Com pouco mais de um ano de B3, a Locaweb (LWSA3) já conquistou seu espaço entre os gigantes da bolsa e no coração de muito analista e investidor. E agora, ela está prestes a conquistar mais uma marca importante: integrar o Ibovespa.
A operadora da bolsa anunciou nesta quinta-feira (1º) a primeira prévia para a composição de seu principal índice para o período de maio a agosto. A única novidade foi a inclusão da Locaweb, o que foi suficiente para dar um grande impulso aos papéis.
Em dia de queda de mais de 1% do Ibovespa, os papéis da companhia fecharam em alta de 5,08%, a R$ 24,01.
Uma estrela em ascensão
Desde a estreia na B3, em fevereiro de 2020, os papéis da provedora de serviços de internet e soluções de e-commerce acumulam valorização de 420%, um dos casos mais bem sucedidos entre as aberturas de capital no mercado brasileiro. Ela entra no Ibovespa com o peso de 0,46% de participação na primeira prévia.
A inclusão do papel no Ibovespa já era esperada pelo mercado. Em relatórios, tanto XP quanto Bank of America projetavam alta probabilidade de entrada levando em conta o histórico de volume, número de ações negociadas e número de negociações dos ativos.
Para a XP, a chegada da Locaweb ao Ibovespa pode impulsionar ainda mais suas ações, com o maior interesse dos investidores e a compra por fundos que têm como estratégia seguir a trajetória do índice. “Com essa maior demanda, o preço das ações tende a subir com o tempo.”
Nos últimos cinco anos, 34 empresas entraram no Ibovespa e três saíram. As ações incluídas no índice tiveram uma alta média de 10,4% nos 30 dias antes do rebalanceamento, segundo os analistas da XP.
O restante
De resto, o Ibovespa permanece igual, agora com 83 ações com a inclusão da Locaweb.
O maior peso do índice se mantém com a Vale, com participação de 12,332%, mas reduzindo ante os 13,038% atuais. Na sequência vem Itaú Unibanco (6,286%), Bradesco PN (5,378%), B3 (5,252%) e Petrobras PN (5,187%).
Do lado contrário, Cia. Hering, EcoRodovias e JHSF são as menores participações do Ibovespa, as três com peso de 0,095%.
As outras duas prévias da carteira teórica válida para o período de maio a agosto serão divulgadas nos dias 16 e 29 de abril. A carteira definitiva começa a valer em 3 de maio.
* Com informações da Estadão Conteúdo