Como integrar equipes e manter a cultura da empresa após uma fusão
Fechar o acordo é só o primeiro passo de uma longa jornada. Adquirir uma empresa não é como comprar uma bicicleta, computador ou um smartphone

Fusões e aquisições fazem parte do mercado de tecnologia. Porém, fechar o acordo é só o primeiro passo de uma longa jornada. Adquirir uma empresa não é como comprar uma bicicleta, computador ou um smartphone.
Negócios são compostos por um ou mais produtos ou serviços criados e/ou conduzidos por pessoas que, para ter resultados, fazem isso bem. Tão bem que é interessante para a sua própria companhia essa fusão. Então como integrar e manter a sinergia de uma maneira benéfica para todos?
No geral, essa integração começa antes mesmo da compra ou fusão. Além de fazer sentido para a adquirente incluir esse novo negócio em seu ecossistema, é recomendado também considerar o fit cultural, ver se as visões das duas empresas de fato combinam.
Não falo em unificar a cultura e sim em criar sinergia entre as adquiridas, para que o bom trabalho seja mantido e aperfeiçoado com benchmarking interno e as trocas de ideias que podem acontecer.
São muitos os aspectos que precisam ser observados para uma boa integração, tanto do lado do negócio quanto das pessoas. Eles não são opostos, mas é importante separar as atividades para melhorar a coordenação e o planejamento.
Ter um time sênior cuidando desse processo e uma abordagem metodológica robusta ajuda bastante. É importante observar o estágio de maturidade de cada empresa e adaptar a metodologia quando for necessário. Deve-se entender que metodologia é um guia, um norte. Não dá para “forçar” que todos adotem um padrão único de forma de trabalho.
Considerando os negócios, uma das metodologias utilizadas é dividir em três pilares para a integração:
Leia Também
Rodolfo Amstalden: Moro num Brasil tropical e trôpego, mas moro no Brasil
- Backoffice, que são as incorporações dos setores financeiros, contábeis, fiscais, compras, facilities, jurídico, entre outras;
- Tecnologia, nas frentes de microinformática, infraestrutura, redes e segurança da informação e;
- Produto, que engloba todas as áreas relacionadas ao desenvolvimento, integração e lançamento desse produto integrado, que também envolve atividades do comercial, marketing e atendimento ao cliente.
Indo para o lado das pessoas, acredito ser de suma importância manter na empresa os seus fundadores e os seus times após a fusão. Além de melhorar o alinhamento e engajamento dos funcionários, isso ajuda a fazer com que a companhia permaneça no caminho idealizado pelos fundadores lá atrás, com um fluxo contínuo de ideias para o negócio e cultura, contribuindo para a inovação e entrega de resultados sólidos.
É preciso garantir a sinergia e comunicação fluida entre todas as partes, realizando um onboarding especial para as unidades - ajudando a despertar o senso de pertencer - mapeando as sinergias e planejando os próximos passos para proporcionar a melhor experiência possível para quem está chegando.
Esse é um trabalho contínuo, com unificação de sistemas de gestão e equalização de cargos e benefícios - tudo sem deixar de lado a essência da cultura daquela unidade, que é muito importante que continue entre os times, somando e complementando com a que já temos, criando novas oportunidades e espaços para trocas e inovação.
Integrar empresas e pessoas é um processo longo, trabalhoso, mas, se feito com cuidado, é recompensador, pois é capaz de juntar talentos, oxigenar ideias, aperfeiçoar processos de inovação e claro, juntar mais mentes brilhantes em torno de um mesmo objetivo.
Leia também:
- Quem ainda não migrou para o e-commerce, fique tranquilo (mas nem tanto)
- A importância das fusões e aquisições para a Locaweb
- Como tornar os negócios digitais resilientes
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O jogo só termina quando acaba: WEG em queda, IPCA-15 e cautela na bolsa no último pregão antes do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro
23 de outubro de 2026 - 7:51SEXTOU COM O RUY
A bolsa tem bons motivos para continuar subindo, mas a WEG (WEGE3) serve como alerta
23 de outubro de 2026 - 6:03O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Uma nova aposentadoria complementar: novas pesquisas eleitorais e início da temporada de balanços movimentam os mercados
22 de outubro de 2026 - 8:27EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual
21 de outubro de 2026 - 20:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um passo de cada vez: início da temporada de balanços e pesquisa Quaest mexem com os mercados hoje
21 de outubro de 2026 - 8:44O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O joio, o trigo e os inadimplentes: eleições, temporada de balanços, revolta na França e petróleo em alta movimentam os mercados hoje
20 de outubro de 2026 - 8:23INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Protestos na França: quando a dívida cobra a conta das economias desenvolvidas
20 de outubro de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Temporada de balanços do 3T26, visão de dono para empreender e eleições: o que movimenta os mercados hoje
19 de outubro de 2026 - 8:28VISÃO DE DONO
Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono
19 de outubro de 2026 - 6:45PLANO A
Caça às bruxas: os fundos de previdência caros e pouco rentáveis que nós não recomendamos
18 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Em busca do eletroposto mais próximo e das ações que vão se dar bem na temporada de balanços; veja o que mexe com seu bolso hoje
16 de outubro de 2026 - 8:16SEXTOU COM O RUY
A bolsa subiu na expectativa, mas a realidade segue difícil. O que esperar da temporada de resultados?
16 de outubro de 2026 - 7:05O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A volta do fantasma dos distratos, o peso dos juros para o desempenho da bolsa e tudo o que mexe com o seu bolso hoje
15 de outubro de 2026 - 8:35EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo
14 de outubro de 2026 - 19:45O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Brasileiros à prova da teoria financeira, ‘Pix MEI’, o renascimento do Magalu e o que mais mexe com o seu bolso hoje
14 de outubro de 2026 - 8:28O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A conta que você não pode atrasar, os encantos da China e o que mais mexe com seu bolso hoje
9 de outubro de 2026 - 8:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO