A Itaúsa (ITSA4) comunicou ao mercado, por meio de fato relevante, um investimento de peso no setor de saneamento. De acordo com o documento, a empresa comprou 8,53% do capital total da Aegea Saneamento no montante de R$ 1,3 bilhão.
A holding também adquiriu 10,20% do capital votante da Aegea. Os recursos serão captados por meio de instrumentos de dívidas de longo prazo.
O acordo dará à Itaúsa escolher membros para o conselho de administração, comitê de auditoria e comitê de Finanças. Além disso, a empresa terá outros benefícios destinados aos acionistas majoritários.
Empresa
A Aegea é líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, atendendo mais de 11 milhões de pessoas em 126 municípios em 12 estados. A empresa é especializada em parcerias público privadas (PPPs) para o oferecimento de serviços de abastecimento, coleta e tratamento de esgoto.
O documento destaca que esse acordo está sujeito a ajuste de preços, sendo que a operação estará fechada somente após o cumprimento de algumas condições previamente estabelecidas pela empresa.
“A Itaúsa acredita que, além de contribuir com boas práticas de gestão e de governança corporativa, o investimento a ser realizado permitirá que a Aegea potencialize a execução do seu plano de crescimento, apoiando novas oportunidades que maximizem a criação de valor dos seus negócios”, afirma a empresa, em nota.
“Com esse investimento, a Itaúsa adiciona ao seu portfólio um ativo que combina taxa de retorno atrativa, alto potencial de crescimento e impacto positivo para a sociedade. A aquisição dessa participação está alinhada à estratégia de alocação de capital para reunir parceiros estratégicos com visão de longo prazo e experiência comprovada no setor de atuação”, conclui.