🔴 [NO AR] TOUROS E URSOS: QUEM BRILHOU DENTRO E FORA DA ECONOMIA EM 2025? – CONFIRA OS TOUROS DO ANO

Bolsa hoje: o que esperar da briga entre governo chinês e a crise de crédito da Evergrande

reunião do Copom no radar, discurso do Bolsonaro na ONU e mais. Confira os destaques que mexem com os mercados no Brasil e no mundo

21 de setembro de 2021
8:47
Duelo de gigantes: governo chinês versus crise de crédito da Evergrande / Imagem: O Tigre e o Dragão (2000)

As bolsas têm se concentrado no destino da empresa imobiliária chinesa Evergrande, ainda que haja recesso nos mercados asiáticos – os mercados foram fechados na terça-feira em Taiwan, Xangai e Coreia do Sul, enquanto a China só voltará a negociar na quinta-feira. Naturalmente, há um prêmio de risco potencial em torno da incerteza regulatória e política chinesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações asiáticas que negociaram caíram nesta terça-feira (21), com Tóquio recuando 2% na volta de seu feriado. A Europa, por sua vez, procura se recuperar da pancada que tomou ontem, mesmo com dados de endividamento do setor público do Reino Unido acima do esperado em agosto.

Os futuros apontam recuperação nos EUA após o pior dia para o S&P 500 em quatro meses.

A ver...

De volta para o mesmo patamar de novembro de 2020

Depois de flertar com os 107 mil pontos, o Ibovespa recuperou um pouco de sua performance na reta final das negociações de ontem (20).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lá fora, os ADRs brasileiros testaram uma recuperação no after hours, assim como os futuros de Nova York, após as perdas da segunda-feira, com o mercado doméstico refletindo a crise da Evergrande e o receio de contágio e turbulências financeiras – o Brasil é um dos países mais sensíveis à desaceleração da economia chinesa, afinal, os países que dependem fortemente das exportações, dos altos preços das commodities e que estão fortemente integrados ao sistema financeiro da China devem sofrer maior pressão.

Leia Também

Novas ondas de volatilidade não podem ser descartadas, dado o status da China como a segunda maior economia do planeta.

Neste caso, sua desaceleração deve ter consequências negativas para as perspectivas econômicas e para os ativos financeiros globais.

No final do dia, o melhor cenário é o governo da China intervir para evitar impactos mais graves. Como se não bastasse, porém, temos que viver com nossas próprias incertezas, na continuidade das discussões dos precatórios, que devem ter um desfecho no Legislativo para acomodar os ruídos fiscais contidos no Orçamento de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novidades positivas, como tratativas relacionadas com a reforma administrativa, não devem ser descartadas (Comissão Especial na Câmara pode votar parecer hoje).

Competindo pela atenção dos mercados globais

Na segunda-feira, as ações dos EUA tiveram sua maior queda registrada desde maio, com a Nasdaq afundando mais de 2%. A pressão vendedora se dá em meio às discussões fiscais em Washington, nas quais os democratas querem suspender o teto da dívida até o final de 2022, enfrentando forte oposição republicana.

Ao mesmo tempo, os investidores também esperam pelo Fed, que começa seu encontro hoje e divulga amanhã seu posicionamento em relação ao tapering, outra fonte potencial de pressão para os emergentes.

Por enquanto, o banco central já disse que não planeja começar a reduzir as compras de ativos ainda. Além disso, o presidente da autoridade monetária, Jerome Powell, disse explicitamente que não aumentará as taxas até bem depois do início da redução gradual das compras de ativos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, os investidores buscarão indícios de quando o banco central vai reduzir o gás que vem fornecendo desde o início da pandemia – a maior parte dos investidores espera um anúncio em novembro, com início da redução gradual em dezembro. Adicionalmente, pelo menos 5 dos 12 presidentes de bancos distritais do Fed esperam que a redução comece este ano.

Mais sobre a saga da Evergrande

O desdobramento da saga da China Evergrande, uma incorporadora imobiliária que deve deixar de fazer dois pagamentos de juros importantes esta semana – pelo menos US$ 83,5 milhões em pagamentos de juros com vencimento na quinta-feira, com um período de carência de 30 dias –, deu o tom na segunda-feira (20) para a queda nos mercados.

O movimento levanta preocupações sobre uma crise de liquidez entre todas as empresas imobiliárias chinesas e de Hong Kong – teme-se mudanças estruturais e duradouras no mercado de crédito.

Um “momento Lehman Brothers”, contudo, seria uma crise de magnitude muito diferente. Seria necessário ver uma greve dos credores em grandes partes do sistema financeiro, um aumento acentuado na dificuldade de crédito fora do setor imobiliário e os bancos não querendo se enfrentar no mercado de financiamento interbancário, o que parece improvável para a maior parte dos especialistas na China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda, o mercado parece confiar que o governo chinês tomará medidas para evitar uma turbulência financeira ainda mais grave.

Anote aí!

Em dia de agenda esvaziada, destaque para os números de construção de moradias iniciadas em agosto nos EUA, com preocupações quanto a suprimentos de construção e disponibilidade de mão de obra.

Ainda lá fora, o relatório econômico da OCDE está pronto, com novas percepções para o crescimento econômico global.

Na América do Norte, o Canadá apura sua votação, já com vitória do partido liberal, que deverá formar mais uma vez um governo de minoria, um modelo bastante comum no país. De noite, o Banco do Povo da China (PBoC) define taxas para empréstimos de 1 e 5 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No Brasil, temos o início da reunião do Copom, enquanto o Plenário da Câmara pode votar requerimento de urgência para o projeto que trata da prorrogação da desoneração da folha de pagamento até 2026.

Pela manhã, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se reúnem com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a PEC dos Precatórios – Brasília volta aos holofotes locais, em um dia de potencial rebound.

Pela manhã, teremos o presidente Bolsonaro abrindo a Assembleia Geral da ONU.

Muda o que na minha vida?

A cadeia de suprimentos global segue com dificuldades, mesmo com 18 meses passados desde o início da pandemia. Um exemplo um tanto quanto anedótico é a fila de navios porta-contêineres esperando para entrar nos portos vizinhos de Los Angeles e Long Beach – o alinhamento de navios atingiu um recorde histórico de 65 navios na semana passada, com uma espera média de 8,7 dias para entregar sua carga.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses portos da Califórnia são os mais movimentados dos Estados Unidos e aceitam a maioria das importações da Ásia. Um obstáculo fora de suas docas sinaliza uma desaceleração de toda a economia na obtenção de bens.

Hoje, o tempo médio de trânsito da China para os EUA é de 71 dias, em comparação com 40 dias em 2019 – maior tempo gasto significa maiores custos e, consequentemente, maior inflação.

Em grande parte, a defasagem na cadeia de suprimentos tem origem na oferta e na demanda. Sobre a segunda, podemos dizer que o consumo mudou.

Durante a pandemia, os gastos online aumentaram por necessidade. Agora, porém, os gastos online permaneceram fortes por conveniência, o que traz implicações econômicas generalizadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gradualmente, o consumo está voltando aos padrões do passado, ainda que o varejo físico sofra um baque estrutural relevante nos próximos anos.

Fique de olho!

TR – Vitreo Trading

Hoje começa a Operação Trading 3.0. Você vai descobrir, agora, a sua nova forma de operar minicontratos, buscando mais operações e maiores ganhos, com vantagens exclusivas e gratuitas que só a Vitreo tem. Por isso, deixamos que a pessoa responsável por esta grande operação fale diretamente para você:

“Eu esperei 11 anos por este dia. Durante a minha experiência profissional, passei por outras grandes corretoras do país, inclusive como sócio, e posso garantir para você: eu nunca vi uma entrega como a que a Vitreo está fazendo. Nunca. Hoje, a revolução da indústria 3.0 chegou ao Trading em grande estilo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcel Andrade, head de Renda Variável da Vitreo

Uma nova era do Trading vai começar agora. Seja bem-vindo à Operação Trading 3.0 e tudo o que virá depois dela.

Ao clicar no botão que está logo abaixo, você terá acesso ao vídeo de lançamento da nossa plataforma e saberá tudo em detalhes. Enquanto isso, nossas salas de trading já estão disponíveis para clientes Vitreo, das 9h às 17h.

[ENTRAR NA OPERAÇÃO TRADING 3.0]

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um abraço,

Jojo Wachsmann

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
RESUMO DOS MERCADOS

Na reta final de 2025, Ibovespa garante ganho de 1,5% na semana e dólar acompanha 

27 de dezembro de 2025 - 9:15

A liquidez reduzida marcou as negociações na semana do Natal, mas a Selic e o cenário eleitoral, além da questão fiscal, continuam ditando o ritmo do mercado brasileiro

A MIGRAÇÃO COMEÇOU?

Apetite por risco atinge o maior nível desde 2024, e investidores começam a trocar a renda fixa pela bolsa, diz XP

26 de dezembro de 2025 - 15:05

Levantamento com assessores mostra melhora no sentimento em relação às ações, com aumento na intenção de investir em bolsa e na alocação real

ÍNDICE RENOVADO

Perto da privatização, Copasa (CSMG3) fará parte do Ibovespa a partir de janeiro, enquanto outra ação dá adeus ao índice principal

26 de dezembro de 2025 - 9:55

Terceira prévia mostra que o índice da B3 começará o ano com 82 ativos, de 79 empresas, e com mudanças no “top 5”; saiba mais

CENÁRIOS ALTERNATIVOS

3 surpresas que podem mexer com os mercados em 2026, segundo o Morgan Stanley

25 de dezembro de 2025 - 14:00

O banco projeta alta de 13% do S&P 500 no próximo ano, sustentada por lucros fortes e recuperação gradual da economia dos EUA. Ainda assim, riscos seguem no radar

TOUROS E URSOS #253

Ursos de 2025: Banco Master, Bolsonaro, Oi (OIBR3) e dólar… veja quem esteve em baixa neste ano na visão do Seu Dinheiro

24 de dezembro de 2025 - 8:00

Retrospectiva especial do podcast Touros e Ursos revela quem terminou 2025 em baixa no mercado, na política e nos investimentos; confira

AINDA MAIS PRECIOSOS

Os recordes voltaram: ouro é negociado acima de US$ 4.450 e prata sobe a US$ 69 pela 1ª vez na história. O que mexe com os metais?

22 de dezembro de 2025 - 12:48

No acumulado do ano, a valorização do ouro se aproxima de 70%, enquanto a alta prata está em 128%

BOMBOU NO SD

LCIs e LCAs com juros mensais, 11 ações para dividendos em 2026 e mais: as mais lidas do Seu Dinheiro

21 de dezembro de 2025 - 17:10

Renda pingando na conta, dividendos no radar e até metas para correr mais: veja os assuntos que dominaram a atenção dos leitores do Seu Dinheiro nesta semana

B DE BILHÃO

R$ 40 bilhões em dividendos, JCP e bonificação: mais de 20 empresas anunciaram pagamentos na semana; veja a lista

21 de dezembro de 2025 - 16:01

Com receio da nova tributação de dividendos, empresas aceleraram anúncios de proventos e colocaram mais de R$ 40 bilhões na mesa em poucos dias

APÓS UMA DECISÃO JUDICIAL

Musk vira primeira pessoa na história a valer US$ 700 bilhões — e esse nem foi o único recorde de fortuna que ele bateu na semana

21 de dezembro de 2025 - 11:30

O patrimônio do presidente da Tesla atingiu os US$ 700 bilhões depois de uma decisão da Suprema Corte de Delaware reestabelecer um pacote de remuneração de US$ 56 bilhões ao executivo

DESTAQUES DA SEMANA

Maiores quedas e altas do Ibovespa na semana: com cenário eleitoral e Copom ‘jogando contra’, índice caiu 1,4%; confira os destaques

20 de dezembro de 2025 - 16:34

Com Copom firme e incertezas políticas no horizonte, investidores reduziram risco e pressionaram o Ibovespa; Brava (BRAV3) é maior alta, enquanto Direcional (DIRR3) lidera perdas

OS MAIORES DO ANO

Nem o ‘Pacman de FIIs’, nem o faminto TRXF11, o fundo imobiliário que mais cresceu em 2025 foi outro gigante do mercado; confira o ranking

19 de dezembro de 2025 - 14:28

Na pesquisa, que foi realizada com base em dados patrimoniais divulgados pelos FIIs, o fundo vencedor é um dos maiores nomes do segmento de papel

MEXENDO NO PORTFÓLIO

De olho na alavancagem, FIIs da TRX negociam venda de nove imóveis por R$ 672 milhões; confira os detalhes da operação

19 de dezembro de 2025 - 11:17

Segundo comunicado divulgado ao mercado, os ativos estão locados para grandes redes do varejo alimentar

MERCADOS

“Candidatura de Tarcísio não é projeto enterrado”: Ibovespa sobe e dólar fecha estável em R$ 5,5237

18 de dezembro de 2025 - 19:21

Declaração do presidente nacional do PP, e um dos líderes do Centrão, senador Ciro Nogueira (PI), ajuda a impulsionar os ganhos da bolsa brasileira nesta quinta-feira (18)

ENTREVISTA

‘Se eleição for à direita, é bolsa a 200 mil pontos para mais’, diz Felipe Miranda, CEO da Empiricus

18 de dezembro de 2025 - 19:00

CEO da Empiricus Research fala em podcast sobre suas perspectivas para a bolsa de valores e potenciais candidatos à presidência para eleições do próximo ano.

OTIMISMO NO RADAR

Onde estão as melhores oportunidades no mercado de FIIs em 2026? Gestores respondem

18 de dezembro de 2025 - 17:41

Segundo um levantamento do BTG Pactual com 41 gestoras de FIIs, a expectativa é que o próximo ano seja ainda melhor para o mercado imobiliário

PROVENTOS E MAIS PROVENTOS

Chuva de dividendos ainda não acabou: mais de R$ 50 bilhões ainda devem pingar na conta em 2025

18 de dezembro de 2025 - 16:30

Mesmo após uma enxurrada de proventos desde outubro, analistas veem espaço para novos anúncios e pagamentos relevantes na bolsa brasileira

ONDA DE PROVENTOS

Corrida contra o imposto: Guararapes (GUAR3) anuncia R$ 1,488 bilhão em dividendos e JCP com venda de Midway Mall

18 de dezembro de 2025 - 9:29

A companhia anunciou que os recursos para o pagamento vêm da venda de sua subsidiária Midway Shopping Center para a Capitânia Capital S.A por R$ 1,61 bilhão

HORA DE COMPRAR

Ação que triplicou na bolsa ainda tem mais para dar? Para o Itaú BBA, sim. Gatilho pode estar próximo

17 de dezembro de 2025 - 17:22

Alta de 200% no ano, sensibilidade aos juros e foco em rentabilidade colocam a Movida (MOVI3) no radar, como aposta agressiva para capturar o início do ciclo de cortes da Selic

TOUROS E URSOS #252

Flávio Bolsonaro presidente? Saiba por que o mercado acendeu o sinal amarelo para essa possibilidade

17 de dezembro de 2025 - 12:35

Rodrigo Glatt, sócio-fundador da GTI, falou no podcast Touros e Ursos desta semana sobre os temores dos agentes financeiros com a fragmentação da oposição frente à reeleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva

ESTRATÉGIA DO GESTOR

‘Flávio Day’ e eleições são só ruído; o que determina o rumo do Ibovespa em 2026 é o cenário global, diz estrategista do Itaú

16 de dezembro de 2025 - 15:07

Tendência global de queda do dólar favorece emergentes, e Brasil ainda deve contar com o bônus da queda na taxa de juros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar