🔴 3 ações para LUCRAR com a SELIC em alta: clique aqui e descubra quais são

2022-05-25T07:18:15-03:00
Ricardo Gozzi
ESQUENTA DOS MERCADOS

Ata do Fed dá o tom do dia no mercado; bolsas europeias abrem em leve alta; no Ibovespa, investidores seguem de olho na Petrobras (PETR4)

Bolsas devem operar de lado até o meio da tarde, quando será divulgada a ata do Fed; tom do documento será fundamental para definir os rumos do pregão

25 de maio de 2022
7:18
Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de camiseta cinza com o brasão do Fed, mãos na cabeça e rodeado pelo dragão da inflação, dólar, bandeira da Ucrânia e da Rússia e gráfico dos mercados de ações
Ata do Fed deve dar o tom na reta final de negócios. - Imagem: Shutterstock, Envato e Brenda Silva

Os mercados financeiros do Brasil e dos Estados Unidos ensaiam alguma recuperação para a abertura da sessão desta quarta-feira em um dia no qual as atenções estarão concentradas na ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano).

Os índices futuros da bolsa de Nova York oscilam perto da estabilidade e as bolsas de valores europeias iniciaram o dia em leve alta.

Não se trata de nada muito marcante, mas o movimento pode ajudar o Ibovespa durante a manhã. Ontem, depois de começar o dia em forte queda, a bolsa brasileira recuperou-se no fim da sessão e fechou no azul.

Ata do Fed deve dar o tom dos negócios

Seja como for, a não ser que alguma notícia de última hora influencie os mercados, a tendência é que nenhum movimento mais brusco ocorra até o meio da tarde, para quando está prevista a divulgação da ata do Fed.

Para os analistas de mercado, não há dúvida de que o Fed subestimou os riscos inflacionários com aquela conversa de “caráter transitório” da alta dos preços.

O problema é que agora, com o impacto da retirada dos estímulos, o temor passa a ser de que a maior economia do mundo caminhe para uma estagflação.

Isto em um momento no qual a China dá sinais de desaceleração em decorrência da política de covid zero e a Europa está às voltas com os efeitos colaterais da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Vale lembrar que o Banco Central Europeu (BCE) ainda não começou a retirar os estímulos à economia. Segundo a presidente do BCE, Christine Lagarde, a autoridade monetária da zona do euro deve começar a agir somente em julho, mas deve pôr fim à era de juro negativo em algum momento dos próximos meses.

Nesse contexto, o tom da ata do Fed será fundamental para definir os rumos dos negócios na reta final do pregão, com grande potencial de volatilidade. A divulgação da ata está prevista para as 15h.

Petrobras (PETR4) segue no foco dos investidores

No cenário local, os investidores continuam de olho na Petrobras (PETR4). José Mauro Coelho deve continuar na presidência da empresa pelo menos até o fim do mês que vem. Isto porque os acionistas da Petrobras só devem votar em junho o nome de Caio Paes de Andrade para o cargo.

A frenética dança das cadeiras na Petrobras castigou as ações da empresa no Ibovespa ontem - e também os seus ADRs em Wall Street.

Os agentes do mercado financeiro estão incomodados com a insistência do presidente Jair Bolsonaro em buscar meios de interferir na política de preços de combustíveis da Petrobras.

Membros do alto escalão do governo, como os ministros Paulo Guedes (Economia) e Adolfo Sachsida (Minas e Energia), insistem que as trocas de comando da Petrobras embutem a defesa da privatização e o respeito à governança corporativa.

Mas os investidores enxergam apenas uma ação de viés eleitoreiro em um momento no qual Bolsonaro encontra dificuldade para estreitar a desvantagem para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas pesquisas de intenção de voto.

Agenda vazia no Brasil

A agenda de indicadores econômicos e balanços corporativos está vazia no Brasil.

No exterior, para além da ata do Fed, destaque para o balanço da Nvidia.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Fraqueza nos números

Entrega de veículos da Tesla (TSLA34) recua no segundo trimestre e vem abaixo da expectativa do mercado

Apesar do crescimento das vendas na comparação anual, houve uma queda em relação ao trimestre anterior

Mais uma vítima

Após tomar calote do 3AC, exchange Voyager Digital suspende saques, depósitos e negociações de clientes

Corretora de criptomoedas tomou calote de mais de US$ 670 milhões, mas, apesar de ter tomado empréstimos, precisou paralisar atividades

Bancões na área

Vão sobrar uns cinco ou dez bancos digitais, e o Next está entre eles, diz CEO do banco digital do Bradesco

Renato Ejnisman diz ainda que Next visa a mais aquisições e pensa ainda em internacionalização

No vermelho

Magazine Luiza (MGLU3) é a ação com o pior desempenho do Ibovespa no primeiro semestre de 2022; outras varejistas e techs também sofreram no período

Com queda acumulada de quase 70% no ano, ações do Magalu são as piores do Ibovespa no semestre que acaba de terminar

Proteção

Qual título público comprar no Tesouro Direto? Santander recomenda papel indexado à inflação para o mês de julho; veja qual

Recomendação do banco para o Tesouro Direto visa proteção contra a inflação e possibilidade de valorização

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies