O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Mediana das projeções para o IPCA de 2021 subiram pela décima semana consecutiva, para 4,60%, segundo Relatório Focus
Na semana em que o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá para definir o rumo da política monetária, os economistas voltaram a elevar as projeções para a inflação em 2021, colocando ainda mais pressão por um aumento da taxa básica de juros (Selic).
O Relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central (BC), mostra que a mediana das projeções para o Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ao final do ano passou de 3,98% para 4,60%.
Esta foi a décima semana consecutiva que o relatório mostra uma revisão positiva das estimativas, que cada vez mais se afastam do centro da meta estabelecida para 2021 – 3,75%, com o teto em 5,25%.
A inflação está sob pressão desde o final do ano passado, com a combinação de dólar alto e dos preços dos alimentos. Na semana passada, o IBGE divulgou que o IPCA de fevereiro foi de 0,86%, acima dos 0,25% apurados em janeiro, a maior leitura para um mês de fevereiro desde 2016.
Com o resultado do mês passado, o IPCA acumula alta de 1,11% no ano e, em 12 meses, de 5,20%, acima dos 4,56% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
A escalada da inflação pressiona os membros do Copom a elevar a taxa básica de juros, atualmente no menor patamar da história, em 2,00% ao ano. O Relatório Focus mostra que os economistas esperam que a Selic encerre o ano em 4,50% ao ano.
Leia Também
A projeção para a taxa de câmbio, fator que está pressionando a inflação, passou pela quarta revisão positiva consecutiva. Para o final do ano, a expectativa é de que a cotação do dólar atinja R$ 5,30.
O Boletim Focus apresentou ainda as novas estimativas dos economistas para a atividade econômica e a situação fiscal do país, em estado delicado.
A mediana das estimativas para o crescimento do PIB em 2021 recuou pela segunda semana seguida, de 3,26% para 3,23%. Há um mês, as projeções indicavam uma expansão de 3,43%.
Em relação ao endividamento do país, o Focus mostrou que a mediana das projeções para a dívida líquida do setor público, como proporção do PIB, avançou de 64,44% para 65%.
A expectativa para o déficit primário para 2021 foi piorada, de 2,80% para 2,90%, enquanto a projeção para o déficit do resultado nominal em 2021 foi de 7,00% para 7,10%.
O resultado primário reflete o saldo entre receitas e despesas do governo, antes do pagamento dos juros da dívida pública. Já o resultado nominal reflete o saldo já após as despesas com juros.
Mega-Sena entrou acumulada em abril e foi recuperando posições até retomar o topo do ranking de maiores prêmios das loterias da Caixa, que estarão em recesso na terça-feira (21)
Amanhã, terça-feira (21), será feriado no Brasil. O país para para marcar o Dia de Tiradentes. Diante disso, muitos investidores podem estar se questionando como será o funcionamento da Bolsa de Valores, do Ibovespa, dos bancos e do Pix nesta segunda-feira (20). Pensando em auxiliar os leitores, a equipe do Seu Dinheiro confirmou com a […]
Região concentra minerais-chave da transição energética e pode ganhar protagonismo na disputa entre EUA e China, dizem autoridades
Com bloqueio no Estreito de Ormuz, companhias aéreas cortam rotas e criam taxas extras diante da disparada do combustível
Marcelo Gasparino chega ao conselho defendendo alinhamento ao mercado internacional, enquanto governo tenta segurar reajustes
Com riscos geopolíticos e inflação no radar, banco sugere diversificação global e vê força no petróleo e metais industriais
Com feriado de Tiradentes, semana começa mais lenta no Brasil, enquanto EUA, Europa e China concentram dados relevantes de atividade, inflação e consumo
A estatal voltou ao centro das atenções após a aprovação, em assembleia, de proventos referentes a 2025; crescimento da ação também foi destaque
O anúncio da oferta de compra do Master pelo banco estatal controlado pelo governo do Distrito Federal foi feita em março de 2025
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de sábado (18). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Caixa retoma sorteios das loterias amanhã (20).
Ranking da Grana Capital mostra os fundos imobiliários que mais distribuíram dividendos em 12 meses
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na noite de sexta-feira (17). Todas as demais modalidades sorteadas ontem acumularam. Hoje (17), Mega-Sena, Quina, Timemania e +Milionária prometem prêmios de oito dígitos.
Oscar Schmidt morreu nesta sexta-feira aos 68 anos. O brasileiro é reconhecido como um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.
João Scandiuzzi, estrategista-chefe do BTG Pactual, explicou quais são as perspectivas para o cenário macroeconômico em participação no VTEX Day
Presidente Lula sancionou lei que permite a realização de três exames por ano; salário no final do mês não será afetado
A Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de quinta-feira (16). Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. Destaque para a Quina, que pode pagar R$ 20 milhões hoje (17).
Após um março sem feriados, brasileiros poderão descansar uma segunda vez em abril com Tiradentes
A nova edição do ranking de responsabilidade corporativa da Merco no Brasil traz um recorte mais detalhado por pilares — ambiental (E), social (S) e governança (G), mostrando a posição de cada empresa em todos eles
Notificação a milhares de companhias coloca créditos de PIS/Cofins em xeque e pode mexer com as estimativas do setor; veja o que dizem os especialistas
A repercussão foi tamanha que Nassim Taleb, cuja fama costuma ser restrita ao mundo das finanças, respondeu a Jade Picon no X