A revisão do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos apontou para um crescimento de 4,1% no quarto trimestre de 2020. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Departamento de Comércio do país.
O resultado é um pouco maior do que a estimativa preliminar, de alta de 4%, mas ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço de 4,2%.
Apenas os gastos com consumo, que respondem por cerca de 70% do PIB americano, aumentaram 2,4% no último trimestre do ano passado. O cálculo original havia sido de acréscimo de 2,5%.
Inflação
O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês para a inflação americana) subiu à taxa anualizada de 1,6% no quarto trimestre, um pouco acima da estimativa prévia de 1,5%.
Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 1,4% no mesmo intervalo, confirmando a leitura preliminar.
Esse era um os dados esperados para o dia, após a fala de Jerome Powell, presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central americano), no Congresso ontem (24). Investidores estão preocupados com a retomada da economia e avanço da inflação no país, mas Powell acalmou os ânimos com suas declarações sobre compra de ativos.
Ele não descartou a possibilidade de aumento da taxa de juros para controlar a inflação, o que também é bem visto pelo mercado. Entretanto, isso não conteve a queda na abertura das bolsas de hoje.
Por volta de 12h05, o índice Dow Jones caía 0,31%, enquanto o S&P 500 recuava 0,59% e o Nasdaq também sedia 0,94%.
*Com informações do Estadão Conteúdo