Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-02-09T17:29:51-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Agora é oficial

Gestora Hashdex e Nasdaq lançam o primeiro ETF de criptomoedas do mundo

Fundo que acompanha índice de criptomoedas criado pela gestora brasileira junto à bolsa americana começa a ser negociado na bolsa de valores de Bermudas

9 de fevereiro de 2021
12:01 - atualizado às 17:29
Criptomoedas bitcoin
Foto: Shutterstock - Imagem: Shutterstock

Finalmente ele chegou. A gestora brasileira Hashdex acaba de lançar oficialmente, em parceria com a bolsa americana Nasdaq, o primeiro ETF de criptomoedas do mundo, o Hashdex Nasdaq Crypto Index.

O fundo de índice será negociado na Bolsa de Valores de Bermudas (Bermuda Stock Exchange - BSX), país que possui uma regulamentação avançada para o mercado de ativos digitais, segundo a Hashdex. A listagem do ETF já estava aprovada desde setembro de 2020.

Como todo ETF (sigla para Exchange Traded Fund), o Hashdex Nasdaq Crypto Index replica o retorno de um índice de mercado. No caso, do Nasdaq Crypto Index (NCI), indicador desenvolvido pela Nasdaq em parceria com a Hashdex.

Segundo a gestora de criptomoedas, o índice foi projetado para representar o mercado de criptoativos, selecionando moedas digitais por meio de "rígidos critérios de elegibilidade".

"O NCI passará por um processo de rebalanceamento a cada três meses, a fim de manter uma representação atual deste mercado", disse a Hashdex em nota à imprensa. O indicador será mantido pelo agente de cálculo da Nasdaq, CF Benchmarks.

Em nota, Stephen Koshansky, chefe de produtos e pesquisa de ativos digitais da Nasdaq, disse que a bolsa americana "trabalhou de perto com a Hashdex para criar critérios para o índice, que são objetivos na seleção de ativos para representar o mercado de criptomoedas. Eles serão filtrados e examinados por bolsas e provedores de custódia confiáveis".

Para a gestora brasileira, o ETF chega como uma solução segura e regulada para investidores institucionais ganharem exposição ao mercado de criptomoedas, o que deve acelerar a entrada desses investidores no segmento.

A entrada massiva de investidores institucionais no mercado de criptomoedas é vista como o principal fator que deve impulsionar esses ativos nos próximos anos.

Investidores brasileiros poderão investir no ETF por meio de três fundos que a Hashdex distribui no país. Eles oferecem 20%, 40% ou 100% de exposição ao ETF, podendo ser encontrados em plataformas de investimento como Ativa, BTG Pactual, Easynvest, Genial, Guide, Modalmais, Mycap, Necton, Órama, Rico, Terra, Warren, Vitreo e XP.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Tartaruga x lebre

Warren Buffett está prestes a bater o retorno do fundo de empresas de tecnologia que brilhou na crise

As ações da Berkshire Hathaway, holding do bilionário, conseguiram lentamente se aproximar do retorno do ARK Innovation ETF, da badalada gestora Cathie Wood

Concurso 2446

Mega Sena acumula; confira os números sorteados e a previsão de prêmio para o próximo concurso

As dezenas sorteadas do concurso 2446 da Mega Sena foram 1-13-27-41-51-58. Próximo sorteio acontece no dia 25 de janeiro

Em busca de liquidez

WDC Livetech da Bahia (LVTC3) fará oferta para destravar negociações com ações para o pequeno investidor

Os papéis da WDC estrearam na B3 em julho do ano passado em oferta de ações restrita a investidores profissionais

Criptocrash

O que acontece com o bitcoin? 4 razões para o novo crash do mercado de criptomoedas

O bitcoin não é o mesmo desde que atingiu a máxima histórica de quase US$ 70 mil no início de novembro. Saiba as razões para o mau momento do mercado cripto

Sonho mais distante

Carro zero mais barato agora custa pelo menos 40 salários mínimos

Com alta de 27%, salário mínimo não conseguiu acompanhar o salto três vezes maior no período (83%) do preço do carro zero mais barato; confira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies