🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Lições da vida para os investimentos: O difícil é mais gostoso

Você não vai enriquecer com a dica do fórum; quando você estuda detalhadamente uma empresa fora do radar e enxerga algo que a maioria do mercado não está vendo, tenha certeza que o gostinho de ter acetado em cheio é muito melhor

30 de janeiro de 2021
9:42 - atualizado às 13:21
Imagem: Shutterstock

Meu pai sempre me ensinou que as coisas que são conquistadas com o suor do trabalho são bem mais valorizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo o que vem fácil e que não lhe custou esforço para atravessar obstáculo não tem o mesmo gostinho.

Concordo totalmente com isso. Quando você ganha um bem, você fica feliz, mas ele não terá um alto valor percebido por você.

Diferentemente de quando você consegue comprar um carro ou imóvel onde você tira dinheiro não sei de onde para dar uma entrada, ralando anos para pagar um financiamento, para que no final de toda esta maratona você possa falar para si próprio: eu consegui!

Já vivi isso e posso afirmar que o gosto do objetivo alcançado é muito mais saboroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lições da vida que levo também para o mercado de ações.

Leia Também

Para você se tornar um investidor melhor, sua mão deve estar bem calejada e seu estômago terá que sofrer alguns apertos que às vezes farão você até perder o ar.

Recentemente, a B3 divulgou um estudo no qual foi feito um diagnóstico das 2 milhões de pessoas que entraram na Bolsa em 2019 e 2020. Hoje, já somos mais de 3,2 milhões de investidores que pretendem ou estão negociando ações.

O perfil médio da nova safra de investidores é jovem, com idade média próxima a 30 anos, sem filhos, com renda mensal de até R$ 5.000 e com trabalho em tempo integral. A grande maioria ainda é formada por homens (74%), mas as mulheres estão se interessando mais por ações, já que hoje temos mais de 800 mil mulheres comprando e vendendo ações, quando em 2018 elas eram somente 180 mil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo isso é ótimo para o mercado financeiro, tornando-o cada vez mais democrático e acessível.

No entanto, o que tenho visto é que a maioria desses novos investidores está em busca de ganho rápido e fácil, mas sinto dizer que a Bolsa não funciona assim.

Veja o que aconteceu nos últimos IPOs por aqui. Algumas ações debutaram na Bolsa e subiram mais de 100% em poucos meses.

Bancos coordenadores e acionistas controladores precificaram mal as empresas nos IPOs? Claro que não.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tenho percebido um fluxo vindo de fóruns de ações, o que, em alguns casos, transformam algumas altas em valorizações artificiais.

O que está acontecendo é que a ações estão se valorizando muitas vezes devido a uma dica do amigo, do assessor ou simplesmente porque todo mundo do fórum está comprando e a ação está subindo.

Cuidado! O movimento das ações deve sempre seguir os fundamentos daquela companhia. Em última instancia, ação sempre acompanha o crescimento do lucro da empresa.

Movimentos técnicos e fictícios geralmente são seguidos de quedas bruscas. Tudo que sobe sem motivo, cai também sem explicação, e isso pode machucar investidores de primeira viagem. São as famosas “bolhas” decorrentes do excesso de liquidez e uma enxurrada de informações pelas redes sociais sem critérios ou embasamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso não está acontecendo somente no Brasil. Nos últimos dias, ficamos surpresos com o que aconteceu com as ações da varejista americana GameStop e de outras companhias, como a rede de cinemas AMC e as fabricantes de celulares Blackberry e Nokia, colocando na parede vários fundos de investimento que estavam com posição vendida (short) nessas ações.

Sem qualquer fundamento, pessoas físicas se organizaram para puxar estes papéis que possuem como característica em comum negócios decadentes. Movimento manipulado e muito perigoso já que fizeram uso de opções de compra para alavancar os ganhos.

Tudo isso em busca de ganhos rápidos sem qualquer estudo que fundamentasse a compra dessas ações. Ganho em um dia, derrota em outro. Isso não costuma acabar bem.

Recado para o pessoal que está chegando agora na Bolsa. Eu tenho mais de 15 anos de mercado e já vi muita gente se dar mal com esta estratégia da dica esperta que está bombando, sem se dar o trabalho de entender e estudar aquilo em que você está investindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pode ter certeza de que você não vai enriquecer com a dica do fórum. Para conseguir uma rentabilidade sustentável no longo prazo, você precisa de disciplina, curiosidade, estudo, leitura, paciência, resiliência e mãos calejadas. Não é algo que se adquire de uma hora para outra. Não é fácil.

Falo por experiência própria. Quando você estuda detalhadamente uma empresa fora do radar como as microcaps e enxerga algo que a maioria do mercado não está vendo, se antecipando a um provável movimento de alta que acaba se configurando mais adiante, tenha certeza que o gostinho de ter acetado em cheio é muito melhor.

Só que isso requer trabalho, suor e dedicação. Não seja “maria vai com as outras”. Tenha sempre um pé atrás em relação às opiniões alheias. Faça a sua própria análise. Apegue-se sempre aos fundamentos.

Esta empresa possui vantagens competitivas? Está em um setor em amplo crescimento? Ela possui um bom produto ou serviço altamente demandado pelo mercado consumidor? Aquela ação está barata diante dos fundamentos que ela apresenta? Perguntas que você se deve fazer antes de investir. Se ela passou em todos os crivos, tudo indica ser um ótimo investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Construa o seu próprio caminho como investidor. Diversifique e tenha sempre uma carteira de ações equilibrada com fundamentos sólidos. No longo prazo, é assim que você vai aumentar o seu patrimônio e ter aquele gostinho diferenciado do objetivo alcançado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Crônica de uma tragédia anunciada: a recuperação judicial da Ambipar, a briga dos bancos pelo seu dinheiro e o que mexe com o mercado hoje

21 de outubro de 2025 - 8:00

Empresa de gestão ambiental finalmente entra com pedido de reestruturação. Na reportagem especial de hoje, a estratégia dos bancões para atrair os clientes de alta renda

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Entre o populismo e o colapso fiscal: Brasília segue improvisando com o dinheiro que não tem

21 de outubro de 2025 - 7:35

O governo avança na implementação de programas com apelo eleitoral, reforçando a percepção de que o foco da política econômica começa a se deslocar para o calendário de 2026

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)

15 de outubro de 2025 - 7:47

A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje

14 de outubro de 2025 - 8:08

Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo

13 de outubro de 2025 - 19:58

Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?

13 de outubro de 2025 - 7:40

Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano

TRILHAS DE CARREIRA

ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho

12 de outubro de 2025 - 7:04

Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)

10 de outubro de 2025 - 7:59

No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação

SEXTOU COM O RUY

Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe

10 de outubro de 2025 - 6:03

Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)

9 de outubro de 2025 - 8:06

No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar