🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Kaype Abreu

Kaype Abreu

Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.

nova selic hoje

BC deve manter ‘plano de voo’ e elevar taxa básica de juros em 1 ponto, para 6,25% ao ano; saiba o que esperar do Copom

Declaração recente de Campos Neto conteve apostas maiores que a de um ponto; crise hídrica e desaceleração da China podem aparecer em comunicado de decisão

Kaype Abreu
Kaype Abreu
22 de setembro de 2021
5:59 - atualizado às 14:46
Montagem de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), com chapéu de aviador olhando sorrindo para o lado
O comandante do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto: a aeronave do Copom vai mudando a rota da Selic, apertando cada vez mais os juros - Imagem: Montagem Andrei Morais / Agência Brasil / Shutterstock/doomu

O Banco Central (BC) vai fazer tudo para trazer a inflação de volta para a meta, mas não vai alterar a estratégia ao sabor de cada novo indicador econômico. A fala de Roberto Campos Neto, presidente da autoridade monetária, no início da semana passada provocou uma reviravolta nas projeções do mercado para a taxa básica de juros (Selic).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa majoritária dos agentes financeiros aponta para uma elevação de 1 ponto percentual na Selic, para 6,25% ao ano, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) desta quarta-feira.

Será o quinto aumento seguido dos juros, em um contexto de inflação tocando os dois dígitos em 12 meses, economia fragilizada e, mais recentemente, ameaçada de crise hídrica. O BC começou a aumentar a Selic em março, quando a taxa estava na mínima histórica de 2% ao ano.

Mas o consenso em torno da alta de 1 ponto na Selic se formou apenas nos últimos dias. A alta dos preços — que bateu 9,6% no último ano, conforme o IPCA de agosto — fez uma parte maior do mercado cogitar uma aceleração mais forte da Selic. A mudança nas expectativas ocorreu depois que Campos Neto sinalizou que não alteraria o "plano de voo" a cada novo dado econômico.

Em agosto, quando elevou a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, o BC disse em comunicado que faria um movimento na mesma proporção em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ajuste da Selic é o principal instrumento de controle da inflação, que também é influenciada pela quebra de cadeias produtivas com a pandemia e outros fatores de pouco alcance do BC.

Leia Também

Um deles é a a crise política, que atingiu o ápice nas manifestações de 7 de setembro e acabou ajudando a pressionar o dólar — que por sua vez também afeta os preços da economia.

Apesar da disparada da inflação, o mercado ainda acredita no poder do BC em domar o dragão. De acordo com o Boletim Focus mais recente, analistas projetam o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 4,10% em 2022, pouco acima do centro da meta de 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

As decisões do BC hoje já miram o próximo ano, considerando o tempo de efeito da política monetária, que costuma levar seis meses. A Selic deve encerrar 2021 em 8,25% ao ano, segundo as projeções reunidas pelo Focus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte: BC

Novas altas da Selic

Para o Goldman Sachs, tendo em vista declarações recentes dos membros do Copom (Comitê de Política Monetária), não só de Campos Neto, a probabilidade de uma alta de 1,25 ponto é pequena. Eles projetam uma elevação de 1 ponto nesta quarta.

Em relatório do último dia 17, os economistas Alberto Ramos e Daniel Moreno dizem que o BC vai continuar elevando a Selic para um nível acima do neutro.

Entre os motivos que devem balizar a decisão, a dupla cita pressões inflacionárias altas e disseminadas na economia, aumento intenso de custos na cadeia de suprimentos, deterioração das expectativas sobre os preços, falta de progresso das reformas e ajuste fiscal, além do "ruído político".

No comunicado após a reunião do Copom, o BC deve sinalizar altas adicionais. "O Copom deve reconhecer as surpresas negativas de inflação, sinais crescentes de disseminação da alta de preços, deterioração sobre as expectativas de 2021-2022, e piora generalizada para as perspectivas de inflação, incluindo núcleo e serviços", escreveram os economistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Credit Suisse também está entre as instituições que esperam mais doses do remédio amargo da Selic: seriam quatro aumentos de 1 ponto na Selic e uma alta final de 0,50 ponto, levando a taxa para 9,75%.

China no radar

O sócio e economista da BRA Investimentos, João Beck, diz ainda que pode haver referências no comunicado a uma possível desaceleração do crescimento na China - sinalizada com dados recentes de produção industrial e vendas no varejo, além da crise da dívida da Evergrande, a segunda maior incorporadora imobiliária do país.

"Já está dado que China vai passar por uma fase de desalavancagem, o que pode contribuir para que o preço das commodities caia, impactando a inflação por aqui", diz o economista.

Para Beck, se o Fed, o banco central dos EUA, postergar uma elevação dos juros, o BC ficará menos pressionado a aumentar a taxa. A autoridade monetária também comunica decisão nesta quarta-feira, às 15h (horário de Brasília).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O economista considera que houve algum avanço na discussão sobre precatórios, as dívidas do governo na Justiça cujo parcelamento tramita no Congresso, e diz que a reforma administrativa "está andando", embora ainda não haja solução no Congresso.

  • Às vésperas da decisão do BC, o mercado de opções do Copom na B3 também evidenciava a aposta majoritária no aumento de 1 ponto na Selic. Veja no vídeo abaixo como ganhar dinheiro com esse instrumento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
POLUIÇÃO SONORA

Cidade brasileira está entre as mais barulhentas do mundo, mas há outras piores; confira ranking

19 de janeiro de 2026 - 7:05

Spoiler: o lugar mais barulhento do mundo não é Nova Iorque nem Tóquio.

COMEÇA HOJE

Caixa inicia hoje o pagamento do Bolsa Família de janeiro; confira o calendário completo

19 de janeiro de 2026 - 5:41

Os repasses seguem um cronograma escalonado de acordo com o dígito final do NIS; o valor mínimo é de R$ 600, com acréscimos para famílias com crianças, gestantes e adolescentes

ASSINATURA

Ganhos para indústria e suco de laranja, cooperação tecnológica e criação de empregos: quais os impactos do acordo UE-Mercosul

18 de janeiro de 2026 - 16:27

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou um levantamento que aponta que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), quando entrar em vigor, vai aumentar de 8% para 36% o acesso brasileiro ao mercado de importações mundiais de bens. Isso porque a União Europeia, sozinha, respondeu por 28% do comércio global em 2024. […]

ALGO NÃO CHEIRA BEM

Delegados da PF estão ‘perplexos’ e apontam cenário ‘atípico’ em inquérito do STF sobre Master

18 de janeiro de 2026 - 14:14

Em nota divulgada neste sábado (17), a classe reage ao cenário “manifestamente atípico” na investigação, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o grupo, tal contexto causa “legítima perplexidade institucional”

ENVOLVIMENTO PESSOAL

Caso Master: Transparência Internacional diz que PGR deveria pedir impedimento de Toffoli

18 de janeiro de 2026 - 13:07

O cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro é o dono dos fundos de investimento que compraram parte da participação dos irmãos de Toffoli no resort Tayayá, no interior do Paraná

FLORESTA NO DESERTO?

A Grande Muralha Verde: China planta floresta em um dos desertos mais inóspitos do planeta

18 de janeiro de 2026 - 12:12

China combate a desertificação do Deserto de Taklamakan com uma mistura improvável de árvores, ciência e megaprojetos de energia solar

COMPRA DA ILHA

Tarifaço pela Groenlândia: Trump anuncia tarifas de 25% para oito países europeus

18 de janeiro de 2026 - 11:02

O presidente norte-americano tem dito repetidamente que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA devido à sua localização estratégica e aos grandes depósitos minerais, e não descartou o uso da força para tomá-la

MERCADO DE TRABALHO

Quando o anúncio de uma vaga de trabalho é uma roubada? Esses sinais servem de alerta

18 de janeiro de 2026 - 10:15

Antes de se inscrever para centenas de processos seletivos, conheça quais pontos de atenção que podem evitar problemas no futuro

OS DESTAQUES DA SEMANA

Vamos (VAMO3) lidera os ganhos do Ibovespa, enquanto Hapvida (HAPV3) é a ação com pior desempenho; veja os destaques da semana

17 de janeiro de 2026 - 17:23

Os investidores acompanharam os novos desdobramentos do caso Master, as atualizações da corrida eleitoral e as publicações de indicadores econômicos

O SOM DO SILÊNCIO

Silêncio! O show está prestes a começar: Cidade do interior de São Paulo é a mais silenciosa do Brasil

17 de janeiro de 2026 - 16:02

Município com pouco menos de 15 mil habitantes segue à risca o limite de 55 decibéis, estabelecido por lei

26 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial sem a presença de Lula; entenda o que falta para o tratado valer na prática

17 de janeiro de 2026 - 12:04

A assinatura, no entanto, não faz o acordo valer imediatamente. Após o evento, o texto será submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país do Mercosul

DINHEIRO DE VOLTA

FGC vai começar a pagar CDBs do Master na próxima semana; veja como solicitar os valores e evitar golpes

17 de janeiro de 2026 - 11:12

Para fugir de criminosos, o FGC alerta que não solicita o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores

LOTERIAS

Máquina de milionários emperrada? Mega-Sena 2960 acumula e prêmio sobe para R$ 41 milhões; confira os sorteios do fim de semana

17 de janeiro de 2026 - 10:03

Enquanto os apostadores se preparam para o sorteio da Mega-Sena, outras quatro loterias também voltam a correr neste sábado

ENTRE POLÊMICAS, RUMORES E INVESTIGAÇÕES

Caso Master: o mapa das conexões entre Nelson Tanure e o banco de Daniel Vorcaro — e o que o empresário nega

16 de janeiro de 2026 - 12:50

Entenda os pontos sob investigação e o que o empresário diz sobre sua relação com o banco

SURPRESA

IBC-Br: Prévia do PIB brasileiro interrompe queda e sobe 0,70% em novembro, acima da expectativa

16 de janeiro de 2026 - 10:19

O indicador da atividade industrial foi um dos que registrou as maiores altas; veja como a divulgação movimenta o mercado hoje

CIÊNCIA

O “sol artificial” da China ajuda a responder uma antiga questão: afinal, entre fusão e fissão nuclear, qual é mais segura?

16 de janeiro de 2026 - 9:49

Entenda como a China está mudando a percepção sobre energia nuclear e explorando novas tecnologias com seu ‘sol artificial’

ONDA DE CALOR

Para fugir do calor: Esses destinos de viagem proporcionam um clima mais ameno, mesmo durante o verão, sem precisar sair do Brasil

16 de janeiro de 2026 - 9:15

Confira os 6 melhores locais para se refugiar das altas temperaturas da estação mais quente do ano

MÁQUINA EMPERRADA

Loterias em manutenção: Lotofácil, Quina, Mega-Sena e demais modalidades emperram; prêmios sobem

16 de janeiro de 2026 - 7:07

Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela segunda vez na semana. Com isso, a Quina promete o maior prêmio desta sexta-feira (16).

FORA DO IBOVESPA

IA, robôs, biotecnologia e energia nuclear: como investir nas teses que definirão a economia e o futuro a partir de 2026

15 de janeiro de 2026 - 12:04

Relatório da Global X compilou as tendências globais dos próximos anos e fala como os ETFs podem viabilizar a participação nesses investimentos

LEGADO

Otto Baumgart, o herdeiro discreto que deixou uma cidade como legado na Zona Norte de São Paulo

15 de janeiro de 2026 - 10:55

Avesso aos holofotes, o empresário morreu aos 45 anos após lutar contra um câncer e deixou como último grande projeto a Cidade Center Norte 

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar