Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-06-21T18:24:50-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
Muito além do pix

Bancos centrais da Suíça e da França testam transações com moedas digitais entre países

O experimento visa investir no mercado de empréstimos de “atacado” entre bancos, ao invés de transações públicas diárias, mas será o primeiro teste com as CBDC

21 de junho de 2021
12:04 - atualizado às 18:24
shutterstock_1857106741
Imagem: Shutterstock

Diversos bancos centrais pelo mundo estão desenvolvendo projetos em moedas digitais, as chamadas CBDC (“Moeda Digital de Banco Central”, em inglês). E um novo passo foi dado, com os BCs da França e da Suíça testando os primeiros pagamentos entre bancos centrais europeus utilizando moedas digitais.

O experimento visa investir no mercado de empréstimos de "atacado" entre bancos, ao invés de transações públicas diárias. Mas será a primeira vez que o euro digital e o franco suíço digital serão totalmente testados.

Para levantar o projeto, estão envolvidos grandes bancos europeus, entre eles o UBS e o Credit Suisse, da Suíça, e o Natixis, da França. Além deles, a bolsa suíça SIX Digital Exchange, a desenvolvedora de softwares corporativos R3 e o Innovation Hub do BIS (Bank of International Settlement).

Testando

Em abril deste ano, o banco francês fez pagamentos em títulos digitais emitidos pelo Banco Europeu de Investimento usando a tecnologia blockchain

A colaboração entre os dois BCs foi batizada de Jura, uma homenagem à cordilheira que separa a Suíça da França. Ela envolverá a troca de um CBDC em euros por um CBDC em franco suíço através de um mecanismo de liquidação de pagamento contra pagamento. Essas transações serão liquidadas entre bancos com sede na França e na Suíça.

Para ontem

Diferentemente do bitcoin, que costuma demorar em torno de 10 minutos para liquidar uma transação, a tecnologia desenvolvida pela R3 permitirá que os pagamentos sejam quase instantâneos, exigindo apenas que os dois bancos centrais efetivamente os aprovem digitalmente. 

Apesar de o projeto ser experimental e as CBDCs estarem em fase de teste, é um grande passo para a ampla utilização da tecnologia de criptomoedas pelos bancos centrais.

Isso deve trazer uma maior rapidez, segurança e baratear os preços das operações para o varejo, de acordo com o que é esperado pelos entes envolvidos no projeto. 

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Expandindo a carteira digital

De olho no open banking, PicPay compra Guiabolso e expande ainda mais a carteira

O PicPay comprou o Guiabolso e, com isso, tornou-se player relevante nas discussões de open banking, além de dar continuidade à expansão

Acordo fechado

Samarco e advogados entram em acordo para reduzir honorários em mais de 80%

Até então, uma decisão na justiça tornava a administração judicial do processo a mais cara da história

Cripto-Unicórnio

Plataforma de negociação de NFT é primeiro unicórnio do mundo cripto com US$ 1,5 bi em valor de mercado

Em meio ao crash do mercado, a negociação de NFTs esfriou significativamente, mas voltaram a subir nos últimos meses

Sondagem Industrial

Pandemia ainda afeta oferta e custo de matérias-primas, afirma CNI

O problema é mencionado por 68,3% das indústrias pesquisadas. Em seguida, a elevada carga tributária (34,9%) e a taxa de câmbio (23,2%)

Exile on Wall Street

Para ser faixa-preta nos investimentos é preciso ter a paciência japonesa

Na literatura de alocação de ativos, “momentum” é a tendência que um ativo tem de continuar subindo apenas porque… já vem subindo. Nos últimos 30 anos, dezenas de estudos acadêmicos e gestores sistemáticos praticantes têm validado a existência de um prêmio por momentum no mercado de ações. Contrariando o senso comum, seria possível ganhar dinheiro […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies