Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

14º salário, noivado de Stefani e revanche da renda fixa

Tivemos decisão de juros no Brasil e nos EUA, com destaque para a primeira alta da Selic em quase seis anos. Veja o que mais rolou na semana.

20 de março de 2021
11:59 - atualizado às 14:15
Selic, Dólar, Real
Imagem: Shutterstock

Espero que esteja tudo bem com você e família. Não está fácil ficar em casa, eu sei, mas o ditado da vovó nunca valeu tanto: o importante é ter saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto tiver saúde, notícia, estoque de vinho e restaurante com delivery, sigo firme por aqui.

Notícia tem de sobra. O destaque da semana foi a alta da taxa básica de juros, a Selic, na quarta-feira, a primeira em cerca de seis anos. Subiu de 2% para 2,75%, acima do que a maioria do mercado esperava.

Mas não foi só isso. Olha só outros highlights importantes para o seu bolso:

  • O banco central dos EUA, o Fed, manteve sua taxa de juros inalterada. Mas outras medidas de redução de estímulos à economia trouxeram pressão sobre os juros futuros americanos.
  • O André Brandão deixou a presidência do Banco do Brasil. Não foi surpresa para ninguém. Ele já estava na “mira” de Jair Bolsonaro há um tempo - o presidente não gostou nada do seu plano de reestruturação do BB que inclui demissões de 5 mil pessoas. Desde que o presidente da Petrobras caiu, ele era apontado como o próximo.
  • A Petrobras reduziu o preço da gasolina pela primeira vez no ano. A cotação internacional do barril deu um alívio nos últimos dias e houve espaço para a queda, embora ela não compense as altas recentes.
  • A situação da covid-19 no Brasil continua a piorar e mais medidas de isolamento social foram tomadas. Em São Paulo, a prefeitura antecipou feriados e ampliou o rodízio de carros. No Rio, há restrição de circulação nas praias e outros locais públicos.

No fim das contas, o Ibovespa fechou aos 116.221 pontos, um avanço de 1,81% na semana. Já o dólar recuou 1,51%, para R$ 5,4853. Veja aqui a cobertura completa dos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como de costume, selecionei abaixo cinco reportagens do Seu Dinheiro que vale a pena ler (ou reler) no fim de semana.

Leia Também

1 - A revanche da renda fixa?

Muita gente começou a se perguntar se os tempos de juros altos, com retorno gordo garantido nas aplicações conservadoras estão de volta. Seria a revanche da renda fixa?

A Julia Wiltgen traz um panorama do impacto da alta dos juros para seus investimentos. Ela também faz as contas e mostra o rendimento atualizado da renda fixa conservadora com a nova taxa: poupança, Tesouro Selic, fundo de renda fixa e LCI. Confira aqui.

2 - Que tal um Stories com dividendos?

O Seu Dinheiro embarcou na onda dos web-stories para trazer informações em mais um formato para você. Este aqui, por exemplo, foi feito para quem gosta de ter dinheiro pingando na conta com dividendos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Selecionamos cinco ações da bolsa brasileira que ainda pagam dividendos acima da Selic. Veja a lista no stories.

3 - [Patrocinado] O 14º salário, que cai antes do 13º

Sempre que chega esta época do ano vem uma onda de sofrência com a declaração do Imposto de Renda. Você pode embarcar nessa maré de lamentações ou enxergar o copo cheio dessa situação. Veja só…

A temporada do IR é a sua chance de garantir uma renda extra todo ano. Uma restituição gorda, praticamente um 14º salário, com a vantagem de que, se você fizer tudo certo, o dinheiro cai na sua conta antes mesmo do 13º.

A repórter Letícia Pinheiro explica nesta reportagem como fazer do imposto de renda o seu “14º salário”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

4 - Noivado de Stefani…

Um IPO (oferta de ações na bolsa) pode ser comparado a uma cerimônia de casamento. A empresa te chama para ser sócio do negócio e colher os frutos nos próximos anos. O início da união é marcado com festa no prédio histórico da B3, ao som do sino do pregão.

Podemos dizer que a gigante de tecnologia brasileira Stefanini está numa espécie de noivado com os mercados. Ela já decidiu que vai “casar”, mas ainda não sabe quando.

A boa notícia para você é que o fundador da empresa, Marco Stefanini, contou todos os seus planos ao Vinícius Pinheiro. Eu recomendo que você leia aqui a reportagem e vá pensando se quer participar do casamento.

5 - ‘DR’ um ano depois de casado

A incorporadora Mitre está casada com os mercados há cerca de um ano. E como está essa união? A Julia Wiltgen fez uma live ao vivo com o CEO da empresa, Fabrício Mitre, nesta semana no YouTube do Seu Dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele falou que o preço da ação não reflete os resultados positivos da companhia. E disse ainda que deseja quebrar o paradigma de que empresas de construção civil não são boas pagadoras de dividendos. Dá o play no vídeo para ver o papo completo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A maratona dos bancos brasileiros, Super Quarta, e o que mais esperar dos mercados nesta semana

27 de abril de 2026 - 8:09

Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Fogo na cozinha de Milei: Guia Michelin e o impasse da alta gastronomia na Argentina

25 de abril de 2026 - 9:01

Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A disputa pelos precatórios da Sanepar (SAPR11), as maiores franquias do Brasil, e o que mais você precisa saber hoje

24 de abril de 2026 - 8:50

Mesmo sem saber se o valor recebido em precatórios pela Sanepar será ou não, há bons motivos para investir na ação, segundo o colunista Ruy Hungria

SEXTOU COM O RUY

Amantes de dividendos: Sanepar (SAPR11) reage com chance de pagamento extraordinário, mas atratividade vai muito além

24 de abril de 2026 - 6:01

A Sanepar não é a empresa de saneamento mais eficiente do país, é verdade, mas negocia por múltiplos descontados, com possibilidade de início de discussões sobre privatização em breve e, quem sabe, uma decisão favorável envolvendo precatório

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como imitar os multimilionários, resultados corporativos e o que mais move os mercados hoje

23 de abril de 2026 - 8:36

Aprenda quais são as estratégias dos ricaços que você pode copiar e ganhar mais confiança na gestão do seu patrimônio

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da história recente sobre sorrir ou chorar no drawdown

22 de abril de 2026 - 20:00

O mercado voltou a ignorar riscos? Entenda por que os drawdowns têm sido cada vez mais curtos — e o que isso significa para o investidor

ALÉM DO CDB

Teste na renda fixa: o que a virada de maré no mercado de crédito privado representa para o investidor; é para se preocupar?

22 de abril de 2026 - 19:31

Alta nos prêmios de risco, queda nos preços dos títulos e resgates dos fundos marcaram o mês de março, mas isso não indica deterioração estrutural do crédito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que atrapalha o sono da Tenda (TEND3), o cessar-fogo nos mercados, e o que mais você precisa saber hoje 

22 de abril de 2026 - 8:31

Entenda por que a Alea afeta o balanço da construtora voltada à baixa renda, e saiba o que esperar dos mercados hoje

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

A estratégia vencedora em um cessar-fogo que existe e não existe ao mesmo tempo

21 de abril de 2026 - 9:30

Mesmo que a guerra acabe, o mundo atravessa um período marcado por fragmentação e reorganização das cadeias globais de suprimento, mas existe uma forma simples e eficiente de acessar o que venho chamando de investimento “quase obrigatório” em tempos de conflito

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O poder dos naming rights, impasse no Estreito de Ormuz continua e pressiona economia, e o que mais você deve ficar de olho hoje

20 de abril de 2026 - 8:56

O Nubank arrematou recentemente o direito de nomear a arena do Palmeiras e mostra como estratégia de marketing continua sendo utilizada por empresas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As aventuras de Mark Mobius, os proventos da Petrobras (PETR4), resultados da Vale (VALE3), e o que mais você precisa saber hoje

17 de abril de 2026 - 8:13

Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados

SEXTOU COM O RUY

A ironia do destino de Mark Mobius: o rali histórico de emergentes que o ‘pai dos emergentes’ não terá chance de ver

17 de abril de 2026 - 6:07

Ainda não me arrisco a dizer que estamos entrando em um rali histórico para os mercados emergentes. Mas arrisco dizer que, esteja onde estiver, Mobius deve estar animado com as perspectivas para os ativos brasileiros.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As incertezas nos balanços do 1T26, dólar a R$ 4,90, resultado da Vale (VALE3), e o que mais esperar dos mercados hoje

16 de abril de 2026 - 8:12

Com transformações e mudanças de tese cada vez mais rápidas, entenda o que esperar dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2026

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Ibovespa — matando a sede com a metade cheia do copo 

15 de abril de 2026 - 20:00

Com a desvalorização do dólar e a entrada de gringos na bolsa brasileira, o Ibovespa ganha força. Ainda há espaço para subir?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A invasão gringa nos FIIs, a relação entre economia e eleições, e o que move os mercados hoje

15 de abril de 2026 - 8:29

Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Como se proteger dos choques cada vez mais comuns de petróleo, recorde na bolsa, e o que mais move os mercados hoje

14 de abril de 2026 - 8:34

Confira qual é o investimento que pode proteger a carteira de choques cada vez mais comuns no petróleo, com o acirramento das tensões globais

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O novo normal é o choque: o investimento “obrigatório” em tempos de guerra

14 de abril de 2026 - 6:04

Fundo oferece exposição direta às principais empresas brasileiras ligadas ao setor de commodities, permitindo ao investidor, em um único ativo listado em bolsa, acessar uma carteira diversificada de companhias exportadoras e geradoras de caixa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A busca pelo gelato perfeito, a falta de acordo entre EUA e Irã, e o que mais você precisa saber hoje

13 de abril de 2026 - 7:43

Conheça a história da Gelato Borelli, com faturamento de R$ 500 milhões por ano e 240 lojas no país

PLANO A

Chá revelação: 10 segredos sobre previdência e investimento de longo prazo para quem está começando uma nova fase da vida

12 de abril de 2026 - 8:00

Existem muitos “segredos” que eu gostaria de sair contando por aí, especialmente para quem está começando uma nova fase da vida, como a chegada de um filho

VERSÃO BRASILEIRA

Nem todo clássico precisa de adaptação, e a chegada da Hofbräu no Brasil prova isso

11 de abril de 2026 - 9:11

Cerveja alemã passa a ser produzida no Brasil, mas mantém a tradição

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia