O convite de hoje é para conhecer as certificações que regulam os profissionais do mercado financeiro. Vou explicar por que isso ainda vale muito.
Longe de mim desmerecer o conhecimento empírico, de quem trabalha todos os dias e conhece a odisseia do mercado.
Mas ter um certificado que comprove a sua expertise ainda é fundamental no mundo dos investimentos.
Só digo isso porque a picaretagem se multiplica aos montes, e uma certificação que ateste conhecimento mínimo sobre finanças é ainda uma segurança para nós investidores e profissionais honestos deste mercado.
E os empregadores gostam.
As certificações são o começo da jornada para disputar as melhores vagas num mercado que remunera muito acima da média.
Conheça as certificações dos profissionais de finanças
A ANBIMA, a APIMEC e a ANCORD são as instituições credenciadas pela CVM e que comandam boa parte das certificações nacionais exigidas.
CPA-10 e 20 são as provas mais simples, e as certificações exigidas normalmente pelos bancos.
No cenário de investimentos, já é mais comum a exigência de outras certificações como o CEA, AAI e CFP para consultores; CGA para gestores de fundos e CNPI para analistas.
O investimento em obtê-las é baixo comparado aos retornos de longo prazo. Inclusive a ANBIMA recentemente reduziu as taxas cobradas em suas certificações, uma maneira de abrir ainda mais oportunidades de obter a certificação.
Como ex-professores, acreditamos na educação como parte de uma estratégia de grandes retornos no longo prazo.
Por isso, eu diria que caso você queira iniciar nesse mercado, a maior parte do seu tempo deve ser dedicado a explorar, errar, pesquisar e se manter atualizado. Essa é a diferença de um bom profissional que foca em trazer a melhor experiência para seu cliente.
Vale ainda, na busca da certificação, realizar provas e simulados facilmente encontrados hoje na internet.
Além disso, também reserve um tempo para dissecar a estratégia dos melhores – mastigue sempre que puder recomendações e cartas dos principais fundos de investimento. Fica a dica ainda para o podcasts "Market Makers".
E por fim, não se esqueça de renovar seu aprendizado e aumentar sua bagagem teórica com novos cursos e especializações. Aqui você pode começar acessando nossos cursos gratuitos.
Um abraço,
Rodolfo Amstalden
Empiricus Educação
Nada é mais rentável do que nosso cérebro. Por isso, semanalmente, traremos dicas sobre capacitação e desenvolvimento de carreira, através da educação. O que se aprende nunca será tirado de você.