🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-06-23T13:26:18-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Ressaca

Na festa dos IPOs entre 2020 e 2021, só 16% das empresas acumulam alta na bolsa

Dentre as piores performances em relação ao Ibovespa desde o IPO, destacam-se Enjoei (ENJU3), EspaçoLaser (ESPA3) e Mobly (MBLY3)

23 de junho de 2022
13:26
IPOs
Imagem: Shutterstock

A festa das ofertas públicas de empresas brasileiras na bolsa (IPO) entre 2020 e 2021 deixou uma forte ressaca para os investidores que colocaram dinheiro nas companhias.

De acordo com um levantamento realizado pela Guide Investimentos, dos 69 IPOs realizados entre 2020 e 2021, apenas 11 tiveram desempenho acima do Índice Bovespa, ou seja, 16% do total.

Dentre as piores performances em relação ao Ibovespa, destacam-se Enjoei (ENJU3), EspaçoLaser (ESPA3) e Mobly (MBLY3).

Em relatório, a Guide afirma que uma das razões que pesam contra a performance dos papéis estreantes alguns dias após o IPO é a assimetria de informações.

A corretora diz que os incentivos oferecidos aos bancos que coordenam os IPOs fazem com que a promoção das empresas seja intensa. 

Além disso, as promessas dos diretores das empresas antes da oferta pública às vezes não se concretizam, o que pode levar a uma reação exagerada dos investidores.

Padrão de comportamento pós-IPO

A Guide identificou um padrão de comportamento das ações estreantes já conhecido na literatura de finanças, que é uma performance quase sempre positiva no primeiro dia de negociação.

Os cálculos da corretora mostram que a média dos retornos de todos os IPOs de empresas brasileiras desde 2017 foi de 5% no primeiro dia de negociação. Mas alguns casos fugiram à regra, como Banco BMG (BMGB4) e Agrogalaxy (AGXY3).

Também foi verificado retorno positivo após o fim do período de lock-up de 45 dias, durante os quais o investidor não pode vender o ativo. Em média, desde 2017, o retorno dos IPOs até o fim do período de lock-up foi de 4,4%.

“Juntando a informação que os IPOs têm retorno positivo de 5,2% em média no primeiro dia de negociação e 4,4% após 45 dias, parece uma decisão melhor não aceitar o período de lock-up”, escreveram os analistas da Guide em relatório.

As piores performances dos IPOs

A Guide listou as piores performances dos IPOs desde 2017. Mas no Top -10, só aparecem empresas que abriram capital entre 2020 e 2021. Confira:

CompanhiaTickerRetorno anualizado desde o IPO
EnjoeiENJU3-70%
EspaçoLaserESPA3-69%
MoblyMBLY3-69%
BrisanetBRIT3-69%
ClearSaleCLSA3-67%
GetNinjasNINJ3-66%
OncoclínicasONCO3-63%
WestwingWEST3-62%
OceanPactOPCT3-61%
InfracommerceIFCM3-60%
Fonte: Guide Investimentos

As exceções

Por outro lado, as empresas vitoriosas até agora, apesar de poucas, destacam-se pelo forte desempenho acima do Ibovespa.

CompanhiaTickerRetorno anualizado desde o IPO
VamosVAMO371%
3R PetroleumRRRP354%
IntelbrasINTB350%
VittiaVITT339%
CBACBAV337%
OrizonORVR335%
LocawebLWSA317%
Fonte: Guide Investimentos

Leia também:

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

ELEIÇÕES 2022

Quem é Maria Luiza Ribeiro Viotti, a primeira mulher a comandar o Itamaraty se Lula vencer as eleições?

A indicação de uma mulher para o Itamaraty contemplaria o movimento feminino na diplomacia, que ganhou força política no Congresso e foi incentivado por Amorim no passado; o Brasil nunca teve uma chanceler

QUEREM PARAR O RUSSO

Todos contra Putin: O assunto da vez da reunião dos líderes do G7? Impor limites à Rússia

Dessa vez, a ideia central é a de impor um “teto” no preço dos combustíveis russos — a proposta foi trazida à pauta pelo presidente americano, Joe Biden

TECNOLOGIA EM FOCO

Em busca de inovação: Petrobras (PETR4) lança oportunidades para aquisição de soluções de startups e empresas de tecnologia; saiba como funciona

A Petrobras vai investir até R$ 21,2 milhões em empresas de tecnologia e startups de soluções nas áreas de robótica, tecnologias digital e d inspeção

DUELO DE GIGANTES

Berkshire, de Warren Buffett, está à caça da Tesla, de Elon Musk — veja como anda essa disputa

No auge da pandemia de covid-19, a fabricante de veículos elétricos nadou de braçada, com as ações disparando mais de 12 vezes, enquanto os papéis da holding do Oráculo de Omaha subiram modestos 60%; será que o cenário ainda é o mesmo?

BOMBOU NAS REDES

Luiza Trajano em desespero? Após derreter quase 70%, Magazine Luiza (MGLU3) leva o título de pior ação do semestre; descubra quem mais chegou perto de virar pó no período

Com ações derretendo quase 70%, Magazine Luiza (MGLU3) teve o pior desempenho do semestre; veja o ranking completo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies