Menu
Jojo Wachsmann
Diário de Bordo
Jojo Wachsmann
É CIO e sócio fundador da Vitreo.
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-12T09:02:09-03:00
Coluna do jojo

Bolsa hoje: o gira-gira do Planalto Central, auxílio-desemprego nos EUA e mais dados da inflação

CPI da Pandemia, precatórios, novo Bolsa Família e Reforma do Imposto de Renda continuam no radar do investidor

12 de agosto de 2021
8:50 - atualizado às 9:02
Coluna do Jojo (1)
Imagem: Sinais (2002)

Bom dia, pessoal!

Ontem (11), tivemos o 46.º fechamento do S&P 500 em recorde histórico apenas neste ano – isso mesmo, o índice já fechou na máxima histórica 46 vezes em 2021. Os mercados internacionais acompanham a temporada de resultados, os dados de inflação e a perspectiva de um estímulo fiscal adicional de US$ 3,5 trilhões nos EUA.

O Brasil, por sua vez, que terá a esmagadora maioria dos resultados corporativos apresentados até 13 de agosto (esta sexta-feira), acaba se descolando da realidade otimista estrangeira devido ao vaivém de Brasília, especificamente associado à reforma tributária (trecho sobre Imposto de Renda). Muitas vezes parece que estamos girando sem sair do lugar.

Os mercados europeus abriram bem nesta manhã (12), apesar do dia ruim na Ásia. Os futuros americanos flertam com a estabilidade, com uma alta um pouco mais destacada para os futuros do Dow Jones.

A ver...

Provavelmente, vem aí novo texto

O projeto que trata do Imposto de Renda acabou não sendo votado na noite de ontem, uma vez que o texto segue sem consenso. O mercado continua precificando esse movimento, enquanto também se preocupa com a questão dos precatórios e do novo Bolsa Família (Auxílio Brasil). A tentativa será de passar o parecer revisado hoje, depois da provável publicação de um novo texto pelo relator da proposta, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA); contudo, vale ressaltar, não há data cravada para que a votação ocorra – mesmo que o projeto seja votado hoje, os destaques do texto ficariam para a semana que vem.

Na última tentativa, o relator havia sido cobrado por aumento da carga tributária sobre as empresas (setor produtivo) ao atender as demandas dos Estados e municípios com corte menor do IRPJ, compensado pela redução da CSLL. No final do dia, ao tentar agradar todo mundo, o relatório virou uma espécie de Frankenstein ou colcha de retalhos. Sem progresso nessa frente, Arthur Lira colocou para votar uma reforma eleitoral, que ressuscitou as coligações (o “distritão” acabou não passando).

A incerteza e a falta de previsibilidade em uma questão tão importante como esta deixam o mercado apreensivo, uma vez que não sabe sequer como tratará os tributos para fazer conta sobre os ativos (uma mudança relevante de alíquota muda o jogo para muitos produtos financeiros). O sentimento de aversão ao risco é verificado na volatilidade dos últimos dias e deverá perseverar.

Agora chegou a vez de o produtor conhecer sua inflação

Os dados de preços ao consumidor nos EUA, apresentados ontem, confirmaram a noção de transitoriedade da inflação. No acumulado do ano, a mediana da inflação passou de 2,1% para 2,3%, o que descarta o risco de superaquecimento iminente. Contudo, há algumas linhas com grandes aumentos de preços, o que puxou a inflação para 5,4% de alta na comparação anual (a mais alta em 13 anos). O Federal Reserve (Fed) provavelmente manterá sua posição atual até antes da sua próxima reunião de política monetária nos dias 21 e 22 de setembro – depois disso, a próxima reunião do Fed será de 2 a 3 de novembro.

Mas se você acha que acabou, está muito enganado. Para hoje (12), contamos com os dados de preços ao produtor americano, os quais devem seguir o padrão de preços ao consumidor à medida que alguns efeitos de base desaparecem – os números devem sugerir que algumas áreas sujeitas às restrições de fornecimento estão se normalizando. A estimativa do consenso é de um aumento de 0,4% mês a mês para o dado base, enquanto o núcleo, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, deve aumentar 0,5% (o indicador saltou 1% em junho).

Fish and chips

Depois de muito esforço, a economia do Reino Unido finalmente recuperou seu nível pré-pandemia em termos de PIB nominal. O consumidor liderou o crescimento do segundo trimestre, diante do ainda notável atraso nos investimentos.

60% da população está totalmente vacinada no Reino Unido, sendo que a contagem semanal de novos casos está em vias de diminuir mais uma vez. A sinalização é positiva e demonstra o que deve acontecer com os países já vacinados em termos de recuperação econômica, ao longo do segundo semestre, fato que dá suporte para os ativos de risco – fundamento econômico que não se descarta.

Na contramão desse movimento, porém, os investidores estarão ligados na produção industrial da zona do euro para junho, que atingiu seu nível pré-pandêmico no primeiro trimestre e tem perdido um pouco da força que demonstrou subsequentemente – dados desta manhã mostraram uma alta de 9,7% na comparação anual (carregamento estatístico), mas uma desaceleração de 0,3% na comparação com o mês anterior.

Anote aí!

Nos EUA, teremos os tradicionais pedidos de auxílio-desemprego para a semana encerrada em 7 de agosto. Em julho, os pedidos de indenização foram em média 392 mil por semana, um pouco inferiores aos dados de junho. Apesar do gradual aprimoramento, os pedidos de auxílio-desemprego permanecem elevados em comparação com os níveis pré-pandemia. Ainda lá fora, dois fatores relacionados com o mercado de energia (petróleo) são relevantes: tanto a Opep como a Agência Internacional de Energia (AIE) divulgam relatório mensal sobre o mercado de petróleo.

Aqui no Brasil, a CPI da Pandemia do Senado ouve o depoimento do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), mas com pouco efeito sobre os preços. Na agenda de dados, destaque para a pesquisa mensal de serviços para junho, com expectativa de alta de 0,4% – depois da frustração de ontem com os dados de serviços, estes números de hoje ganham relevância adicional.

Muda o que na minha vida?

Ontem, o petróleo bruto subiu de volta para cima da marca de US$ 70/barril. Isso aconteceu depois que a Casa Branca apelou aos membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (Opep+) para aumentar a produção de petróleo, argumentando que os custos mais elevados da gasolina, se não forem controlados, podem prejudicar a recuperação global em curso.

A Opep+ até poderia aumentar sua oferta, mas é importante notar que os EUA são atualmente um exportador líquido de petróleo e combustível – uma expansão da oferta afetaria o preço e, consequentemente, as exportações americanas. A alta da quarta-feira decorrente da notícia, por sua vez, se justifica por conta de uma nova precificação do mercado sobre o tema, depois de penalizar bastante a commodity em meio a temores de que a disseminação da variante delta pudesse reduzir consideravelmente a demanda por combustíveis para transporte.

Em outras palavras, é possível que o mercado tenha lido da seguinte maneira: se já era difícil aumentar a produção antes, só entre eles, imagine agora com o pedido dos EUA – as chances ficam ainda menores, o que joga o preço para cima.

Apesar dos contratempos, o mercado parece acreditar predominantemente que o retorno à normalização econômica continuará dando suporte aos preços do petróleo. Atualmente, o apetite político por novas quarentenas mais amplas é limitado, enquanto mais países e empresas estão pressionando os cidadãos para que sejam vacinados, fato que abre espaço para o aumento da demanda de petróleo e, consequentemente, de seus preços.

Vale uma olhada no Vitreo Petróleo e no FoF Commodities.

Daily Opportunity

Na nossa plataforma de renda fixa o destaque é um CRA. Ele rende IPCA +4,8% e tem ISENÇÃO DE IR. O que faz com que a rentabilidade líquida, no final seja bem mais atrativa. Outro ponto importante: o rating do emissor é AAA, pela Standard & Poors. Não à toa, ele foi recomendado pelo Felipe Miranda na série Palavra do Estrategista de ontem.

QUERO INVESTIR

Fique de olho!

Se você deseja gerar mais renda com a sua carteira de renda variável, você não deve pensar duas vezes.

A Vitreo quer ganhar dinheiro para você, enquanto você se diverte, relaxa com a sua família ou usa o seu tempo como quiser.

A gente quer fazer isso alugando os seus ativos de renda variável por meio da nossa plataforma, de maneira muito segura e prática.

Aqui, eu falo sobre a fatia da sua carteira de ações, cotas de FIIs, cotas de ETFs e BDRs custodiada pela nossa casa.

Você não vai precisar pagar um real para ter esse serviço, nem vai ter que se preocupar com burocracias. E ainda pode ganhar uma taxa sobre o valor negociado do aluguel.

Esse serviço é recomendado principalmente para investidores de longo prazo, que não pensam em vender essa fatia de seu portfólio tão cedo, dada a natureza da estratégia.

Ah, mais uma vantagem da Custódia Remunerada da Vitreo é que você não vai precisar recolher imposto de renda sobre a rentabilidade que a gente conseguir com o aluguel, porque a gente já vai ter feito isso pra você assim que o seu ativo for devolvido por solicitação sua.

Quem paga por isso é o tomador: a pessoa que vai alugar o seu ativo por meio da plataforma da B3. Ele paga uma taxa, sendo que 70% do montante é seu e 30% será destinada para remuneração do nosso time de renda variável para fazer a mediação dos aluguéis. Além disso, você continua recebendo os dividendos e juros sobre capital dos ativos alugados.

Caso você tenha gostado da ideia de deixar a gente ganhar dinheiro para você por meio do aluguel das suas ações, cotas de FIIs, cotas de ETFs e BDRs, tudo o que você precisa fazer é dar o aceite em nossa proposta após ler todas as condições de contratação do serviço Custódia Remunerada (acesse aqui).

Depois que isso acontecer, você pode deixar todo o restante na nossa mão, que a gente faz por você.

Simples desse jeito

Atenção:

O serviço de empréstimo de cotas de FII não pode ser utilizado pelo investidor pessoa física que seja titular de (i) cotas que representem 10% (dez por cento) ou mais do

total das cotas do fundo ativo-objeto do empréstimo; ou (ii) cotas que lhe deem direito ao recebimento de rendimento superior a 10% (dez por cento) do total de rendimentos auferidos pelo fundo.

Um abraço,

Jojo Wachsmann

O Victor Aguiar preparou uma análise completa das empresas que podem turbinar seu portfólio, confira no vídeo abaixo:


Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

em busca de inovação

Hospital Mater Dei compra fatia da A3Data, de inteligência artificial, por R$ 40 milhões

A3Data foi fundada em 2014 e desenvolve projetos de grande impacto nas organizações, líderes em seus segmentos, voltado para o aumento de receita, redução de custos e melhora na experiência dos clientes

seu dinheiro na sua noite

Semana termina da mesma forma que começou: com os olhares do mundo voltados para a China

Ainda que as perdas registradas nesta sexta-feira (24) tenham sido mais modestas do que as da última segunda-feira (20), a semana termina da mesma forma que começou — com os olhares do mundo voltados para a China. Os analistas e especialistas diminuíram as apostas de que uma eventual falência da incorporadora chinesa Evergrande possa se […]

Entrevista com o CEO

Gasolina cara? Não dá para fazer milagre com preço dos combustíveis, diz presidente da Ipiranga

Para Marcelo Araujo, questões conjunturais como o câmbio e a alta das commodities afetam a subida dos preços neste momento

fique de olho

Dividendos: TIM paga R$ 137,5 milhões em juros sobre capital próprio

pagamento ocorre no dia 27 de outubro, sendo a data de 29 de setembro de 2021 como aquela que servirá para identificar os acionistas com direito a receber os valores

BLINK!

Via Varejo (VIIA3) é uma oportunidade de compra? Evergrande foi apenas um susto? Entenda esses e outros assuntos no BLINK!

Você já sabe que toda sexta-feira tem dois compromissos marcados: o happy hour e o encontro com Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da Empiricus. Como sempre, ele responde perguntas feitas pelos seus seguidores de forma descontraída. Confira, afinal: sextou

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies