🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Como construir uma carteira vencedora em meio à inflação e à alta dos juros?

De acordo com o co-CIO gestora Bridgewater, Greg Jensen, a maioria dos portfólios não está preparada para um cenário inflacionário; a carteira de um investidor de longo prazo não pode ser um mero ato de fé

22 de abril de 2022
11:18 - atualizado às 13:16
Imagem ilustrativa mostra guarda-chuva protegendo uma pilha de moedas, representando a inflação
Imagem: Shutterstock

A obra “O Auto da Compadecida”, do brilhante Ariano Suassuna, é um marco do teatro brasileiro. Composta por três atos, a peça mistura a cultura nordestina com a tradição religiosa católica, entrelaçadas com o humor crítico típico de seu autor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na história, a gaita de João Grilo, abençoada pelo “padim” padre Cícero, é capaz de ressuscitar os mortos. A promessa de “cura de ferimento de rifle” é atrelada ao som do instrumento musical, capaz de trazer de volta à esfera terrena a alma do corpo inerte.

O instrumento é, portanto, poderoso o suficiente para trazer à normalidade o sujeito que não é mais capaz de se ajudar.

A travessia espiritual

Além da ressurreição, o indivíduo ainda recebe a oportunidade de se encontrar com o santo milagreiro que abençoou o instrumento ao passar para o plano espiritual. 

Este é o real motivo do interesse do cangaceiro Severino no instrumento: fazer uma travessia espiritual segura, encontrar-se com o “padim” padre Cícero e garantir a volta à normalidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atos de fé e a economia atual

Para se submeter a tal experiência, é necessário que alguém dê um tiro e que outro toque a gaita. São necessários, portanto, pelo menos dois atos de fé.

Leia Também

O primeiro, claro, no potencial sobrenatural do instrumento. O segundo, na habilidade musical e garantia do remanescente terrestre de tocar a bendita gaita. Arranjar alguém para dar o tiro não costuma ser o problema. Já tocar gaita...

Apesar de escrito em 1955, o auto dialoga com nossa atualidade, inclusive econômica.

Ao passo que a inflação permanece elevada em diversas economias, intensificam-se as discussões sobre como os bancos centrais tocarão as políticas econômicas daqui para a frente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A inflação e a pandemia

É possível dividirmos essa problemática em três atos.

No primeiro, durante o pico da pandemia de Covid-19, impôs-se um freio muito forte na demanda de bens e, principalmente, serviços. Entretanto, também houve uma redução da oferta de diversos insumos. 

Ficou claro que a pandemia era altamente deflacionária, e a dúvida era se as autoridades seriam capazes de gerar liquidez suficiente aos mercados e se garantiriam que o dinheiro chegasse às pessoas em meio a uma economia praticamente paralisada.

Commodities e bens finais

No segundo ato, aproximadamente dois anos depois, pode-se dizer que os efeitos do coronavírus são deflacionários para uma série de insumos (matérias-primas) devido à política restritiva do governo chinês em relação ao número de novos casos da doença. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, são bastante inflacionários para bens finais, por agravar gargalos de produção em meio a um excesso de liquidez no bolso das famílias.

A escalada da inflação e a alta dos juros

A dúvida hoje é se, em um contexto geopolítico bastante desafiador devido ao conflito entre a Rússia e a Ucrânia, haverá também habilidade das autoridades em tocar os instrumentos em mão para retornarmos à normalização dos preços sem uma recessão da atividade global.

Nos EUA, o presidente do Fed, Jerome Powell, reconheceu ontem durante evento do FMI que uma alta dos juros de 50 pontos-base na próxima reunião é possível, em linha com o que o mercado vem precificando há algum tempo. 

O mercado também precifica uma convergência da inflação de volta para um patamar próximo a 2,5% por lá, apesar da taxa de desemprego nas mínimas históricas e dos juros ainda longe do neutro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Neste caso, também é preciso acreditar que os instrumentos monetários são poderosos o suficiente para trazer-nos de volta à normalidade das últimas décadas.

Um portfólio robusto para suportar o cenário de inflação

No terceiro ato, que vem logo em seguida, a real preocupação deveria ser a construção de um portfólio suficientemente robusto para suportar “tiros de rifle” ou inaptidões musicais.

De acordo com o co-CIO da renomada gestora Bridgewater, Greg Jensen, a maioria dos portfólios não está preparada para um cenário inflacionário em que a trajetória dos juros precificada hoje seja insuficiente para a conversão dos índices inflacionários de volta às suas metas.

Isso porque, nesse ambiente, a descorrelação histórica entre as classes de ações e de bonds é praticamente perdida — ou seja, ações e títulos de renda fixa caem juntos, potencializando as perdas do investidor. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, os ativos que devem performar bem nesse cenário inflacionário atual, como as commodities, são pouco encontrados nas carteiras dos investidores.

O sucesso da carteira em ativos alternativos a longo prazo

O portfólio de um investidor de longo prazo, contudo, não pode ser um mero ato de fé. É necessário um constante estudo sobre a fragilidade e a suscetibilidade de nossas convicções.

Por isso, nós da equipe Os Melhores Fundos de Investimento montamos uma carteira com posições estruturais e táticas em ativos alternativos, como commodities, private equity, hedge funds e criptoativos, além dos melhores fundos de ações e renda fixa do Brasil e do mundo: o FoF Melhores Fundos Blend, da Vitreo. Nela investimos grande parte dos nossos recursos pessoais.

A verdade é que não existem instrumentos milagrosos no processo de investimento, mas é possível ter um portfólio afinado com seu perfil de investimento e seus propósitos de longo prazo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A única garantia é que haverá tiro, resta saber quem realmente toca gaita.

Um abraço,
Laís

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Petrobras (PETR4) pode surpreender com até R$ 10 bilhões em dividendos, Vale divulgou resultados, e o que mais mexe com seu bolso hoje

31 de outubro de 2025 - 7:58

A petroleira divulgou bons números de produção do 3° trimestre, e há espaço para dividendos bilionários; a Vale também divulgou lucro acima do projetado, e mercado ainda digere encontro de Trump e Xi

SEXTOU COM O RUY

Dividendos na casa de R$ 10 bilhões? Mesmo depois de uma ótima prévia, a Petrobras (PETR4) pode surpreender o mercado

31 de outubro de 2025 - 6:07

A visão positiva não vem apenas da prévia do terceiro trimestre — na verdade, o mercado pode estar subestimando o potencial de produção da companhia nos próximos anos, e olha que eu nem estou considerando a Margem Equatorial

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Vale puxa ferro, Trump se reúne com Xi, e bolsa bateu recordes: veja o que esperar do mercado hoje

30 de outubro de 2025 - 7:34

A mineradora divulga seus resultados hoje depois do fechamento do mercado; analistas também digerem encontro entre os presidentes dos EUA e da China, fala do presidente do Fed sobre juros e recordes na bolsa brasileira

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O silêncio entre as notas

29 de outubro de 2025 - 20:00

Vácuos acumulados funcionaram de maneira exemplar para apaziguar o ambiente doméstico, reforçando o contexto para um ciclo confiável de queda de juros a partir de 2026

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A corrida para investir em ouro, o resultado surpreendente do Santander, e o que mais mexe com os mercados hoje

29 de outubro de 2025 - 8:10

Especialistas avaliam os investimentos em ouro depois do apetite dos bancos centrais por aumentar suas reservas no metal, e resultado do Santander Brasil veio acima das expectativas; veja o que mais vai afetar a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a motosserra de Milei significa para a América Latina, e o que mais mexe com seu bolso hoje

28 de outubro de 2025 - 7:50

A Argentina surpreendeu nesta semana ao dar vitória ao partido do presidente Milei nas eleições legislativas; resultado pode ser sinal de uma mudança política em rumo na América Latina, mais liberal e pró-mercado

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A maré liberal avança: Milei consolida poder e reacende o espírito pró-mercado na América do Sul

28 de outubro de 2025 - 7:31

Mais do que um evento isolado, o avanço de Milei se insere em um movimento mais amplo de realinhamento político na região

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os balanços dos bancos vêm aí, e mercado quer saber se BB pode cair mais; veja o que mais mexe com a bolsa hoje

27 de outubro de 2025 - 8:09

Santander e Bradesco divulgam resultados nesta semana, e mercado aguarda números do BB para saber se há um alçapão no fundo do poço

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Só um susto: as ações desta small cap foram do céu ao inferno e voltaram em 3 dias, mas este analista vê motivos para otimismo

24 de outubro de 2025 - 8:03

Entenda o que aconteceu com os papéis da Desktop (DESK3) e por que eles ainda podem subir mais; veja ainda o que mexe com os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Por que o tombo de Desktop (DESK3) foi exagerado — e ainda vejo boas chances de o negócio com a Claro sair do papel

24 de outubro de 2025 - 6:01

Nesta semana os acionistas tomaram um baita susto: as ações DESK3 desabaram 26% após a divulgação de um estudo da Anatel, sugerindo que a compra da Desktop pela Claro levaria a concentração de mercado para níveis “moderadamente elevados”. Eu discordo dessa interpretação, e mostro o motivo.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Títulos de Ambipar, Braskem e Raízen “foram de Americanas”? Como crises abalam mercado de crédito, e o que mais movimenta a bolsa hoje

23 de outubro de 2025 - 8:21

Com crises das companhias, investir em títulos de dívidas de empresas ficou mais complexo; veja o que pode acontecer com quem mantém o título até o vencimento

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: As ações da Ambipar (AMBP3) e as ambivalências de uma participação cruzada

22 de outubro de 2025 - 20:00

A ambição não funciona bem quando o assunto é ação, e o caso da Ambipar ensina muito sobre o momento de comprar e o de vender um ativo na bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Caça ao Tesouro amaldiçoado? Saiba se Tesouro IPCA+ com taxa de 8% vale a pena e o que mais mexe com seu bolso hoje

22 de outubro de 2025 - 7:58

Entenda os riscos de investir no título público cuja remuneração está nas máximas históricas e saiba quando rendem R$ 10 mil aplicados nesses papéis e levados ao vencimento

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar