Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Bicho papão financeiro

Alta é passageira e inflação fechará ano dentro da meta, garante secretário de Guedes

Adolfo Sachsida também citou que o avanço do IPCA reforça a necessidade de "ancoragem" das expectativas do lado fiscal da economia

Ibovespa; balanços corporativos
Imagem: Shutterstock

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que está seguro de que a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) será passageira e que o índice terminará o ano dentro da meta de inflação, com o trabalho do Banco Central e o avanço da agenda de reformas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ele, a inflação mais alta, divulgada nesta quarta-feira, reforça a necessidade de "ancoragem" das expectativas do lado fiscal (contas públicas) da economia e de avanço na agenda de reformas pró-mercado.

"A agenda de privatizações e concessões e abertura econômica é um poderoso estímulo ao aumento da concorrência, melhora da eficiência econômica e redução de preços ao consumidor", ressaltou Sachsida.

A inflação surpreendeu em maio e ficou mais alta do que o esperado. O IPCA apresentou alta de 0,83% em relação ao mês anterior. A média esperada era de 0,71%. Em 12 meses, a inflação está rodando em 8,06%.

O secretário disse que o processo de consolidação fiscal produz o ambiente necessário para ancorar expectativas e manter estável a trajetória inflacionária.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele contestou a avaliação de que a inflação mais alta facilita o ajuste fiscal ao turbinar as receitas. "Inflação não ajuda, sempre atrapalha. No médio prazo, isso tudo é perdido com uma estrutura produtiva prejudicada pela inflação e pela indexação dela decorrente", justificou.

Leia Também

TEMPESTADE À VISTA?

É hora de comprar ouro? Veja se dois bancões gringos acreditam que é hora de correr para a segurança

AS MAIS LIDAS

O impacto do Wellhub e Total Pass, a pechincha do Banco do Brasil (BBAS3), investimentos para renda passiva: o que chamou a atenção nesta semana

Sachsida disse ainda que a inflação vai ceder com o governo "fazendo a sua parte".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ray dalio santo graal investimentos carteira 21 de agosto de 2026 - 12:03
GTA VI 21 de agosto de 2026 - 10:30
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 20 de agosto de 2026 - 16:00
Correios 20 de agosto de 2026 - 15:30
casas bahia biah3 leilão descontos liquidação 19 de agosto de 2026 - 10:54
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar