Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-10T17:58:24-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Privatização postal

JSL, do grupo Simpar (SIMH3), está de olho nos Correios, mas espera regras na mesa para acertar participação no leilão

O presidente da empresa afirmou que uma vitória no certame aceleraria sua estratégia de crescimento geográfico

10 de agosto de 2021
17:58
JSL Correios

O projeto de lei que abre caminho para a privatização dos Correios ainda espera a aprovação do Senado, mas o presidente da JSL (JSLG3), Ramon Alcaraz, já declarou a intenção da companhia de participar da disputa nesta terça-feira (10).

O executivo da empresa de logística do grupo Simpar (SIMH3) destacou, porém, que como as regras do leilão ainda não foram divulgadas, a participação no certame "é apenas um desejo".

Apesar de ainda abstrato, Alcaraz também afirmou que o movimento aceleraria a estratégia de crescimento geográfico e de diversificação da atuação da JSL.

A Simpar divulgou recentemente uma estratégia agressiva de crescimento, até 2025 que inclui planos de aquisições por todas as suas controladas.

O que já sabemos sobre a privatização dos Correios

A proposta de privatização dos Correios ainda tramita pelo Congresso, mas, após o aval dos parlamentares, o governo planeja fazer o leilão da estatal no primeiro semestre de 2022, e se desfazer de 100% da empresa.

O texto aprovado pela Câmara trouxe a possibilidade de um prazo maior de exclusividade na operação de serviços postais pela empresa que, assim como a JSL, desejar arrematar os Correios.

O relator do PL, deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA), prevê que esse monopólio terá duração mínima de cinco anos, contados da data de publicação da lei. O contrato de concessão dos serviços, por sua vez, poderá estipular um prazo superior.

De acordo com o texto chancelado pela Câmara, os funcionários da estatal terão estabilidade de um ano e meio na empresa a partir do momento da privatização.

Também será disponibilizado aos empregados um plano de demissão voluntária com período de adesão de 180 dias contados da desestatização.

O novo operador precisará obedecer o comando de um serviço postal universalizado - ou seja, atender toda população, incluindo regiões menos atrativas.

O parecer de Cutrim também prevê ainda manutenção da prestação de serviços de caráter social realizados hoje pela empresa, que, privatizada, passaria a se chamar Correios do Brasil.

Conheça 5 investimentos para não pagar imposto e 3 ações que podem se valorizar nos próximos meses e inscreva-se no canal do Seu Dinheiro no Youtube para mais vídeos sobre finanças:

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

DESTAQUE DO DIA

Minério de ferro despenca mais 8% e siderúrgicas e Vale acompanham queda

A redução da produção de aço vem trazendo seguidas perdas para o minério de ferro.

O que mexe com o preço do bitcoin (BTC) hoje: falas de Ray Dalio e da gestora que previu alta das ações da Tesla movimentam o dia

Otimismo com bitcoin a US$ 500 mil e preocupação com a regulamentação: quem vencerá o cabo de guerra das criptomoedas

Parceria digital

Assaí (ASAI3) faz parceria com Cornershop, aplicativo de compras online

A plataforma foi criada para que consumidores comprem produtos de supermercados locais com entregas rápidas ou programadas

Exile on Wall Street

O que faz as empresas falharem? Conheça as cinco “assassinas silenciosas” que podem impactar nos seus investimentos

O verdadeiro início da derrocada de uma empresa não pode ser devidamente noticiado pelas finanças ou pelas operações, mas somente dentro do núcleo de cultura corporativa

CAPTAÇÕES BILIONÁRIAS

Localiza, Unidas e Movida vão a mercado em busca de R$ 5 bilhões com emissões de debêntures

Locadoras de veículos se recuperaram rapidamente da crise da covid-19 e buscam recompor o caixa em meio à escassez de componentes no setor automotivo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies