🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

14º salário, noivado de Stefani e revanche da renda fixa

Tivemos decisão de juros no Brasil e nos EUA, com destaque para a primeira alta da Selic em quase seis anos. Veja o que mais rolou na semana.

20 de março de 2021
11:59
Selic, Dólar, Real
Imagem: Shutterstock

Espero que esteja tudo bem com você e família. Não está fácil ficar em casa, eu sei, mas o ditado da vovó nunca valeu tanto: o importante é ter saúde.

Enquanto tiver saúde, notícia, estoque de vinho e restaurante com delivery, sigo firme por aqui.

Notícia tem de sobra. O destaque da semana foi a alta da taxa básica de juros, a Selic, na quarta-feira, a primeira em cerca de seis anos. Subiu de 2% para 2,75%, acima do que a maioria do mercado esperava.

Mas não foi só isso. Olha só outros highlights importantes para o seu bolso:

  • O banco central dos EUA, o Fed, manteve sua taxa de juros inalterada. Mas outras medidas de redução de estímulos à economia trouxeram pressão sobre os juros futuros americanos.
  • O André Brandão deixou a presidência do Banco do Brasil. Não foi surpresa para ninguém. Ele já estava na “mira” de Jair Bolsonaro há um tempo - o presidente não gostou nada do seu plano de reestruturação do BB que inclui demissões de 5 mil pessoas. Desde que o presidente da Petrobras caiu, ele era apontado como o próximo.
  • A Petrobras reduziu o preço da gasolina pela primeira vez no ano. A cotação internacional do barril deu um alívio nos últimos dias e houve espaço para a queda, embora ela não compense as altas recentes.
  • A situação da covid-19 no Brasil continua a piorar e mais medidas de isolamento social foram tomadas. Em São Paulo, a prefeitura antecipou feriados e ampliou o rodízio de carros. No Rio, há restrição de circulação nas praias e outros locais públicos.

No fim das contas, o Ibovespa fechou aos 116.221 pontos, um avanço de 1,81% na semana. Já o dólar recuou 1,51%, para R$ 5,4853. Veja aqui a cobertura completa dos mercados.

Como de costume, selecionei abaixo cinco reportagens do Seu Dinheiro que vale a pena ler (ou reler) no fim de semana.

1 - A revanche da renda fixa?

Muita gente começou a se perguntar se os tempos de juros altos, com retorno gordo garantido nas aplicações conservadoras estão de volta. Seria a revanche da renda fixa?

A Julia Wiltgen traz um panorama do impacto da alta dos juros para seus investimentos. Ela também faz as contas e mostra o rendimento atualizado da renda fixa conservadora com a nova taxa: poupança, Tesouro Selic, fundo de renda fixa e LCI. Confira aqui.

2 - Que tal um Stories com dividendos?

O Seu Dinheiro embarcou na onda dos web-stories para trazer informações em mais um formato para você. Este aqui, por exemplo, foi feito para quem gosta de ter dinheiro pingando na conta com dividendos.

Selecionamos cinco ações da bolsa brasileira que ainda pagam dividendos acima da Selic. Veja a lista no stories.

3 - [Patrocinado] O 14º salário, que cai antes do 13º

Sempre que chega esta época do ano vem uma onda de sofrência com a declaração do Imposto de Renda. Você pode embarcar nessa maré de lamentações ou enxergar o copo cheio dessa situação. Veja só…

A temporada do IR é a sua chance de garantir uma renda extra todo ano. Uma restituição gorda, praticamente um 14º salário, com a vantagem de que, se você fizer tudo certo, o dinheiro cai na sua conta antes mesmo do 13º.

A repórter Letícia Pinheiro explica nesta reportagem como fazer do imposto de renda o seu “14º salário”.

4 - Noivado de Stefani…

Um IPO (oferta de ações na bolsa) pode ser comparado a uma cerimônia de casamento. A empresa te chama para ser sócio do negócio e colher os frutos nos próximos anos. O início da união é marcado com festa no prédio histórico da B3, ao som do sino do pregão.

Podemos dizer que a gigante de tecnologia brasileira Stefanini está numa espécie de noivado com os mercados. Ela já decidiu que vai “casar”, mas ainda não sabe quando.

A boa notícia para você é que o fundador da empresa, Marco Stefanini, contou todos os seus planos ao Vinícius Pinheiro. Eu recomendo que você leia aqui a reportagem e vá pensando se quer participar do casamento.

5 - ‘DR’ um ano depois de casado

A incorporadora Mitre está casada com os mercados há cerca de um ano. E como está essa união? A Julia Wiltgen fez uma live ao vivo com o CEO da empresa, Fabrício Mitre, nesta semana no YouTube do Seu Dinheiro.

Ele falou que o preço da ação não reflete os resultados positivos da companhia. E disse ainda que deseja quebrar o paradigma de que empresas de construção civil não são boas pagadoras de dividendos. Dá o play no vídeo para ver o papo completo.

Compartilhe

escolha da ceo

Acabou abril! Você ganhou dinheiro?

1 de maio de 2021 - 12:18

Veja o balanço dos investimentos do mês de abril, a movimentação das empresas do setor de varejo e as demais notícias importantes da semana

escolha da ceo

O patinho feio da bolsa, a queda do bitcoin e outras notícias que bombaram esta semana no Seu Dinheiro

24 de abril de 2021 - 9:24

Semana também foi marcada por IPOs da Caixa Seguridade e Hortifruti Natural da Terra e uma entrevista exclusiva com CEO do Mercado Livre

escolha da CEO

Criptomeme bilionário, $moda$ de Hering e Arezzo, aposta contra o BC… veja o que bombou na semana no Seu Dinheiro

17 de abril de 2021 - 11:11

Você apostaria contra o Banco Central do Brasil?  Não falo de apostas mequetrefes com a turma do escritório, do tipo “quem perder paga uma rodada”.  Estou falando de colocar o seu patrimônio em investimentos que podem dar retornos altos se o BC estiver errado. Pois é justamente o que defende Rogério Xavier, da SPX Capital, um […]

escolha da ceo

O investimento campeão rendeu 30% em março…

3 de abril de 2021 - 9:23

Bitcoin “lacrador”, a insistência do dólar de continuar tão caro e perrengue “nutella” na Suíça; confira o que foi destaque nesta semana

escolha da ceo

Lula de volta, toque de recolher em SP e despedida dos juros (tão) baixos

13 de março de 2021 - 10:41

O combo de notícias da semana embrulhou o estômago dos investidores. Olha só o que rolou: Uma decisão do ministro do STF Edson Fachin anulou as condenações de Lula na Lava Jato e o ex-presidente poderá voltar a ser candidato na eleição de 2022. O número de mortes em 24 horas por covid-19 continua a subir no Brasil e […]

escolha da CEO

Investir no Brasil: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

6 de março de 2021 - 12:32

Confira uma seleção de matérias feita pela CEO do Seu Dinheiro, Marina Gazzoni

Escolha da CEO

Petrobras: uns choram, outros vendem lenços

27 de fevereiro de 2021 - 10:03

O tapa na cara que o investidor levou do governo Bolsonaro foi o assunto da semana passada

BASTIDORES

Entrevista: Como Ruy Hungria conseguiu lucro de 1.250% com Petrobras no dia em que a ação despencou mais de 20%

27 de fevereiro de 2021 - 9:20

quem investe em opções têm a chance de ganhar mesmo quando os mercados estão em baixa. Foi o que aconteceu com os seguidores do Ruy

Escolha da CEO

Petrobras (PETR4) caindo? Não posso ignorar o ‘tapa na cara’ que você levou…

20 de fevereiro de 2021 - 11:43

Goste você ou não do presidente, é um fato que a decisão dele fará o acionista da Petrobras (e também de outras empresas brasileiras, especialmente as estatais) perder dinheiro

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar