Menu
2021-03-16T19:14:30-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
testemunha de casamento

Cade autoriza participação de concorrentes em processo sobre Localiza e Unidas

Todas são contrárias à aprovação do ato sem restrições. Entre as concorrentes, estão Fleetzil, ALD, Movida e Ouro Verde

16 de março de 2021
11:19 - atualizado às 19:14
União da Localiza e Unidas
Imagem: Montagem Andrei Moraes/ Seu Dinheiro

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a entrada das concorrentes Fleetzil, ALD, Movida (MOVI3) e Ouro Verde como terceiras interessadas no processo que tramita no órgão sobre a fusão entre a Localiza Rent a Car (RENT3) e a Companhia de Locação das Américas (Unidas - LCAM3). O despacho com o aval está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 16.

As empresas entraram com pedidos no Cade para participar do processo, pois podem ser afetadas pela decisão a ser adotada pelo órgão. Todas são contrárias à aprovação do ato sem restrições. A Movida recentemente reforçou o pedido para barrar a união.

Agora, elas terão 15 dias para apresentação de informações complementares, documentos e pareceres necessários à comprovação das alegações que fizeram.

A notícia foi mal recebida pelo mercado, que levou as ações de Unidas e Localiza a recuarem mais de 2% no pregão de hoje.

Dentre outros pontos, a Fleetzil argumenta que a fusão de Localiza e Unidas teria o potencial de afetar negativamente os mercados de rent-a-car e gestão e terceirização de frotas. Já a ALD entende que a fusão resultaria em uma empresa com poder de mercado suficiente "para forçar preços, negar fornecimento, ou impedir o acesso às montadoras fornecedoras de frotas".

A Movida destaca que a preocupação concorrencial diante da operação estaria na sinergia de estruturas entre os mercados de gestão e terceirização de frotas (GTF) e de rent-a-car, principalmente pelo aumento do poder de compra de veículos.

A Ouro Verde alega que as duas empresas não teriam incentivos de repassar ao consumidor as eficiências obtidas após a operação. A Ouro Verde cita o exemplo da Localiza, que não teria repassado ganhos ao consumidor no terceiro trimestre de 2020, após atingir a maior escala de sua história.

A fusão de Localiza e Unidas foi anunciada em setembro de 2020 e notificada ao Cade no mês passado. A operação consiste na combinação de negócios das duas empresas mediante a incorporação de ações da Unidas pela Localiza.

A união pode dar origem à maior companhia do segmento de locação de veículos no mundo, com valor de mercado estimado em cerca de R$ 50 bilhões.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

túnel do tempo

Há um ano o impossível aconteceu: o petróleo fechou com preço negativo. Lembra disso?

Situação nunca vista na história foi provocada pela combinação da crise de covid-19 e a disputa entre Rússia e Arábia Saudita

Fundo de cripto

Vai perder? Termina hoje o prazo de reserva do ETF de criptomoedas da Hashdex

Por causa do feriado de Tiradentes de amanhã (21), não haverá pregão na bolsa de valores brasileira. Dessa forma, termina hoje o prazo para reserva de oferta do ETF

MERCADOS HOJE

Saída encontrada para o Orçamento preocupa e bolsa opera em queda; dólar também recua

Com a agenda de indicadores esvaziada e a véspera de feriado trazendo uma maior cautela ao cenário, os investidores devem repercutir o acordo para a sanção do Orçamento

Exile on Wall Street

Expectativas e julgamentos: o que esperar do próximo ciclo de altas, segundo o ‘guru’ de Warren Buffett

Da tarde de ontem até o momento em que os dedos encontram o sistema QWERT para a escrita deste Day One, estive dividido entre elogios e críticas à conversa desta segunda com Howard Marks. Felizmente, os comentários positivos vieram de quem conseguiu assistir ao papo, encontrando um material de muita qualidade — graças a ele, […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies