O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Economista e ex-diretora de Desestatização do governo FHC ainda falou sobre privatizações, eleições e até mesmo futebol em novo episódio do podcast RadioCash; confira
“A gente vai ter que reconstruir a imagem do liberalismo depois da passagem do Paulo Guedes pelo governo”. Assim, Elena Landau, economista, advogada e ex-diretora da área de Desestatização do BNDES no governo de Fernando Henrique Cardoso, resumiu sua frustração com a equipe econômica do governo Bolsonaro.
De “incompetência” a “incapacidade”, Landau usou duras palavras para descrever o que considera uma distorção do projeto de um governo liberal e comprometido com o desenvolvimento econômico, durante participação no podcast RadioCash, da Empiricus em parceria com a Vitreo.
“É difícil alguém que participa de um governo autoritário se dizer liberal. Cadê a abertura econômica? Propuseram uma reforma administrativa que não tem impacto, a reforma tributária virou totalmente eleitoral, querem constitucionalizar o calote (precatórios), não venderam (privatizaram) nada e ainda saem botando a culpa no Congresso”, disse.
Sobre o governo, a economista ainda foi irônica dizendo que conseguiu-se algo muito difícil, que é reunir juros altos, dólar subindo, recessão e inflação. Ela reconheceu, contudo, que se Guedes não estivesse no governo, o teto de gastos “já teria sido furado”.
Clique no player abaixo e ouça na íntegra a entrevista de Elena Landau:
Uma das principais figuras das desestatizações durante o governo FHC, Elena Landau opinou sobre dois dos processos de privatização de maior destaque neste ano: Eletrobras e Correios.
Leia Também
“A privatização da Eletrobrás é positiva para a empresa, pois já houve tanta intervenção política que é sempre bom sair das garras do governo e ter vida própria. Contudo, não sei se é positivo para o setor. Desde o início, o processo de capitalização não seguiu um plano de estudo e estruturação, como foi o caso dos Correios”, afirmou.
Segundo a economista, isso fez o governo enviar um texto muito detalhado ao Congresso, o que acabou facilitando a colocação de emendas alheias à proposta original, os chamados “jabutis”. Apesar disso, Landau considera que, com a privatização, a Eletrobrás vai ganhar eficiência e tem muito potencial de valorização para os investidores.
Landau elogiou o processo dos Correios, disse que a capitalização de empresas estatais está indo bem e ainda sugeriu que é importante o governo se desfazer, com responsabilidade, das chamadas “vacas sagradas”, como Caixa, Banco do Brasil e Petrobras.
Apesar da má avaliação que faz do governo Bolsonaro e da equipe econômica, Elena Landau se mostrou esperançosa de que, com uma boa liderança e equipe competente, o país pode ter bons resultados no futuro.
Sobre uma eventual “terceira via” para as eleições de 2022, a economista apostou que existe chance de vitória, especialmente com o “derretimento” do governo atual.
Botafoguense fanática, Landau comentou também sobre sua experiência na gestão do futebol e a possibilidade de os clubes se transformarem em empresas de capital aberto.
“A gestão no futebol é muito difícil por conta da cartolagem. É muito difícil estruturar as coisas de uma hora para a outra. Estão sempre perdoando as dívidas sem mexer na estrutura das federações.”
Confira abaixo a íntegra do podcast RadioCash com Elena Landau:
Todas as joias furtadas eram de ouro com diamantes; joalheria não possui seguro das peças
Os ganhadores do concurso 3615 da Lotofácil efetuaram suas apostas por meio dos canais eletrônicos da Caixa Econômica Federal.
Até o momento, apenas 15 dos 50 estados dos Estados Unidos podem receber o módulo que ficou conhecido como a “casa da Tesla”
Menino da Malásia comprou domínio com as iniciais de seu nome em 1993; anos depois ganhou milhões com o investimento
Segundo o FGC, cerca de 160 mil credores poderão ser ressarcidos após a liquidação do Banco Pleno; veja os próximos passos
Como a Mega-Sena só corre amanhã, a +Milionária é a loteria da Caixa com o maior prêmio em jogo na noite desta quarta-feira (28), mas outras modalidades também prometem prêmios milionários hoje. Confira os valores.
Sem acordo entre EUA e Irã, Brent pode seguir firme; com diplomacia, banco projeta queda e reação da Opep+
Pode ser que você conheça alguém que é milionário e nem percebeu por causa dos hábitos dessas pessoas
Com declaração pré-preenchida ou sem, o indicado é reunir todos os documentos e revisar as informações antes de submetê-las ao Fisco
Linha subsidiada pelo Tesouro busca dar fôlego ao agronegócio e reduzir risco de retração na produção
Não tem o menor problema conversar com uma planta. Isso só é um problema se você ouvir uma resposta, diria um psiquiatra. Mas não se você estiver no Jardim Botânico da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Pode até parecer mentira, mas visitantes do jardim podem conversar com o total de 20 plantas e, o mais […]
A tormenta do Banco do Brasil, a fatura da crise do Banco Master e o Pé-de-Meia foram destaque no Seu Dinheiro; veja as matérias mais lidas dos últimos dias
A Receita Federal mantém uma fiscalização forte sobre as operações de crédito, que obriga as instituições financeiras a reportarem movimentações que ultrapassem R$ 2 mil mensais
Enquanto a Quina e a Mega-Sena acumularam, a Lotofácil fez três vencedores ontem. Confira os números sorteados nas principais loterias da Caixa Econômica Federal
Segundo Alexandre de Moraes, o Supremo decidiu, em 2019, que guardas municipais não têm direito à aposentadoria especial por atividade de risco, e vigilantes não poderiam ter mais benefícios
Exército se prepara para a possibilidade de operações prolongadas caso o presidente Donald Trump ordene um ataque contra o Irã
Banco Central informa que 5.290 chaves Pix do Agibank tiveram dados cadastrais expostos após falha pontual no sistema da instituição
O mundo rico deveria temer as consequências de juros altos para a economia, de olho nos problemas que essas taxas geram no Brasil
Uma alteração momentânea no ano passado fez a cidade se tornar a primeira capital cerimonial do país no século XXI
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) divulgou dois editais de concurso público voltados a professores e técnicos administrativos