Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
2021-05-14T19:19:11-03:00
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mudaram as estações, mas nada mudou na bolsa

14 de maio de 2021
19:19
Cassia Eller
Imagem: Divulgação

Quem olha para o saldo do Ibovespa na semana pode achar que os últimos dias foram um marasmo. O índice, afinal, ficou praticamente estável — uma quase desprezível queda de 0,13%.

“Mas eu sei que alguma coisa aconteceu / tá tudo assim, tão diferente”, já dizia a música. E é verdade: nada mudou na bolsa, mas o clima não é mais o mesmo.

O monstro adormecido da inflação já volta a dar as caras: nos EUA, o índice avança mais rápido que o esperado e gera especulação quanto a uma possível alta nos juros.

Por outro lado, o fantasma da economia ainda frágil segue assombrando os investidores: o mercado de trabalho americano e o setor de varejo seguem decepcionando.

Na China, a demanda forte por minério de ferro levou a commodity às máximas e fez a alegria das mineradoras e siderúrgicas.

Mas o minério de ferro cada vez mais caro também ressuscitou o medo da inflação no gigante asiático — um cenário que fez a commodity cair do topo.

Uma sucessão de notícias que mexe com o ânimo dos investidores: num minuto, é época de pessimismo; no seguinte, a temporada é de otimismo.

A Jasmine Olga acompanhou a bolsa nos últimos dias e traz os detalhes desta semana cheia de desdobramentos. É só clicar aqui para entender como mudaram as estações, mas nada mudou.

MERCADOS

 Apesar da queda desta sexta, os preços do minério seguem acima dos US$ 200 a tonelada. Quer entender o que fez a commodity chegar a esse patamar? O Seu Dinheiro explica tudo neste vídeo.

EMPRESAS

 O lucro do IRB Brasil Re cresceu quase 45% no primeiro trimestre. Porém, nem mesmo o bom resultado financeiro conseguiu convencer o mercado de que o ressegurador está deixando os dias de crise para trás.

 Já com a Cogna aconteceu exatamente o oposto: nem mesmo o prejuízo crescente impediu que suas ações tivessem forte alta hoje. Confira os destaques do balanço do grupo educacional.

 A agenda ESG está cada dia mais em alta no mundo dos investimentos. Hoje, um consórcio liderado pela divisão de ativos florestais do BTG Pactual anunciou uma transação de cerca de R$ 2 bilhões por 80,5 mil hectares da empresa de celulose chilena Arauco.

 Como a Binance, uma corretora de criptomoedas que não oferece mais serviços de trading para quem mora nos Estados Unidos, segue com norte-americanos em sua lista de clientes? Para a Receita dos EUA, a resposta pode estar em crimes de lavagem de dinheiro e evasão fiscal. Saiba mais sobre a investigação.

ECONOMIA

 Contrariando parte das previsões do mercado, a Casa Branca reafirmou que não há fatores estruturais da economia capazes de gerar um salto na inflação que não possam ser controlados pelo Federal Reserve

 Por aqui, o aumento nos preços também é o tema do momento. Bruno Serra, diretor de Política Monetária do BC, defendeu os últimos aumentos da taxa Selic e descartou que a instituição tenta acumular uma “gordura” monetária com ajustes maiores do que o necessário.

Antes de encerrar, quero fazer um pedido a todos: a Fundação ABH, que ajuda mais de seis mil famílias em situação vulnerável, precisa da nossa ajuda. Com a pandemia, os trabalhos estão focados no combate à fome e à garantia da dignidade. Para contribuir, é só clicar aqui.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

OBSTÁCULO VENCIDO

A batalha foi vencida, mas a luta continua: MP da Eletrobras passa no Senado, mas obstáculos ainda não acabaram

O texto volta agora para a Câmara e deve ser votado na segunda-feira. Embora os analistas não vejm obstáculos nessa etapa, os próximos meses podem trazer novos atritos

comissão no senado

Relator da CPI da Pandemia divulga lista de investigados; confira

Na condição de investigados, a CPI poderá também aprovar quebra de sigilos e operações de busca e apreensão em endereços ligados a eles

Maquininhas internacionais

De malas prontas: presidente da Getnet revela planos para o início das operações na Europa em 2022

A empresa se tornou peça-chave nos planos do espanhol Santander de criar uma plataforma global de pagamentos

Renda variável

Na batalha das corretoras, Rico vai zerar taxa em operações com opções

A medida busca tornar a corretora mais competitiva e reforçar a atuação do grupo no ramo da renda variável

Concursos públicos

De olho nos concurseiros, Yduqs anuncia aquisição da plataforma de EaD Qconcursos

Plataforma de cursos preparatórios para concursos públicos tem 412 mil alunos pagantes e mira mercado potencial de 17 milhões de pessoas; valor da operação não foi divulgado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies