Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
pandora papers

Guedes e Campos Neto têm offshore em paraíso fiscal, revela investigação de consórcio de jornais

Ter empresas ou contas no exterior não é ilegal, desde que declaradas à Receita Federal, mas servidores de alto escalão do governo não devem manter aplicações financeiras, conforme Código de Conduta

Paulo Guedes
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: MARCELO CHELLO/CJPRESS/AE/

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, têm empresas em paraísos fiscais e as mantiveram após passarem a atuar no governo Bolsonaro. As informações foram divulgadas neste domingo, 3, por veículos de mídia brasileiros, e são parte do projeto Pandora Papers, do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manter uma offshore em paraíso fiscal não constitui ilegalidade, desde que seja declarada à Receita Federal. Pessoas que ocupam postos no alto escalão do governo federal, no entanto, são proibidas pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal de ter aplicações financeiras, dentro ou fora do país, que possam ser afetadas por políticas governamentais.

Em resposta à publicação, a assessoria do presidente do Banco Central esclarece que ele não participa da gestão ou faz qualquer investimento com recursos das referidas empresas. Já a assessoria de Guedes afirma que sua atuação privada anterior à posse foi declarada à Receita Federal e à Comissão de Ética Pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Senado durante sessão plenária semipresencial para votar o projeto de lei (PL 1.847/2024) que estabelece a reoneração gradual da folha de pagamento de 17 setores da economia. (Relator senador Jaques Wagner) 24 de junho de 2026 - 21:50
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 15 de junho de 2026 - 9:41
Movimento VAT - Vida Além do Trabalho, que propõe o fim da escala 6x1 26 de maio de 2026 - 12:04
Fernando Haddad no podcast Market Makers 20 de maio de 2026 - 19:41
CNH bom motorista 18 de maio de 2026 - 15:36
Flávio Bolsonaro durante entrevista 15 de maio de 2026 - 18:05
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar