🔴 ‘OPERAÇÃO  IKKI-TOUSEN’ – MULTIPLICAÇÕES DE ATÉ 250x DE FORMA AUTOMATIZADA – SAIBA COMO

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Deu o tom

Não há espaço para mais estímulos sem contrapartida fiscal, diz presidente do BC

Campos Neto disse, porém, entender a necessidade de novas medidas, mas ressaltou a necessidade de contrapartidas.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central - Imagem: Raphael Ribeiro/ BCB

Questionado nesta terça-feira, 9, sobre o debate para uma nova rodada de auxílio emergencial, fora do teto de gastos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, repetiu que não há nenhum espaço para novas medidas fiscais sem que haja contrapartida fiscais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

"É preciso tomar ações para que a dívida não continue crescendo. A reação dos mercados nos mostra que a fragilidade fiscal pesa mais do que os eventuais benefícios de se colocar mais dinheiro na economia. Pode acabar tendo o efeito contrário, de contração da economia", afirmou, em evento virtual promovido pelo Observatory Group.

Campos Neto disse, porém, entender a necessidade de novas medidas, mas ressaltou a necessidade de contrapartidas. "Há consenso no Executivo e no Legislativo de que, se algo for feito, tem que ser com disciplina fiscal", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falências

O presidente do Banco Central apontou também que o número de falências de empresas no Brasil tem se mantido estável, mas alertou que as companhias que atuam no Brasil seguem com dívidas muito grandes. "Por isso, há dúvidas se veremos uma grande quantidade de falências nos próximos meses", afirmou.

Leia Também

APROVEITANDO A CHANCE

Aposta do interior de SP ofusca bola dividida na Lotofácil da Independência e embolsa prêmio de R$ 34 milhões na Quina

RATEIO

Lotofácil da Independência 2026 tem 72 apostas premiadas e mais de 1.500 de ganhadores, mas apenas 33 ficam milionários

Destacou ainda que o sistema financeiro brasileiro segue capitalizado e com liquidez.

Campos Neto repetiu que, com a vacinação contra a covid-19 em curso, os mercados globais estão começando a ver uma luz no fim do túnel.

Ele destacou que a curva de juros brasileira continua bastante inclinada devido ao risco fiscal. Campos Neto citou ainda o movimento de retorno de investidores ao País no fim de 2020, embora ainda em volume insuficiente para reverter a saída no começo da pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

PIB

O presidente do Banco Central avaliou também que o primeiro trimestre de 2021 ainda será "fraco" em termos de atividade econômica no Brasil e apontou que o segundo trimestre dependerá justamente da velocidade do programa de vacinação contra a covid-19. "Acreditamos que no segundo semestre do ano estaremos melhores", afirmou.

Ele apontou dados sobre a confiança de empresas e consumidores que mostram correlação com a evolução da pandemia no País.

Inflação e emprego

Campos Neto citou ainda novamente a influência da inflação de alimentos sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2020 e destacou que esse movimento foi visto também em outros países emergentes.

O presidente do BC apontou que o mercado de trabalho formal no País está se recuperando rapidamente, mas reconheceu que os trabalhadores informais terão mais dificuldades para retomarem suas atividades.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destacou ainda o crescimento do mercado de crédito em 2020, enquanto as taxas de juros do Brasil se mantiveram em seus menores níveis históricos.

Reformas

O presidente do Banco Central disse que a nova composição dos comandos da Câmara e do Senado deve dar impulso às propostas de reformas que tramitam no parlamento. "Temos agora no Congresso uma situação mais favorável para a aprovação de reformas. Isso deve reduzir um pouco os prêmios de risco e ajudar a reduzir a volatilidade no câmbio", afirmou, no evento virtual promovido pelo Observatory Group.

Campos Neto admitiu que a volatilidade do real ante o dólar é maior, mas avaliou que intervir na volatilidade do câmbio é muito mais difícil do que intervir no nível da moeda.

"Entendemos que parte dessa volatilidade está relacionada com o risco de longo prazo do País. Por isso é importante aprovar reformas que possam mitigar esse risco fiscal", enfatizou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais uma vez, o presidente do BC lembrou que o Brasil não tem espaço fiscal para estimular a economia por meio de investimentos públicos. Assim, o crescimento da atividade deve vir por meio de investimentos do setor privado, que exigem credibilidade da política fiscal. "Precisamos de reformas para gerar confiança e fazer o setor privado investir. A resposta é credibilidade, credibilidade e credibilidade", completou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tela de smartphone exibindo CNH digital; imagem ilustra renovação automática da CNH, prazo extra para CNH vencida e mudanças previstas no novo Código de Trânsito regulamentadas pelo Contran. 15 de setembro de 2026 - 13:13
imóveis 15 de setembro de 2026 - 11:59
casamento donald trump jr putin presidentes 15 de setembro de 2026 - 11:13
savegnago supermercados (1) 15 de setembro de 2026 - 10:20
lotofácil da independência 15 de setembro de 2026 - 6:57
casas bahia biah3 leilão descontos liquidação 14 de setembro de 2026 - 14:55
furacão el niño 14 de setembro de 2026 - 14:06
melhores cidades da europa londres inglaterra turismo viagem viagens 14 de setembro de 2026 - 11:15

EL NIÑO

Calor extremo cria nova ameaça imobiliária em Londres

14 de setembro de 2026 - 11:15
Aplicativo de IA de internet de ícones de inteligência artificial, ChatGPT, da OpenAi 13 de setembro de 2026 - 18:03
Imagem feita com inteligência artificial. Notas de dinheiro e moedas e, ao fundo, prédios em São Paulo 13 de setembro de 2026 - 14:35
Chuva pode baratear preço da energia elétrica, mas cenário pode mudar até 2027 12 de setembro de 2026 - 10:30
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar