O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
O IPCA acumulado em 12 meses atingiu dois dígitos em setembro. E se você resolveu fazer um churrasco e pegar a estrada, sua inflação foi muito maior do que a média
O IPCA de setembro superou a marca de 10% pela primeira vez desde fevereiro de 2016. Mas, a depender do que você fez no mês passado, sua inflação pode ter sido bem maior do que a já salgada alta dos preços enfrentada pelos brasileiros.
Vamos supor que você, contrariando todas as recomendações médicas motivadas pela pandemia, tenha feito um churrasco com seus melhores amigos em um sítio fora da cidade em setembro do ano passado e vocês tenham resolvido repetir a dose um ano depois.
Com os preços dos alimentos e dos combustíveis em destaque no IPCA, o impacto da inflação sobre seus gastos teria sido muito maior do que o da média dos brasileiros.
A inflação já começa a pesar no caminho, quando você vai abastecer o carro. Enquanto um lado reclama da carga tributária e outro culpa a política de preços de combustíveis da Petrobras, o preço dos combustíveis deixa os dois discutindo e avança sem trégua.
O litro da gasolina aumentou 39,6% no período, de acordo com o IBGE. Ah, mas seu carro tem motor flex. Sem problema, o etanol subiu 64,77%, terceira maior taxa em 12 meses dentre todos os itens que compõem o IPCA. Hoje, aliás, a Petrobras determinou novos reajustes aos preços da gasolina e do gás de cozinha.
E se algum participante dessa confraternização precisou ir de avião, as passagens aéreas de ida e volta custaram 56,81% mais em relação ao churrasco anterior. Individualmente, as passagens aéreas apresentaram a quinta maior taxa entre os integrantes do índice.
Leia Também
Quem levou uma peça de picanha, por exemplo, pagou por ela 26,82% a mais do que há 12 meses. O amigo que levou um contrafilé pra assar viu o preço do quilo avançar 26,88%. Já quem chegou com a alcatra sentiu menos, pero no mucho: +24,54%.
Aquele que tentou economizar logo pensou: vou levar um franguinho. Se levou um frango inteiro, pagou 28,78% a mais; em pedaços, +28,91%; só o peito, +29,80%.
Em relação a isso, não tem muito segredo. Além dos insumos mais caros em meio à falta de chuvas, economistas apontam para o peso da alta da taxa de câmbio na inflação. O dólar mais caro levou as grandes empresas de proteína animal a privilegiarem as exportações em detrimento do mercado interno.
Trata-se, porém, de um grupo bastante heterogêneo. Os amigos veganos chegaram com pimentão, abobrinha e repolho - respectivamente líder, vice-líder e quarto colocado entre os vilões inflacionários do período.
O pimentão quase dobrou de preço - subiu 96,34% -, seguido pela abobrinha (+64,93%) e pelo repolho (+57,90%). Muito mais do que um benchmark recente, o tomate (+24,32%), quase tão salgado quanto aquela picanha que alguém esqueceu na churrasqueira sem bater o sal grosso.
Mas está tudo sob controle. O sal subiu só 5,85%.
E o carvão? Ainda bem que não entra no cálculo do IPCA. Mas com um dragão desse naipe, quem precisa de carvão?
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X
O financiamento imobiliário exige planejamento por representar décadas de dívidas e a organização de documentos é a primeira etapa; veja o que é preciso ter em mãos
Filho mais velho de FHC foi nomeado como curador provisório do pai, que sofre em grau avançado da doença de Alzheimer