Menu
2021-04-12T08:06:13-03:00
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo
segredos da bolsa

Em semana de Livro Bege, investidor divide atenção com CPI da covid

A semana começa com cautela no exterior e Brasília pode acabar com alegria do investidor

12 de abril de 2021
8:06
touro e urso
Imagem mostra touro e urso, símbolos do mercado financeiro - Imagem: Shutterstock

Os humores em Brasília devem afetar o apetite de risco dos investidores na bolsa durante a semana. O Orçamento para 2021 ainda não foi aprovado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que recebeu a orientação da equipe econômica de Paulo Guedes de vetar alguns pontos do projeto para evitar um possível crime de responsabilidade

Ao mesmo tempo, a votação da chamada “CPI da Covid” no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) está marcada para esta quarta-feira (12). Bolsonaro disse no final de semana que espera a ampliação das investigações para estados e municípios, para evitar um “relatório sacana” com o governo federal. 

A CPI visa apurar possíveis omissões e irregularidades durante a pandemia de covid-19 ao longo do ano de 2020. Enquanto isso, o Brasil vive os piores momentos da pandemia, com uma média de mortes acima de três mil por dia e com a vacinação a passos lentos em todo país.

Enquanto isso, a assembleia geral extraordinária da Petrobras para discutir a retirada do presidente da estatal, Roberto Castello Branco, e colocar em seu lugar o general Joaquim Silva e Luna, indicado pelo presidente da República, promete esquentar o clima.

Além da eleição do presidente da estatal, os membros da assembleia farão uma eleição dos membros do conselho de administração da Petrobras, que debandaram aos montes após a interferência do governo federal na empresa. Não há consenso entre os acionistas sobre os nomes dos novos conselheiros, além de Silva e Luna ter sido colocado no lugar de Castello Branco pela vontade de Jair Bolsonaro. 

Do lado de fora da casa

Se o cenário doméstico não contribui para o bom humor da bolsa, o exterior também não faz questão. A temporada de balanços de grandes empresas nos EUA deve chacoalhar os principais índices mundiais ao longo desta semana. 

A partir de quarta-feira (12), grandes instituições financeiras como JPMorgan Chase, Goldman Sachs, Bank of America (na quinta-feira), Citigroup (na quinta-feira) e Morgan Stanley (na sexta-feira) divulgam seus resultados do primeiro trimestre deste ano. 

Também está no foco do investidor maiores desdobramentos do debate sobre o pacote de estímulos à infraestrutura do presidente americano, Joe Biden. A elevação de impostos é motivo de embates com o Congresso. A injeção de tanto dinheiro na economia, aproximadamente US$ 2 trilhões, na área de infraestrutura também acende um alerta sobre os temores sobre o descontrole inflacionário no país.

Por fim, esta semana temos a divulgação do Livro Bege, relatório do Federal Reserve (o Fed, o Banco Central americano), que traz dados da economia dos EUA.

Agenda semanal

Confira os principais eventos e indicadores para esta semana:

Segunda-feira (12):

  • FGV: Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do primeiro trimestre (8h)
  • Banco Central: Boletim Focus semanal (8h25)
  • Ministério da Economia: Balança comercial semanal (15h)

Terça-feira (13):

  • IBGE:Pesquisa mensal do comércio de fevereiro (9h)
  • EUA: CPI e Núcleo do CPI de março (9h30)
  • Opep: Relatório mensal sobre mercado de petróleo (sem horário)

Quarta-feira (14):

  • EUA: Divulgação do Livro Bege pelo Federal Reserve (15h)
  • OCDE: Relatório sobre crescimento global (sem horário)

Quinta-feira (15):

  • IBGE: Pesquisa mensal de serviços em fevereiro (9h)
  • EUA: Pedidos de auxílio desemprego e vendas no varejo (9h)
  • EUA: Federal Reserve divulga a produção industrial de março (10h15)

Sexta-feira (16):

  • Brasil: IPC-S da segunda quadrissemana de abril (8h)
  • EUA: Presidente dos EUA recebe primeiro-ministro do Japão na casa branca (sem horário)
Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Reserva de emergência

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, vende ações da Amazon e põe US$ 5 bi na conta

O bilionário Jeff Bezos vendeu cerca de 1,5 milhão de ações da Amazon nos últimos dias e pode vender outros 500 mil papéis em breve

Reduzindo a participação

CSN começa a se desfazer de suas ações da Usiminas

Aproveitando o bom momento do setor siderúrgico na bolsa, a CSN vendeu mais de 50 milhões de ações preferenciais da Usiminas

O melhor do Seu Dinheiro

A limonada da bolsa e do dólar, as ações mais indicadas do mês e outros destaques da semana

A semana que passou tinha tudo para ser bem azeda para os investidores. No cardápio de notícias dos últimos dias tivemos: A alta da taxa básica de juros e a sinalização de que novos ajustes vêm por aí; Muito barulho político com a CPI da Covid; O projeto da reforma tributária de volta à estaca […]

Seu Dinheiro na sua noite

O grande respiro do câmbio e mais…

“Ih, vai ser uma semana daquelas”, pensei eu na segunda-feira, ao olhar a agenda de eventos previstos para os dias seguintes. Teríamos decisão do Copom e relatório de empregos nos EUA — e isso sem contar os inúmeros balanços corporativos. Em semanas assim, eu gosto de traçar alguns cenários na minha cabeça: se o BC […]

Fechamento da semana

Real ganha do dólar na semana e bolsa sobe mais de 2% com economia americana nem tão aquecida e Copom incisivo

Os problemas domésticos foram para baixo do tapete e os fatores externos ajudaram o Real a se valorizar e a bolsa a romper resistências importantes. Confira um resumo da semana.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies