O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Se eu fosse desafiada a resumir o sentimento do mercado financeiro sobre o mais novo imbróglio para a aprovação da PEC dos precatórios, seria obrigada a evocar uma célebre frase da ex-presidente Dilma Rousseff. “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder”.
Vai todo mundo perder. É mais ou menos assim que os analistas explicam o desconforto visto no Ibovespa nesta quinta-feira (04), mesmo após a PEC dos precatórios ter sido aprovada em primeiro turno na Câmara dos Deputados na noite de ontem.
E foram inúmeros os motivos que ajudaram o principal índice da bolsa a fechar o dia em uma queda acentuada de 2,09%, aos 103.412 pontos, e dólar e juros terem mais uma sessão de alta.
O placar para a aprovação na Câmara foi apertado - 312 votos a favor e 144 contra. E tudo leva a crer que o segundo turno será ainda mais complicado. Isso porque alguns deputados que votaram a favor da PEC desrespeitaram o posicionamento geral de seus partidos, gerando um grande mal-estar político.
Além da oposição tradicional, o governo pode enfrentar resistência do PSDB no Senado e verá o PSB e o PDT tomando medidas para evitar que os deputados que votaram a favor do texto inicialmente repitam o comportamento na votação do segundo turno, que deve ocorrer na próxima terça-feira (09), de acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira.
Outro motivo de preocupação é que, para manter uma base de apoio, o governo deve abrir ainda mais a carteira para contemplar novas emendas parlamentares.
Leia Também
Aprovado ou não, o texto não agrada em nada o mercado. No entanto, a aprovação é vista como o "menor pior" dos cenários, já que é a forma de ter pelo menos uma noção de qual será o limite de gastos do governo, ainda que a situação fique longe do ideal.
Não à toa o humor se deteriorou ao longo do dia, mesmo com o Nasdaq e o S&P 500 renovando mais uma vez suas máximas de fechamento. Além da queda do Ibovespa, o dólar à vista avançou 0,29%, a R$ 5,6061, também pressionado pela queda maior que a esperada dos pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos, e a curva de juros devolveu boa parte do alívio visto ontem.
Veja tudo o que movimentou os mercados nesta quinta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo e as ações com o melhor e o pior desempenho do Ibovespa.
QUE CILADA
Shiba Inu (SHIB) despenca 38% na semana — e nós te avisamos da furada da criptomoeda-meme. A moeda de cachorro pode até ser fofinha e divertida, mas não passa disso: nenhum especialista recomenda a compra de Shiba Inu ou Dogecoin.
EXERCÍCIO FUTUROLÓGICO
Internet do futuro, discurso do passado: o que está em jogo no leilão do 5G. Para a realidade brasileira, o 5G ainda exige o uso da imaginação para nos transportarmos a um futuro no qual uma das poucas coincidências com a atualidade é sermos despertados pelo alarme do smartphone.
DESCONCENTRAÇÃO?
Leilão do 5G: Claro, TIM e Vivo confirmam favoritismo, mas novatas também arrematam frequências para oferecer internet de alta velocidade. Gigantes das telecomunicações arrematam lotes nacionais na faixa principal do 5G; empresas menores ofertarão serviços em escala local.
NOS PREÇOS DOS COMBUSTÍVEIS
Raízen (RAIZ4) e Ipiranga (UGPA3) andam driblando os consumidores? Governo investiga empresas por suposta propaganda enganosa. Segundo a denúncia, os postos estariam divulgando descontos aos consumidores sem apresentar informações claras sobre as condições.
DESTAQUE NA IMPRENSA
Repórteres do Seu Dinheiro são vencedores do prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. Os repórteres Julia Wiltgen e Victor Aguiar ficaram entre os 50 jornalistas mais admirados do país na premiação anual das publicações Jornalistas & Cia. e Portal dos Jornalistas.
As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês
Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?
Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje
Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje
Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente
As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar
Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora
Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]
Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros
O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora
Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA
Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso
Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro
A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje
A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.
Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores
Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana
Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo
Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado
A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo