cripto; confira os destaques do dia

As últimas semanas parecem ter inaugurado um novo modus operandi no mercado financeiro: não há boa notícia ao amanhecer que perdure até o anoitecer.  Alta de commodities, alívio no cenário fiscal, retomada econômica chinesa. Pode escolher a sua arma, nada parece forte o suficiente para enfrentar o temor de uma recessão global e de um […]

Nova aquisição

Ambipar (AMBP3) volta às compras e adquire a Bioenv, que desenvolve projetos de monitoramento do meio ambiente

Como a compra foi feita por meio da controlada Ambipar Response ES S.A., não precisará ser aprovada pelos acionistas da empresa mãe

FECHAMENTO DO DIA

Temor de recessão segue forte e Ibovespa volta a perder os 100 mil pontos; dólar cai com PEC melhor que o esperado

O Ibovespa chegou a amanhecer no azul, mas os temores que rondam o mercado falaram mais alto

CONTROLE DE DANOS

Pedro Guimarães entrega carta de demissão a Jair Bolsonaro e rebate acusações de assédio; veja quem o sucederá na presidência da Caixa

Guimarães deixa o cargo em meio a uma investigação do Ministério Público Federal por múltiplas denúncias de assédio sexual

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro foi bloqueado? Entenda porque o governo criou perfis temporários nas redes sociais

Mudança passa a valer a partir do próximo dia de 2 julho e deve durar até o final das eleições marcadas para o mês de outubro